Normalização do turismo brasileiro

Procurando sobre as normalizações de tamanhos de roupas e tamanhos de calçados em viagens internacionais que fiz nesses artigos para o blog, acabei me deparando com uma informação importante de padronização para o mundo do turismo que é a normalização do turismo brasileiro.

A normalização do turismo brasileiro por parte da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com iniciativa do Ministério do Turismo teve por objetivo regular as profissões do mercado de turismo com textos próprios citando cada atividade.

Minha experiência com a normalização do turismo

Me inscrevi no site ABNT Catálogo de profissões para o Ministério do Turismo e baixei um dos documentos de cada profissão para ver o conteúdo desses documentos. Encontrei instruções comuns do que conhecemos para cada profissão de forma agora documentada e regulamentada.

Eu entendo que tudo que visa regular e normatizar acaba nivelando o nível de atendimento dos prestadores de serviço e dando embasamento técnico para um padrão mundial, servindo também de base para investimentos estrangeiros.

Os documentos da padronização do turismo são gratuitos, diferentemente dos documentos de outras profissões e outras normas da ABNT. Por isso vale a pena, no mínimo, o cadastro.

ABNT - Normalização do turismo brasileiro
ABNT – Normalização do turismo brasileiro

Cabe agora a utilização desses documentos pelas empresas e órgãos de turismo nas suas profissões.

E você, o que achou da normalização do turismo brasileiro? Conseguiu se cadastrar no site da ABNT? Deixe o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “Normalização do turismo brasileiro

  • 28/02/2011 em 22:22

    Parabens adorei seu blog.
    A respeito da normalização do turismo de aventura, hoje temos 62 empresas certificas e padronizadas ao todo são 137 empresas que receberão auditoria com isso nós amantes da aventura só temos a ganhar.

    Resposta
    • 10/09/2016 em 16:20

      Obrigado Arilson. E com certeza essas empresas saem na frente das outras que não se atualizam e nivelam o nível de atendimento do setor. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *