Recreador de hotel – Profissão turismo

Continuando nossa série de posts sobre as profissões no mundo do turismo, vamos falar hoje sobre a profissão de recreador de hotel. O profissional dessa área também pode ser chamado por monitor de lazer.

O recreador de hotel é o profissional que faz a elaboração e execução de atividades de entretenimento para animar os turistas hospedados em hotéis e resorts. Algumas dessas atividades são atividades dentro da piscina, partidas de vôlei e futebol entre os hóspedes, brincadeiras com as crianças, jogos de pergunta e resposta para os adultos, bingos e assim por diante. Cada recreador tem a autonomia para elaborar sua série de atividades do dia e o hóspede é quem escolhe se quer participar das atividades.

O hotel é quem fornece os equipamentos e brindes muitas vezes distribuídos pelo recreador, sendo que cabe ao recreador administrar a agenda e todas as atividades de recreação infantil, recreação turística e recreação adulta.

Recreador de hotel
Recreador de hotel

Como ser recreador de hotel

Não é necessária nenhuma formação em específico para trabalhar como recreador de hotel, porém são necessárias habilidades de persuasão, carisma e habilidades motoras, já que muitas das atividades são atividades físicas, principalmente quando envolve dança, alongamentos e esportes.

Também é necessária muita criatividade para o recreador elaborar sempre atividades diferentes e empolgantes, pois assim o turista que se hospedar de novo poderá sempre participar de atividades diferentes. Outra habilidade importante para o recreador de hotel é de perceber quando uma atividade não está legal e mudar rapidamente para uma atividade mais empolgante.

Se fosse indicar uma especialização para a profissão seria a de se especializar em Educação Física. Um segundo idioma, de preferência o inglês, também faz toda a diferença na hora de envolver turistas estrangeiros nas atividades, e pode ser diferencial na hora da contratação em hotéis e resorts famosos.

Importante mencionar que o recreador também tem de prezar a segurança dos hóspedes nas atividades propondo atividades de acordo com a faixa etária e habilidades motoras de cada pessoa e monitorando a execução da atividade.

Remuneração do recreador de hotel

A profissão de recreador de hotel não tem grandes salários, justamente pelo fato de não exigir tantas qualificações e não ser complexa perante outras atividades do mundo do turismo. O salário de recreador gira em torno de R$ 1.000,00 e aumenta de acordo com a experiência e também de acordo com o nível de qualificação do funcionário. Podemos dizer que a satisfação do turista é seu maior reconhecimento, além da possibilidade de trabalhar com uma atividade verdadeiramente prazerosa.

Minha experiência com recreador de hotel

A principal experiência que tive com recreador de hotel foi em resorts que fiquei hospedado, como o Resort Águas de Palmas em Governador Celso Ramos. Lá tinha uma agenda de atividades programada para o dia sendo que era possível se inscrever nas atividades logo pela manhã.

Eu me lembro de ter participado de algumas, como a de concurso de caipirinha, no qual o desafio era fazer a melhor caipirinha para um grupo de jurados provarem e votar pela melhor. Outra atividade que participei foi do futebol entre os hóspedes. Muito do mérito da minha participação foi do incentivo do recreador do hotel que tinha o perfil de ficar chamando pela participação em vários momentos.

Profissão de recreador
Profissão de recreador

Finalizando

Entendo o recreador de hotel é um profissional de grande valia para os hotéis e resorts por tornarem a experiência do hóspede nesses locais ainda mais marcantes e especiais.

E você, já conhecia a profissão de recreador de hotel? Tem interesse em trabalhar na profissão? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Recreador de hotel – Profissão turismo

  • 26/09/2017 em 15:52

    Adorei! Gostaria muito de trabalhar nesta área e de passar por esta experiência. Faz um ano que eu sou formada em educação física. Bjs.

    Resposta
    • 01/10/2017 em 20:14

      Que legal Lindete! E você já se candidatou para alguma das vagas de recreador? Deixou currículos nos resorts e hotéis? Foi chamada para alguma entrevista? Abraço!

      Resposta
  • 16/10/2017 em 00:34

    muito bom o texto, parabéns. é bem isso mesmo rsrs
    eu trabalho como recreadora, e me formei em lazer e turismo e, ao mesmo tempo que é legal ver que é um trabalho de feeling, mas também vejo mais formação pra isso, como a cozinha que está supervalorizada… enfim, eu gostei, vou pesquisar esse risort 🙂

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *