>>>Dica: Reserve seu hotel com desconto aqui!

Maître de restaurante – Profissão turismo

Em mais um post da série sobre as profissões no mundo do turismo, a profissão a ser abordada hoje é uma profissão que não é muito conhecida da maioria dos brasileiros, a profissão de maître de restaurante.

A palavra maître é de origem francesa, no qual a grafia correta para escrevê-la é com o acento circunflexo no i. O significado do francês significa mestre.

O maître é responsável por agendar os clientes em restaurantes, coordenar quem vai servir qual mesa e lidar com a reclamação dos clientes.

O profissional também é responsável por destinar os clientes nas mesas, assim como dividir as mesas conforme a capacidade de atendimento dos garçons de restaurante.

Dependendo o restaurante em que atua, o maître é o responsável geral pelo jantar como um todo, inclusive pelo buffet oferecido ao cliente, no qual tem contato direto com chef de cozinha de restaurante.

Seu principal objetivo é a satisfação do cliente, no qual é o profissional que receberá as queixas e elogios dos clientes.

É um profissional que trabalha principalmente em grandes restaurantes com padrão elevado no atendimento. É comum vê-lo atuando em grandes resorts, hotéis renomados e também em restaurantes de navios de cruzeiros marítimos.

Maître de restaurante - Profissão turismo
Maître de restaurante – Profissão turismo

Como trabalhar como maître de restaurante

A profissão de maître muitas vezes é confundida com a profissão de gerentes e supervisores. Ensino superior de administração e gestão de empresas ajudam o profissional a se destacar na profissão.

Porém para a profissão, o principal conhecimento necessário é o de conhecer o funcionamento de restaurantes. Então também é comum que o maître tenha especialização em gastronomia, assim como especialização em gestão de pessoas, atendimento a clientes e turismo e hotelaria. É uma profissão que requer realmente bastante especialização.

Um segundo idioma tem grande importância, principalmente o idioma inglês, para melhor atender os turistas estrangeiros.

O Senac tem um curso EAD de 63 horas para quem quiser se especializar na profissão maître.

Remuneração do maître de restaurante

Com tamanha especialização, o profissional também tem retornos financeiros maiores do que de outras profissões do setor de turismo. O salário do maître inicia na faixa de R$ 2.000,00 e aumenta de acordo com a sua especialização, experiência e estabelecimento onde trabalha.

Minha experiência com maître de restaurante

Já tive contato com profissionais que trabalham como maître em restaurantes renomados. Me lembro de um maître que conheci durante viagem a Gramado. Ele foi o responsável por agendar nossa reserva, depois nos recebeu na hora que chegamos, pediu nosso nome e nos levou até a mesa reservada.

Fiquei observando esse profissional durante alguns instantes e vi o quanto ele era acionado por todos do restaurante e estava preocupado com o bom atendimento de todos.

Finalizando

O maître é um profissional responsável por tudo e pode ser o sucesso ou o fracasso de um restaurante de grife. Entendo que é uma profissão que se conquista principalmente com os anos de experiência em restaurante e com suas especializações, o que demora para se conquistar, porém a espera pode valer a pena, já que é uma profissão extremamente recompensadora.

E você, já teve contato com um maître restaurante? Como foi a sua experiência? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

6 comentários em “Maître de restaurante – Profissão turismo

  • 26/03/2017 em 09:02

    Quero trabalhar na área. Como faz?

    Resposta
    • 03/04/2017 em 13:34

      Olá Maria, no texto deixamos um link de um curso no Senac para quem quer se especializar nessa profissão de maître. Dá uma olhadinha, o curso é online. Abraço!

      Resposta
  • 19/09/2017 em 14:27

    Olá, tudo bem? Como faço para me inscrever para uma vaga de emprego?

    Resposta
    • 01/10/2017 em 20:33

      Olá Carlos, tudo bom? O mais certo é você deixar currículo em restaurantes que tem esse cargo. Você já deixou currículo em algum restaurante? Outras opções para buscar emprego como maître é se inscrever no Linkedin, buscar oportunidades em agências de emprego e também participar de grupos no Facebook da profissão. Espero ter ajudado, abraço!

      Resposta
  • 14/11/2018 em 01:34

    Olá, gostei muito do artigo acima, quero parabenizar pelos pontos importantes que foram abordados.
    Me chamo Joaquim Moura, sou Maître no Restaurante japonês chamado Sansai, em Macaé – RJ. Comecei na função de Cumim, depois fui promovido a Garçom, depois fui promovido novamente e virei Chefe de Fila e por fim fui promovido a Maître. Hoje trabalho a frente de uma grande equipe, diante de um atendimento maravilhoso, o nosso restaurante é muito bem frequentado. Estou muito feliz com a minha profissão, e estou sempre em busca de novas técnicas e informações para melhorar o meu trabalho e o da minha equipe.
    Gostei muito das informações obtidas aqui.
    Parabéns!!!

    Resposta
    • 15/11/2018 em 17:32

      Olá Joaquim, que história de vida bacana, muito inspiradora. Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas que estão pensando em seguir carreira na profissão de maître. Parabéns pelo seu sucesso. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.