Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Réveillon Brasília 2024

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Você já se imaginou em frente à monumental Esplanada durante uma queima de fogos em Brasília? Ou mesmo na Praça dos Orixás, também chamada de Prainha, onde rolam queimas de fogos fascinantes na virada de ano? Que tal então aproveitar o Réveillon Brasília 2024.

Pois saiba que na capital do país são realizadas queimas de fogos surreais, bem como festas públicas e privadas agitadas, com espaços decorados e atrações incríveis. Se a pandemia regredir, não deixe de ir para Brasília curtir o Réveillon 2024.

Agora vamos dar um rolê virtual pela capital do Brasil, para conferir tudo o que tem de bom por lá? Vem comigo!

Como é o Réveillon em Brasília?

Brasília é uma capital que oferece atrações públicas e privadas para moradores e turistas, com opções de escolhas de acordo com o gosto e o bolso de cada um.

Existe um leque de celebrações grátis à sua escolha, como as comemorações que são feitas na Esplanada dos Ministérios, no Templo Budista, no Templo da Boa Vontade e na Prainha, onde há também shows musicais.

Tudo isso sem falar nos restaurantes e boates que capricham na decoração e no show, oferecendo aos participantes festas bem animadas, algumas até com queima de fogos ou efeitos luminosos.

Cada festa, à sua maneira, celebra a virada do ano de forma muito linda em Brasília. Seja com fogos, preces ou músicas, tudo é válido para que o novo ano chegue com muitas bênçãos e alto astral para todos.

Réveillon Brasília 2024

Réveillon Brasília 2024

Festas Públicas do Réveillon Brasília 2024

As festas públicas da capital do país celebram o Natal e o Réveillon de diversas formas, para que todos sintam-se incluídos na expectativa de um ano melhor, a partir de seus costumes e crenças.

Queima de fogos na Esplanada dos Ministérios

A festa geralmente começa às 19h40 com show musical de cantores locais, que assim têm seus trabalhos valorizados, e com uma atração nacional.

O show com fogos de artifício, próximo à meia noite, leva luzes coloridas para o céu da Esplanada dos Ministérios por cerca de 15 minutos. Apresentações de grupos de samba, toques e cortejos religiosos fazem parte do programa da festa, que se prolonga até as 4 horas do primeiro dia do ano. O metrô tem funcionamento ampliado e as linhas de ônibus ganham carros extras para facilitar o acesso da população.

Réveillon na Praça dos Orixás (Prainha)

É uma festa entremeada por samba e religiosidade, que mostra a força da cultura afrodescendente em Brasília.

A festa começa bem cedo, às 8 horas, com a aberta oficial da Feira Cultural e Afro Gastronômica, onde os presentes se regalam com cardápios culturais e comestíveis.

O evento apresenta programação diversificada, incluindo tendas armadas na orla para manifestações afrodescendente e de cunho religioso. Os shows musicais que agitam os festeiros são interrompidos por volta de meia noite, para a contagem regressiva e show de fogos.

No Réveillon 2019/2020 o show principal trouxe ao palco sambistas e pagodeiros, dentre eles Dudu Nobre, que fez todo público sambar e celebrar a entrada do ano com muita alegria e energia.

Réveillon Brasília 2024 no Templo Budista

A festa no Templo Budista é gratuita e aberta a todos interessados. É uma cerimônia sonora, mágica, intensa, onde você deixa aflorar seus sentimentos e sensações, se liberta de sentimentos ruins e segue em busca da paz interior, renovando as esperanças para o Ano Novo.

O evento geralmente tem início às 20 horas e inclui uma ceia comunitária, onde cada um leva uma prenda, e logo após todos os presentes são convidados para se acercar do Grande Sino para o toque das 108 badaladas.

A intenção das 108 badaladas é chamar a atenção para as 108 ilusões (bonnô) que dão sentido próprio ou impróprio à vida, por meio de nossos seis sentidos.

Templo da Boa Vontade (ou da Paz)

Já no templo da Boa Vontade o público se reúne para orar no espaço Nave, dentro do complexo. O Réveillon Espiritual costuma começar às 22 horas, com músicas que induzem à medicação, à reflexão e à oração, para entrar no novo ano de maneira abençoada.

Um dos monumentos mais visitados de Brasília, o Templo da Paz recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano.

>> Leia também: Melhores lugares para mergulho no Brasil

Festas privadas para o Réveillon Brasília 2024

Quem gosta de agito e pode pagar, pode optar por inúmeras festas privadas, realizadas por bares, boates, restaurantes e até hotéis no Réveillon Brasília 2024.

Réveillon das Cores

Foi eleito o melhor réveillon dos últimos anos em Brasília, por sua alegria, glamour e qualidade. Geralmente a festa começa com uma ceia em grande estilo, seguida por muita música no estilo funk, comandada por DJs e MCs.

A festa oferece estrutura completa contendo all inclusive, open bar e open food com menu especial, lounges temáticos, espaço gastronômico, pista de dança, área de convivência e banheiros temáticos.

Réveillon Nossa Praia

Realizada no Pontão do Lago Sul, a festa normalmente tem início às 21 horas e vai até o amanhecer, com muita animação, música e queima de fogos em balsas bem-posicionadas no Lago Paranoá.

O evento conta com uma grandiosa estrutura, onde você pode transitar por diversos ambientes. Os camarotes são montados em diversas ilhas de bares, os quais dispõe de serviço open bar, open food, ambiente gastronômico, clima praiano e shows de sertanejo, samba e pop rock, sob o comando de músicos e DJs consagrados.

Réveillon Asbac

Se você gosta de requinte, não pode perder uma noite repleta de emoções à beira do lago, com estrutura sofisticada para comemorar a chegada do novo ano.

O evento oferece requintado buffet com um meu de pratos quentes e frios selecionados cuidadosamente para agradar os paladares mais exigentes, enquanto shows com bandas consagradas acontecem nos palcos.

E enquanto você se diverte com o show, as crianças brincam bem seguras no espaço kids.

Réveillon Predileto

Realizado às margens da Lagoa Paranoá, o evento oferece uma noite muito especial surpreendente, com uma vista incrível da queima de fogos de artifício, shows, música eletrônica, camarotes, lounges vip, open bar e food truck. Os shows são comandados por músicos e DJs famosos.

>> Leia também: Melhores lugares para acampar no Brasil

Palácio do Congresso Nacional em Brasília

Palácio do Congresso Nacional em Brasília

Hotéis com ceia no Réveillon Brasília 2024

As ceias e festas de fim de ano em hotéis são muito procuradas por famílias que querem descansar e celebrar a entrada do ano com alegria e conforto no Réveillon Brasília 2024.

Por isso a disputa cresce rapidamente pelas melhores ofertas. Seguem algumas dicas para ajudá-lo:

Hotel Brasília Palace

Para quem pretende passar um início de ano perfeito, com muito charme, leveza e poesia, o Hotel Brasília Palace costuma preparar noites de réveillon encantadoras, com cantores, DJs e queima de fogos.

A ceia é realizada com open bar e apresenta um rico cardápio com buffet de antepastos, buffet quente e buffet de sobremesas.

Vila Velluti Hotel

Quer um réveillon mais prolongado em um hotel, e assim apreciar mais tempo junto com a família, longe da agitação da cidade?

É só consultar o Vila Velluti Hotel, que oferece um fim de ano prolongado, opcional, com direito à ceia da virada de ano, que vai da meia noite até 2 horas da manhã, e após as 3 horas coloca à sua disposição caldos e cremes.

A ceia inclui, ainda bebidas banda e DJ. Se você quiser, pode permanecer no hotel para o almoço do primeiro dia do ano, com todos os itens cobrados à parte. Se quiser, pode agendar e pagar à parte passeios com a família, como cavalgada e passeio de charrete.

Rede Windsor Hotéis

Se for com a família, escolha um hotel confortável, seguro e divertido como os hotéis Windsor Brasília, na Asa Norte e Windsor Plaza Brasília, na Asa Sul. Ambas têm programações incríveis para comemorar a chegada do Ano Novo e alto padrão de higienização.

O pacote especial de hospedagem e ceia completa inclui um cardápio variado, open bar de espumante e um pacote de bebidas não alcoólicas. A ceia é realizada das 21 a 1 hora, em um ambiente bem decorado, com música ambiente e espaço kids.

>> Ver os preços de hotéis atualizados

Café da manhã do Hotel Brasília Palace

Café da manhã do Hotel Brasília Palace

Restaurantes com ceia no Réveillon Brasília 2024

Se você quer sair de seu hotel para uma festa ou ceia de Ano Novo em um lugar diferente, encontrará inúmeras opções em restaurantes ou festas especializadas no Réveillon Brasília 2024. Confira as dicas:

Villa Tevere

Quem deseja uma virada de ano mais sossegada com a família, o Restaurante Villa Tevere promove jantar especial em ambiente sossegado, sem menu fechado, assim você pode consumir somente o que é mais adequado ao seu orçamento. Para isso o restaurante oferece um cardápio variado e muito saboroso, incluindo prato festivo à base de frutos do mar, carnes, massas, risotos, dentre outros.

Haná Restaurante Japonês

Uma ceia de fim de ano à moda oriental você pode curtir no Haná Restaurante Japonês, que oferece sabores e aromas diferenciados para você degustar com prazer na última noite do ano. Há excelentes opções de pratos deliciosos, leves e saudáveis, escolhidas de acordo com o gosto dos clientes.

Rubaiyat Brasília

E que tal uma ceia na varanda ou em um salão todo envidraçado com vistas para o Lago Paranoá?

No Rubaiyat Brasília você pode curtir uma ceia magnífica com a família, enquanto aprecia os fogos que estouram no céu do lago, com todo conforto e segurança, em um ambiente descontraído, com paisagismo interno, bem integrado à natureza.

Manzuá DF

Se o seu paladar é mais para peixes e frutos do mar, nada melhor que o Restaurante Manzuá DF, especialista em frutos do mar.

Geralmente a ceia de réveillon é composta por um bufê de entradas, seguidas por outros pratos quentes deliciosos, caponata de berinjela e a tradicional salada de lentilhas, é claro!

>> Leia também: Melhores trilhas de caminhada no Brasil

Como foi o Réveillon em anos anteriores?

Até o ano de 2019, antes da pandemia, Brasília fervia com as festas, shows musicais, shows de fogos, ceias e programações diversas de fim de ano.

Com a chegada da pandemia em 2020, as festas do réveillon 2021 e réveillon 2022 foram canceladas e os brasilienses tiveram que se reinventar para comemorar a data. Porém com a pandemia já sob controle no réveillon 2023, foi possível ver o retorno de muitas festas.

Réveillon Brasília 2023

Podemos dizer que o réveillon Brasília 2023 foi a grande retomada após a pandemia com vários eventos de réveillon espalhados pela cidade, sejam os tradicionais já mencionados aqui no decorrer do texto, assim como os eventos privados, muitos deles novos para receber turistas dos mais variados lugares do mundo.

Réveillon Brasília 2022

O réveillon Brasília 2022 ainda foi prejudicado por causa da pandemia, principalmente por causa da variante ômicron, que acabou prejudicando os eventos públicos. O que acabou prevalecendo foram os eventos privados seguindo todos os protocolos de segurança.

Réveillon Brasília 2021

Com a chegada da pandemia, as tradicionais festas populares que ocorriam na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Orixás foram canceladas para evitar aglomerações, e assim acabaram-se as queimas de fogos.

Entretanto, o réveillon dos brasilienses não passou em branco. A prefeitura autorizou concertos de duas orquestras na Esplanada, a Orquestra popular Marafreboi e a Orquestra de Cavaquinho Projeto Waldir Azevedo. O público pode participar, obedecendo o distanciamento social, por meio de quadrantes instalados na grama.

O projeto Brasília iluminada ofereceu aos visitantes e moradores um espetáculo de luzes surreal nos pontos turísticos do Eixo Monumental. Também os bares e restaurantes que tinham agenda de festas ou ceia, puderam estender seus horários, antes limitado até às 23 horas pelo toque de recolher, para algumas horas a mais.

Já a Catedral Metropolitana de Brasília teve sua última missa do ano às 20 horas. Celebrada por Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo da arquidiocese de Brasília, contou com a presença de fiéis, que oraram, especialmente, pelo fim da pandemia. A esperança é que o coronavírus seja extinto o mais rápido possível, e saúde e festas se restabeleçam.

Réveillon Brasília 2020

Foi um réveillon ímpar, com festas surgindo por todos os lados da capital brasileira. As festas públicas levaram cerca de 150 mil pessoas às ruas para celebrar a chegada de um novo ano, que todos esperavam ser saudável e feliz.

Aproximadamente 120 mil pessoas participaram da festa na Esplanada, enquanto 27 mil foram para a Praça dos Orixás, e assim todos se divertiram para valer, iniciando o ano de 2021 em plena paz.

Os restaurantes, bares, boates e até hotéis receberam parte expressiva de turistas e moradores, que festejaram a virada do ano com descontração e otimismo, como se não houvesse amanhã.

>> Leia também: Lista com mais de 500 parques do Brasil

Vista da Ponte Juscelino Kubitschek

Vista da Ponte Juscelino Kubitschek

O que fazer em Brasília no final do ano?

Fim de ano é época de magia, de esperança renovada com a chegada do Natal. E assim, Brasília se reveste de luzes coloridas criando uma cidade encantada que contagia a todos.

Seguem aqui algumas dicas de programações natalinas para você se orientar se for a Brasília no próximo fim de ano. Para referência, Natal Monumental e Natal Iluminado foram os temas adotados para os programas de iluminação natalina em Brasília nos anos de 2019 e 2020.

  • Brasília Iluminada – Em 2020, Brasília completou 60 anos, e mesmo afetada pela pandemia, como o resto do mundo, desenvolveu o projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança, com cores e magia das luzes coloridas espalhadas da Esplanada dos Ministérios, passando pelo Palácio Buriti e finalizando na Praça do Cruzeiro/Rainha da Paz. O projeto contou com atrações diferenciadas devido à pandemia, com projeção de show de luzes acompanhadas de música, até 17 de janeiro. A inauguração, em dezembro de 2019 na Praça do Cruzeiro, contou com a Orquestra Filarmônica de Brasília e coral, seguida por show de fogos. Mesmo com a pandemia, obedecendo às medidas, do dia 20 de dezembro a 17 de janeiro de 2021 foram apresentados shows musicais, instrumentais, de dança e corais em toda capital.
  • Natal Monumental – Longe de pensar em pandemia, Brasília comemorou o Natal de 2019 de forma mais ousada, com o Natal Monumental, celebrado pela primeira vez na cidade, com 10 dias de festa. Para isso toda uma infraestrutura foi montada no Parque da Cidade, próximo às saídas do Sudoeste e da Asa Sul. Em uma área com 5 mil metros quadrados, foram implantadas atrações incríveis, como uma Vila de Luz Encantada, com 70 árvores de LED entre – pinheiros, ipês, coqueiros, willows e palmeiras, uma Árvore Flutuante, projeções sobre 60 Natais de Brasília e ações sociais. Durante todos os 23 dias do projeto, houve cantata de Natal de segunda a sexta-feira e, em um dia específico houve shows musicais e uma grande queima de fogos. Os sábados e domingos foram reservados para atividades infantis, teatrais e oficinas de sustentabilidade, que ocorreram durante o dia. Também a Torre de TV ficou todinha iluminada até 6 de janeiro de 2020.
  • Natal Sempre Monumental do SESC – Como celebração do Natal, o SESC DF realizou uma Carreata de Natal e atividades culturais e recreativas em um pavilhão ao lado da Torre de TV, um espaço coberto no estacionamento Norte. Foram realizadas atividades de educação, lazer, alimentação, odontologia, saúde e cultura.
  • Serenata de Natal nas quadras – Organizada por um coral voluntário, desde 1981 a Serenata de Natal espalha magia pelas quadras da cidade, com luzes de velas, badalar de sinos e lindas canções natalinas. Participam voluntários de todas as idades, com o objetivo de levar o espírito natalino e muita alegria à comunidade que, por sua vez, contribui com donativos a hospitais, orfanatos, creches e asilos.
  • Casa do Papai Noel Poupex – Conhecer a casa do bom velhinho é um programa que entusiasma crianças e adultos. A Casa do Papai Noel Poupex, em 2019 foi instalada no Setor Militar Urbano e aberta a visitações gratuitas. A pequena casa contém sala, cozinha, quarto, banheiro e varanda, tudo feito com madeira, com decoração típica que impressiona pelo realismo que imprime ao ambiente.

>> Leia também: Melhores lugares para skate no Brasil

Principais atrações no Réveillon Brasília 2024

Não poderia ser diferente, a capital do Brasil possui lugares históricos e de lazer muito lindos para se visitar, em sua maioria sedes governamentais com assinatura de Oscar Niemeyer, e outros pontos históricos, culturais e de lazer, igualmente fascinantes. Dentre eles destacamos:

Memorial JK

O Memorial JK mostra a história de vida do ex-presidente da República, que eleito em 1955, deu início à construção da nova capital, bem no centro do Brasil.

No Memorial se encontram objetos pessoais e documentos que relatam um pouco da construção de Brasília, história, vida e morte de JK durante um acidente de carro suspeito. Dentro do museu uma cripta guarda o corpo do ex-presidente.

Museu Nacional

Inaugurado no dia do aniversário de 99 anos de Oscar Niemeyer, o Museu Nacional teve como primeira exposição uma mostra do legado de Oscar Niemeyer. O local não tem exposições fixas, mas recebe muitas exposições e mostras rotativas.

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento criado em Brasília, com linhas extravagantes e outras atrações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Possui um batistério na forma ovoide, com paredes revestidas por painel em lajotas de cerâmicas, pintadas por Athos Bulcão em 1977. Outra atração é o campanário doado pela Espanha, composto por quatro sinos.

Congresso Nacional

Conhecido também como as Torres Gêmeas brasileiras, o Congresso Nacional, visto por fora, chama a atenção pela dupla de torres e pelas duas grandes “bacias”, que abrigam a Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Os prédios anexos apresentam corredores e salas com um cenário futurista retrô, que vale a pena ser visto. Todos os dias o congresso recebe visitas, inclusive nos feriados, e permite que os interessados assistam sessões no plenário.

Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é o mais famoso complexo gastronômico de Brasília que, embora pareça um condomínio fechado, é aberto a todos.

É nesse local que ficam os restaurantes e bares mais badalados de Brasília, que contam com um grande estacionamento e calçadão na orla do lago Paranoá, dentre eles o Bier Fass e a Mormaii.

É um bom lugar para passeios noturnos e também para alugar pranchas de Stand Up Paddle durante o dia.

>> Leia também: Melhores lugares para snorkel no Brasil

Outras atrações de Brasília

Hotéis para o Réveillon Brasília 2024

  • Cullinan Hplus Premium: O Cullinan Hplus Premium é um hotel 5 estrelas, um dos mais procurados em Brasília pela comodidade de suas camas superconfortáveis e localização. Fica a 4 km do Congresso Nacional e da Catedral de Brasília, a 15 km do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, a 2 km do Centro de Convenções e a 1 km da Estação Rodoviária. Com diárias a partir de R$ 290,00 e café da manhã incluso.
  • B Hotel Brasília: Quer passar o réveillon hospedado em um hotel que o trata como celebridade, com muito conforto e serviço de primeira classe, pertinho de tudo que quer visitar? O B Hotel Brasília, 5 estrelas, é o que você procura. Situado em área central, a 3 km do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, o hotel fica bem pertinho do Estádio Mané Garrincha, do Jardim Burle Marx, do Santuário Dom Bosco e da Catedral Metropolitana. Oferece quartos confortáveis, decorados no estilo contemporâneo, com isolamento acústico e outras comodidades, como piscina ao ar livre, academia, bar, terraço, salas para reuniões depósito de bagagem. Diárias com café da manhã incluso a partir de R$ 492,00.
  • Blue Tree Premium Jade Brasília: Se o seu negócio é diversão, esporte e gastronomia, sugerimos que se hospede no Blue Tree Premium Jade Brasília, um hotel 5 estrelas que fica a 450 metros do Park Design Shoping e tem em seu interior o restaurante Toro Parrila. O hotel possui um complexo aquático com 5 piscinas ao ar livre e uma piscina semiolímpica aquecida. Uma delas tem acesso à sauna. Para garantir suas energias, você dispõe de um super café da manhã, já incluso na diária, que tem valores a partir de R$ 268,00.
  • Nobile Suítes Monumental: Quer se hospedar em um hotel onde sinta-se realmente em casa? O Nobile Suítes Monumental é um hotel 5 estrelas, que oferece quartos com cozinha compacta com micro-ondas. Outros grandes diferenciais são a piscina panorâmica, a academia e o restaurante interno, especializado em cozinha internacional. Fica a 5 minutos a pé do Brasília Shopping, e a 15 minutos de carro do aeroporto. Diária a partir de R$ 231,00, com café da manhã incluso.

Outros hotéis para o Réveillon Brasília 2024

Esse é o Athos Bulcão Hplus Executive

Esse é o Athos Bulcão Hplus Executive

Finalizando

E aí? Ficou surpreso com as festas de fim de ano na capital do Brasil e tudo de bom que tem para fazer por lá?

Então não perca mais tempo, compartilhe este post com amigos e familiares e faça suas reservas de hotel já!

Lembre-se que quanto mais demorar, menores as opções e maiores os preços.

Escolha a festa que mais combina com você e divirta-se! Abraço!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Eleuza Rodrigues Fernandes disse:

#vou passar o réveillon em Brasília DF

Marta disse:

Obrigada 🙏🏼 Fiquei emocionada com tudo que linpor aqui…vou realizar meu sonho esse ano 2023. Abraços

DAYSE CRISTINA DE SOUZA disse:

Gostaria de entrar no grupo de whatsapp, mas está lotado. Poderia abrir um novo e me incluir em outro grupo?
obrigada…

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais