Motorista profissional – Profissão turismo

Continuando nossa série de posts sobre as profissões no mundo do turismo, vamos falar hoje da profissão de motorista profissional.

No turismo, a profissão de motorista profissional é muito comum, já que os motoristas são responsáveis por levar os turistas para os destinos turísticos através de ônibus, micro-ônibus ou vans em serviços conhecidos como transfer.

Os motoristas profissionais também levam os passageiros em viagens de ônibus intermunicipais através de empresas especializadas para organizar excursões e viagem de longa distância.

Um dos pontos positivos de ser motorista profissional de turismo é que você está sempre atuando com a alegria das pessoas durante a viagem e pode conhecer inúmeros pontos turísticos recebendo dinheiro por isso.

Os pontos negativos é que o motorista é o responsável pela segurança dos passageiros e tem de arcar com as consequências se acontecer alguma fatalidade. Além disso o motorista profissional tem de ficar sentado por inúmeras horas, trabalhar em fins de semana e feriados, e fazer viagem de madrugada, principalmente quando é viagem de longa distância.

Motorista profissional
Motorista profissional

Como ser motorista profissional

O primeiro passo é tirar a carteira de habilitação na categoria D, para poder conduzir veículo motorizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda oito lugares, excluído o motorista. Para isso deve ter no mínimo um ano na categoria C ou dois anos na categoria B.

Além disso é fundamental ao motorista profissional ter paciência no trânsito e estudar as ruas e lugares em que vai levar os turistas para não perder tempo durante a viagem entre um traslado e outro.

Remuneração do motorista profissional

A remuneração do motorista é muito variável por diversos fatores. Se ele é contratado por empresa para prestar o serviço, ele ganha salário registrado em CLT conforme qualquer outro profissional. Se ele tem meio de transporte próprio e utiliza ele para a viagem, ganha remuneração diferenciada. Se é ele o organizador das viagens de excursão, ganha ainda mais.

Mesmo com as variáveis, é possível dizer que a remuneração parte de R$ 1.500,00 e aumenta de acordo com a experiência do motorista.

Minha experiência com motorista profissional

Já tive várias experiências com motoristas profissionais, seja em viagem de ônibus de excursão que fiz para Aparecida do Norte, em viagem de ônibus de linha que fiz para São Paulo, em transfer de aeroportos para hotel, em transfer para destinos turísticos que fiz em Bonito, e assim por diante.

A pior delas com certeza é a de motorista de ônibus de linha, já que mesmo sendo viagens intermunicipais para levar os passageiros, considero como a mais entediante e arriscada.

A de motorista de ônibus de excursão já é mais interessante, porém sua remuneração depende exclusivamente do número de excursões que executa ao longo do mês.

A que considero mais interessante é a de motorista de transfer, já que não executa viagens tão longas e trabalha diretamente com os pontos finais dos pontos turísticos.

Nas minhas experiências vi que quanto mais conhecimento o motorista tem do lugar, melhor consegue atender as expectativas dos passageiros.

Finalizando

Entendo que a profissão motorista profissional é uma profissão interessante para quem quer trabalhar com turismo. Ela permite viajar sempre e lidar diretamente com os turistas, sendo que de acordo com a experiência é possível ter uma boa remuneração.

E você, tem interesse em trabalhar como motorista profissional? Quais foram suas experiências com motoristas durante as viagens? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *