Maître de restaurante – Profissão turismo

Em mais um post da série sobre as profissões no mundo do turismo, a profissão a ser abordada hoje é uma profissão que não é muito conhecida da maioria dos brasileiros, a profissão de maître de restaurante.

A palavra maître é de origem francesa, no qual a grafia correta para escrevê-la é com o acento circunflexo no i. O significado do francês significa mestre.

O maître é responsável por agendar os clientes em restaurantes, coordenar quem vai servir qual mesa e lidar com a reclamação dos clientes.

O profissional também é responsável por destinar os clientes nas mesas, assim como dividir as mesas conforme a capacidade de atendimento dos garçons de restaurante.

Dependendo o restaurante em que atua, o maître é o responsável geral pelo jantar como um todo, inclusive pelo buffet oferecido ao cliente, no qual tem contato direto com chef de cozinha de restaurante.

Seu principal objetivo é a satisfação do cliente, no qual é o profissional que receberá as queixas e elogios dos clientes.

É um profissional que trabalha principalmente em grandes restaurantes com padrão elevado no atendimento. É comum vê-lo atuando em grandes resorts, hotéis renomados e também em restaurantes de navios de cruzeiros marítimos.

Maître de restaurante - Profissão turismo
Maître de restaurante – Profissão turismo

Como trabalhar como maître de restaurante

A profissão de maître muitas vezes é confundida com a profissão de gerentes e supervisores. Ensino superior de administração e gestão de empresas ajudam o profissional a se destacar na profissão.

Porém para a profissão, o principal conhecimento necessário é o de conhecer o funcionamento de restaurantes. Então também é comum que o maître tenha especialização em gastronomia, assim como especialização em gestão de pessoas, atendimento a clientes e turismo e hotelaria. É uma profissão que requer realmente bastante especialização.

Um segundo idioma tem grande importância, principalmente o idioma inglês, para melhor atender os turistas estrangeiros.

O Senac tem um curso EAD de 63 horas para quem quiser se especializar na profissão maître.

Remuneração do maître de restaurante

Com tamanha especialização, o profissional também tem retornos financeiros maiores do que de outras profissões do setor de turismo. O salário do maître inicia na faixa de R$ 2.000,00 e aumenta de acordo com a sua especialização, experiência e estabelecimento onde trabalha.

Minha experiência com maître de restaurante

Já tive contato com profissionais que trabalham como maître em restaurantes renomados. Me lembro de um maître que conheci durante viagem a Gramado. Ele foi o responsável por agendar nossa reserva, depois nos recebeu na hora que chegamos, pediu nosso nome e nos levou até a mesa reservada.

Fiquei observando esse profissional durante alguns instantes e vi o quanto ele era acionado por todos do restaurante e estava preocupado com o bom atendimento de todos.

Finalizando

O maître é um profissional responsável por tudo e pode ser o sucesso ou o fracasso de um restaurante de grife. Entendo que é uma profissão que se conquista principalmente com os anos de experiência em restaurante e com suas especializações, o que demora para se conquistar, porém a espera pode valer a pena, já que é uma profissão extremamente recompensadora.

E você, já teve contato com um maître restaurante? Como foi a sua experiência? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *