Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Recepcionista de hotel e pousada – Profissão turismo

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Olá pessoal, nesse artigo vamos continuar nossa série de posts sobre as profissões no mundo do turismo, no qual vamos falar especialmente hoje de uma profissão muito comum que é a profissão de recepcionista de hotel e pousada.

Vamos falar sobre a carreira profissional, sobre as qualificações necessárias, sobre a remuneração média e também dar dicas e orientações para quem está buscando emprego de recepcionista de hotel.

Sobre a profissão de recepcionista de hotel

Ao viajar por longas e cansativas horas para o destino esperado, nada melhor que chegar ao hotel e receber uma recepção agradável, prestativa, educada e muito paciente, já que a recepção é a primeira impressão que temos do hotel.

Esse profissional além de fazer toda a recepção tem muitas funções que variam de acordo com o hotel ou pousada em que trabalha, como a de atender ligações de futuros hóspedes para reservas, atender os pedidos de cancelamentos, fazer check-in e check-out dos hóspedes, receber os pagamentos das diárias, lidar com papéis e computador, entre outros.

Eles trabalham de dia, de noite e também nos finais de semana, mas é claro sempre respeitando o limite da carga horária estabelecida em lei fazendo e revezando os finais de semana com os colegas de trabalho.

O recepcionista também ajuda os hóspedes a chamar táxis, dão sugestões dos melhores restaurantes, podem dar dicas sobre os pontos turísticos, entre outras informações muito similares à de um concierge de hotel.

Pode ter certeza que se um turista tiver dúvidas em relação ao destino turístico, nada melhor do que pedir para esses profissionais que são, sobretudo, moradores locais e que conhecem muito bem a região para orientar a viagem.

Recepcionista de hotel - Profissão turismo

Recepcionista de hotel – Profissão turismo

Como ser recepcionista de hotel

A profissão de recepcionista de hotel não exige formação superior, porém quanto mais formação, mais fácil será na hora de buscar emprego na área. Profissionais com cursos superiores de turismo e hotelaria ou de cursos superiores de administração, ganham pontos adicionais na hora de conseguir emprego.

Hoje em dia, é possível fazer cursos online em faculdades como a Uniasselvi, Unicesumar, Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras e Unip, por exemplo, no qual o profissional pode estudar de casa e nos horários livres. Para pós-graduação, você pode consultar também a Uniasselvi. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Se não tem condições de fazer curso superior, pelo menos cursos profissionalizantes podem ser feitos para aumentar as chances de sucesso. Existem sites como da Learncafé que podem ajudar nesse sentido com cursos de Gestão do Tempo, Comunicação e Relações Interpessoais.

Além disso, o profissional que trabalha na recepção de hotel tem de ser prestativo, saber atender os clientes, ter boa comunicação, habilidades com informática.

Dependendo o hotel será necessário saber falar um segundo idioma para recepcionar os turistas estrangeiros e sites como da Babbel podem ajudar nesse sentido.

Remuneração do recepcionista de hotel

O salário de recepcionista de hotel varia de acordo com o porte e tamanho do hotel, assim como varia de acordo com a capacitação do profissional. Quanto maior a capacitação e maior a responsabilidade do profissional, maior será a remuneração. Na média o salário é de R$ 1.300,00.

Além disso, é possível que o profissional também ganhe uma remuneração não financeira pelo fato de trabalhar com a alegria das pessoas que muitas vezes estão viajando de férias e o fato de trabalhar em destinos turísticos que muitas vezes são destinos desejados por pessoas do mundo inteiro.

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de recepcionista de hotel podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelos principais hotéis e resorts do setor.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Minha experiência com recepcionista de hotel

Já tive contato com vários recepcionistas de hotel durante minhas viagens e na maioria das vezes sempre fui bem atendido, tanto em destinos dentro do Brasil, como em destinos de viagens internacionais, no qual eu era o estrangeiro e precisava que os atendentes entendessem o que estava falando em outro idioma.

Uma das vezes que mais invejei o profissional dessa atividade foi do recepcionista de hotel de grandes resorts all inclusive, como nas vezes que fiquei hospedado em Cancun, no México. Cancun é um verdadeiro paraíso e trabalhar em um destino como esse é gratificante demais.

O que ainda não consegui entender dos profissionais de recepção de hotéis é o preenchimento das fichas que solicitam as informações pessoais de cada hóspede. Muitas vezes preenchendo informações repetidamente.

Oras, se eu já fiz a reserva pela internet ou por telefone e passei os meus dados pessoais, os atendentes de hotel poderiam pegar as informações dessa reserva ao invés de solicitar as mesmas informações para preenchimento manual, não é verdade?

Finalizando

A profissão de recepcionista de hotel é uma profissão das mais importantes do setor hoteleiro e que exige principalmente qualificações voltadas ao atendimento do turista.

A remuneração é baixa comparada a outras profissões do setor, porém o que compensa é o fato de trabalhar com turismo em locais altamente desejados por pessoas do mundo todo.

Para quem está começando sua carreira profissional essa com certeza é uma ótima profissão. Sem falar que a pessoa pode seguir carreira no hotel ou resort se candidatando para vagas de concierge e gerente de hotel, por exemplo

Nesse artigo, procuramos trazer justamente essas informações base sobre essa profissão, principalmente voltadas à qualificação, remuneração e oportunidades de emprego.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Você gostaria de trabalhar como recepcionista de hotel? E se fosse um hotel 5 estrelas? Quais experiências você já teve com pessoas dessa profissão? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Brendon disse:

Trabalho como recepcionista de hotel há um tempo, trabalho em uma cidade que dizem ser o paraíso em praias, posso dizer com firmeza que ninguém faz curso superior para trabalhar como recepcionista então este não é um requisito. As vezes ajudamos a alugar um carro ou escolher um passeio ou restaurante para ir porque ganhamos comissão, e isso é uma boa parte de nossa renda. Mas não é sempre que isso acontece, digo por minha parte, as vezes recomendo um restaurante porque conheço o lugar e sei que o hóspede irá gostar, também indico lugares mais seguro para visitar, indico empresas de aluguel de carro que não tenha registro de preços altos ou diferenciado por se tratar de turista. Vai por mim, é comum o acréscimo de pelo menos 30% do valor do serviço ou produto por ser tratar de turista, onde eu moro, na praia o coco que é vendido a 7 reais, cai para 3 quando digo que sou morador.

A parte de preencher Ficha Nacional de Registro de Hospedes (FNRH) é uma parte chata mesmo, mas entenda, é uma maneira de manter um registro físico e virtual de todos que entram no hotel, nem sempre temos maiores dados do hóspede além do nome e está é uma parte de segurança do hóspede que esta chegando e dos que já estão no hotel, já que a mesma é, ou deveria ser, preenchida com um documento com foto, afinal, somo educados mas não conhecemos vocês – hóspedes-.

Quero um dia conhecer o México também, sua ideia de transmitir experiencias é excelente.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Brendon, que bacana ter um relato desses como o seu aqui no blog, um verdadeiro profissional que trabalha como recepcionista de hotel.

Obrigado pela transparência de colocar para nós sobre o comissionamento na indicação de serviços e também nos preços diferenciados para turistas. É algo que todos os turistas acabam sofrendo injustamente.

Que bom seria se houvesse transparência nessa relação, porque assim o turismo no país seria mais barato e muito mais pessoas fariam viagens pelo Brasil.

Obrigado também por falar sobre a FNRH. Entendi a questão quanto à segurança das informações. O que vejo que poderia ser uma evolução é já virem informações previamente informadas preenchidas e de certa forma digital, sem a necessidade de escrever à mão, afinal, tudo hoje em dia é digital. Acredito que essa será uma tendência nos próximos anos.

Torço para que um dia possa conhecer o México que nem eu conheci, principalmente num daqueles grandes resorts. O mais diferente que você vai ver lá é com relação às gorjetas. O salário deles acaba sendo pequeno, mas eles ganham boas gorjetas pelo serviço prestado. O que é culturalmente bem diferente daqui no Brasil. Abraço!

Juliana Lisboa disse:

Bom dia.
Trabalho em uma Pousada em Ubatuba, e quanto a FNRH, enviamos um link por e-mail, para que a pessoa preencha a ficha completa e se realmente o hospede preencher, no check-in imprimo a ficha e ele precisa somente assinar.mas ao longo dos anos tenho visto que as pessoas (não generalizando é claro) gostam de protelar as coisas, pois respondo vários e-mais perguntando se podem deixar para preencher a ficha no check-in,

Thiago Cesar Busarello disse:

É uma pena que as pessoas pensam assim Juliana, porque nesse caso os próprios turistas acabam perdendo tempo do seu descanso, tempo esse que é tão escasso nos dias de hoje. Mas parabéns pela iniciativa de enviar a FNRH para preenchimento antecipado, porque se 10% dos turistas pelo menos preencherem, você estará economizando 10% de filas na sua pousada aumentando a satisfação do turista e dos funcionários já que fará você utilizar esse tempo para melhor atender a pousada. Abraço!

elisa disse:

ola, aqui elisa de mocambique entrei aqui procurando exactemente o que faz uma recepcionista porque amanha tenho uma entrevista para a vaga de recepcionista e estou tao animada e encorajada com seu relatorio…bjoos

Thiago Cesar Busarello disse:

Que legal Elisa, que bom que pudemos ajudar. Espero que tenha dado tudo certo na sua entrevista e que você tenha conseguido a vaga de recepcionista almejada. Se puder, volta aqui para dizer como foi. Abraço!

Caio Morais disse:

Olá,

Que publicação legal! Parabéns!

Eu sou Recepcionista em Portugal e blogger de Hotelaria, então posso responder á sua pergunta sobre preencher a “fichinha” 🙂
O formulário serve, no mínimo, para duas coisas:
1. Ter a sua assinatura como estará responsável pelo pagamento de todos os consumos e/ou quebras nas facilidades do Hotel.
2. Para o serviço do estado que controla quem entra e quem sai do país poder saber do seu paradeiro caso algo aconteça.
2.1- Por exemplo, um incêndio, se acontecer algo a você (knock knock knock na madeira), eles irão saber e assim poderão te identificar.

Continue postando!

Siga também o meu blog e venha escrever um guest post 🙂

Caio Morais

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Caio, que legal, agradeço a visita aqui no blog e por trazer as explicações acima sobre o preenchimento da ficha. Eu só acredito que nos dois itens citados, o processo pudesse ser mais automatizado, como, por exemplo, de imprimir a ficha com todos os dados preenchidos e só assinar (não ter de preencher todos os dados manualmente de novo). Eu acredito que um dia ainda vamos chegar lá. 🙂 Abraço!

Juliano Passos disse:

Olá, boa noite! Sou Juliano de Rio das Ostras – RJ.
Estava procurando na net sobre essa função de recepcionista, pois amanhã começo nessa área. Estou um pouco animado e nervoso também, pois não tenho experiência nela. Já trabalhei muito em comércio e atendimento via telefone e acredito que isso será um diferencial, já que aprendi a lidar com o público diretamente e indiretamente. Espero que me saia bem nessa área. Se gostar, ficarei por muito tempo, se Deus quiser. Parabéns pelo post! Gostei muito! Vou dar o meu melhor se assim Deus quiser.
Abraços!

Thiago Cesar Busarello disse:

Que legal Juliano! É normal ter esse medo em qualquer início de carreira. Eu acredito que passado alguns dias esse medo já deva ter passado, não é verdade? Desejo desde já boa sorte na profissão! Quem sabe não nos esbarramos por aí em uma próxima viagem! Abraço!

Olando Federico disse:

Aonde se faz os cursos de recepcionista eu falo quatro idiomas fluente e o inglês básico pretendo fazer o curso

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Olando, com certeza a sua experiência no idioma vai ajudar numa possível colocação e vagas de trabalho. Os cursos você pode fazer nos lugares indicados no texto mesmo. Abraço!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais