Tratado Schengen

O Tratado Schengen é um acordo firmado em 1985 entre países da Europa para abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países pertencentes ao acordo.

O tratado permite às pessoas que ingressam nos países do acordo a livre circulação de pessoas sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras, contanto que os turistas portem documento legal de identificação, principalmente o passaporte para quem vive em um país fora do acordo.

O acordo Schengen evoluiu com o tempo e no ano de 2007 foi reforçada a noção de um espaço de liberdade, segurança e justiça, além da cooperação policial e judiciária, no qual houve a implementação de políticas comuns para concessão de vistos, asilo e imigração na região.

Importante mencionar que o tratado não pode ser confundido com a União Europeia, já que são acordos distintos.

Tratado Schengen Seguro Viagem

Além da livre fronteira, o acordo estabelece que o turista que deseja visitar a região precisa obrigatoriamente ter seguro de viagem com valor mínimo de 30 mil euros para garantir assistência médica em caso de doença ou acidente.

Por isso é comum ver o nome do tratado de Schengen ser pronunciando por agências de viagem que vendem pacotes para a Europa, assim como pelos turistas que viajam pelo continente europeu.

Tratado Schengen Países

Em torno de 25 países assinaram o tratado Schengen, sendo a maioria da União Europeia. O Reino Unido (Inglaterra) e a Irlanda não fazem parte da lista, já que optaram por não participar do tratado e seguem suas próprias regras e controles de imigração. Mesmo não participando, esses países cooperam de forma policial e judicialmente com os outros países que tem a assinatura do tratado Schengen.

A Islândia, Noruega e Suíça que não fazem parte da União Europeia, também assinaram o acordo por entender que para eles o acordo é interessante para a atração e captação de turistas, além da diminuição da burocracia alfandegária.

Tratado Schengen
Tratado Schengen

Abaixo está a lista do Tratado Schengen países:

Curiosidades do tratado Schengen

O nome tratado Schengen é em virtude de que o acordo foi realizado na localidade de Schengen, em Luxemburgo. Schengen fica localizado nas margens do Rio Mosela, próxima às fronteiras de Alemanha, França e Luxemburgo. A região é produtora de vinhos, sendo que a região tem em torno de 500 habitantes. O tratado Schengen foi assinado a bordo do barco Princesse Marie-Astrid no Rio Mosela.

E você, conhecia o Tratado de Schengen? Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *