Mês de junho marcou a blogosfera de turismo no Brasil!

Se tem uma coisa que posso dizer desse mês de junho é que foi um mês agitado na blogosfera de turismo no Brasil! Nesses 5 anos de blog nunca vi tanta novidade acontecer junta em um mês como aconteceu em junho.

Tudo começou com o lançamento da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagens em 28 de maio. A ABBV é uma organização sem fins lucrativos que regulamenta e defende os interesses dos blogs que atuam através deste nicho no mercado nacional.

ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagens
ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagens

Depois tivemos o lançamento do site da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem em 13 de junho. Um site aberto ao público para aproximar leitores, mídia e entusiastas dos diversos temas discutidos pelos blogueiros, funcionando também como um diretório de blogueiros viajantes e seus posts sobre os destinos.

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Entre os dias 13 e 15 de junho aconteceu o EIBTUR – Encontro Internacional de Blogueiro de Turismo com a finalidade de reunir blogueiros envolvidos na divulgação de destinos nacionais e internacionais com debates e palestras, inclusive com a presença de autoridades como o Ministro do Turismo.

EIBTUR - Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo
EIBTUR – Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo

Fora outras ações que já vinham acontecendo como relatei no post de final de ano de 2011.

A situação da blogosfera de turismo

Minha opinião sobre o assunto é que nunca antes os blogs de viagens estiveram tanto em evidência. E por que os blogueiros estão chamando a atenção?

  1. Porque está acontecendo um movimento forte promovido pelos próprios blogs na sua profissionalização e na organização de ações que acabam sendo percebidas pelo público, leitores e sociedade.
  2. Porque há um reconhecimento do público que lê esses blogs e se identificam com os relatos, dicas e experiências de viagens.
  3. Porque esses leitores acabam viajando com informações desses blogs e movimentam a economia do turismo.
  4. Porque está acontecendo um reconhecimento por parte dos destinos turísticos e empresas na vinda de turistas para seus estabelecimentos através de informações postadas nos blogs.
  5. Porque é uma oportunidade para as empresas que trabalham com turismo na forma de divulgar seus estabelecimentos turísticos, seus produtos, seus destinos.
  6. Porque a internet não para de crescer e os viajantes consultam primeiro as informações de viagens em sites e blogs na internet antes de procurar informações em agências de viagens, revistas especializadas ou com amigos e parentes.
Blogosfera de turismo
Blogosfera de turismo

E quem ganha com isso tudo? Todo mundo. Afinal os blogs são mais uma fonte de informação para as pessoas e informação demais nunca é pouco. Portanto:

  • Você que é leitor, aproveite para conhecer mais os blogs de viagens e tudo que eles podem oferecer a você.
  • Você que é empresário de turismo, aproveite essa nova forma de comunicação para entrar em contato com potenciais clientes de uma maneira diferente.
  • Você que é blogueiro, aproveite esse momento nunca antes vivido na história dos blogs de viagens do Brasil.

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “Mês de junho marcou a blogosfera de turismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *