Tax Free

Quando fiz minha viagem a Buenos Aires acabei pesquisando algumas dicas de viagem e lembro de ter lido vagamente sobre o Tax Free. Fui viajar sem entender bem o que ele era, mas com orientação dos blogueiros que estavam comigo, me informaram que servia para diminuir o preço dos produtos nas compras na Argentina.

Dito e feito. Comprei alguns vinhos argentinos, apresentei o passaporte, peguei a nota fiscal, um formulário da Global Blue e na hora de voltar ao Brasil, passei numa loja dentro do aeroporto que informava para a dedução do Tax Free. Lá me pediram a nota fiscal dos produtos, o formulário e me fizeram assinar um termo de ressarcimento com o valor que seria creditado.

Precisei passar os dados do meu cartão de crédito habilitado internacionalmente, já que o crédito foi feito dentro dele. Ganhei um canhoto e embarquei de volta para o Brasil. Até então não tinha recebido nada, pois os mesmos informaram que só seria creditado depois de 2 ou 3 meses.

Fiquei um pouco receoso, no qual só acreditaria nesse negócio vendo o dinheiro creditado no cartão. Os meses se passaram e me foi creditado o valor do Tax Free dos produtos comprados.

Foi bem interessante, porque mesmo com o câmbio mais favorável ao Brasil na época do que na Argentina, consegui baixar ainda mais os preços dos produtos comprados.

Só que agora, passado um tempo, fiquei encucado, porque ainda não havia descoberto totalmente o porquê disso e como funciona o Tax Free.

Como funciona o Tax Free

Pesquisei melhor e além de entender melhor agora, faço esse post para ajudar nossos amigos leitores, já que muitos brasileiros viajam ao exterior e não sabem que existe o Tax Free perdendo dinheiro por falta de informação. Então vamos lá.

O Tax-Free é a isenção de impostos locais (do país visitado) na compra de produtos do exterior. O nome desse imposto é IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e varia entre os países de 18% a 25%. Na Argentina pode chegar até 21%.

Tax Free Shopping
Tax Free Shopping

O valor a ser reembolsado varia de produto para produto e só vale para produtos de origem nacionais. Então produtos de grifes estrangeiras comprados fora do país não contam para reembolso de impostos.

O mínimo em compras para ter restituição na Argentina é de 70 pesos argentinos. Outros países também têm suas próprias regras.

As lojas precisam estar credenciadas no sistema Global Refund. Para saber quais são as lojas afiliadas procure placas ou adesivos na loja.

Você encontrou lojas com Tax Free? Ótimo, pode comprar os produtos. Na hora de pagar apresente seu passaporte, exija nota fiscal normal e o recibo especial, também chamado cheque reembolso (Global Refund Cheque).

Cheque reembolso - Tax Free
Cheque reembolso – Tax Free

Na hora de sair do país é só procurar um guichê do Tax Free no aeroporto, apresentar o canhoto, passaporte, cartão de crédito internacional e assinar o documento de restituição. O valor pode ser pago em dinheiro ou estornado no cartão.

Lembro que quando fiz não tinham disponíveis cédulas cobrindo o valor do reembolso, então fui obrigado a optar pelo cartão de crédito. O reembolso é feito em dinheiro do país de origem.

Alguns pontos negativos desse modelo. Geralmente tem filas nos aeroportos para o reembolso do tax free a ponto de se o valor a ser reembolsado é muito baixo nem valer a pena ficar esperando muito tempo.

Portanto, na sua próxima viagem internacional, fique ligado no Tax Free e não perca dinheiro comprando produtos no exterior.

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “Tax Free

  • 23/05/2013 em 15:40

    Não entendi muito bem como funciona o Tax Free… você compra os produtos do país e depois eles te devolvem o dinheiro que correspondia à parte dos impostos sobre esse produto?

    Resposta
    • 15/06/2013 em 14:54

      Isso mesmo Sabrina. Quando você compra os produtos, eles vem com impostos locais daquele país. Porém em muitos países os turistas estrangeiros não precisam pagar os impostos locais. Então o Tax Free é a forma de retornar o dinheiro dos impostos pagos após a compra.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *