Segurança da casa antes de viajar

Quando viajamos de férias é muito comum ficar mais de 5 dias fora e isso pode despertar a ação de bandidos que começam a observar que a casa está sem movimento por muito tempo a partir de alguns sinais básicos prejudicando a segurança da casa.

Neste post, vamos abordar alguns itens para manter a segurança da casa antes de viajar que vão de sinais como jornais jogados na frente de casa a luz acesa durante o dia.

Dicas para a segurança da casa

Primeiro você deve cuidar avisando amigos, familiares ou vizinhos de confiança que você ficará fora por um período de dias. Se ele for de muita confiança, você pode até deixar a chave com ele.

Peça para ele recolher cartas, jornais e revistas da frente da casa. É um sinal muito forte de que a casa está abandonada. Dê uma bonificação antes de sair até para ele sentir com mais responsabilidade. Também ligue de vez em quando para pedir se está tudo ok com a segurança da casa.

Se antes deixar uma lâmpada acesa era um meio para afastar bandidos, agora virou o contrário. Luz acesa de dia indica que a casa está sem ninguém. A nova recomendação é não deixar nenhuma luz acesa. Assim como não deixar cadeados do lado externo do portão.

Segurança da casa antes de viajar
Segurança da casa antes de viajar

Feche os registros de água e gás no período que você ficar fora. Dessa forma evitará vazamentos e outros eventuais problemas relacionados.

Quanto à energia recomendo manter ativa a energia. Uma vez aqui em casa fomos viajar para Penha e a desativamos, sendo que tínhamos carnes dentro de um freezer e as carnes naturalmente se descongelaram. Quando voltamos, a casa estava toda impregnada de cheiro de carne podre. Foi uma lição para a vida inteira.

O que recomendo sobre a energia é desativar os eletrônicos da tomada, pois caso exista trovoadas ou descargas elétricas, o que é muito natural na época do verão, estes estarão protegidos.

não desative equipamentos que podem perder configurações padrão, como é o caso de aparelhos de TV por assinatura. Uma vez voltamos da praia e o aparelho não funcionava mais.

Ligamos para o serviço da TV por assinatura em Blumenau e eles comentaram de que eles enviavam sinais para o aparelho para verificar se ele permanecia ativo. Caso não recebesse resposta por mais de uma vez, eles desativavam o envio do sinal digital. Perdemos uma hora tranquilamente até resolver o problema.

Outra sugestão é desligar a campainha, pois deixa em dúvida quem toca apenas para verificar se tem alguém em casa.

Segurança da casa
Segurança da casa

Os lixos devem ser esvaziados para evitar a proliferação de bactérias. O mesmo vale para louças e roupas sujas. Lave todas as roupas antes de viajar.

As regras básicas de segurança também são válidas. Tranque as portas e janelas conferindo se todas elas estão bem fechadas. Os arrombamentos são mais comuns no fundo da casa. E não deixe chaves reservas espalhadas ou escondidas, como aquelas famosas embaixo do tapete.

Serviços adicionais

Se a região onde você mora tem um histórico de criminalidade, vale a pena contratar o serviço de um vigia. Mas faça a contratação logo, bem antes de viajar, pois na época de fim de ano é muito comum aumentar a procura e você poderá ficar sem. Também é sugerido pesquisar o histórico do vigia. Nas delegacias da cidade geralmente existe um banco de dados de vigias que prestam o serviço.

Vale a pena comprar equipamentos de segurança, como câmeras e alarmes, para implantar na casa. Os preços estão mais acessíveis e ajudam a espantar bandidos. Como geralmente os bandidos agem por impulso é mais comum desistir de casas com sistemas de vigilância.

Equipamentos de segurança
Equipamentos de segurança

Quanto à jóias e objetos de valor dentro de casa, procure levar tudo que tem valor a um banco e tranque-os no cofre do banco, mesmo que tenha cofre em casa.

Redes sociais

É comum você querer compartilhar da sua felicidade ao viajar para outras pessoas e divulgar nas redes sociais. Lembre-se que ali existem muitas pessoas olhando e se tiver alguma mal intencionada terá um prato cheio para saber o período que você ficará fora. Não divulgue nas redes sociais publicamente. Só fale com alguns amigos de confiança.

Mantendo essas regras básicas de segurança você ajuda a aumentar a segurança da casa ao viajar e permite voltar de viagem com muito mais tranqüilidade ao conforto do lar.

E se acontecer algum furto, não hesite em contatar a polícia militar do seu estado. No meu caso, como moro em Timbó, é a Polícia Militar de Santa Catarina.

Agora é a sua vez de participar. O que você faz para a segurança da sua casa? Responda nos comentários! E se gostou do artigo, não deixe de compartilhar nas redes sociais!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *