IBF – Instituto Baleia Franca

Conheci o Instituto Baleia Franca durante o projeto Santa Catarina na Bagagem. O IBF é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que fica situada na Praia do Rosa e que promove uma série de ações para atingir através de pesquisa e educação ambiental, a melhoria da qualidade de vida, a preservação da fauna e flora e a proteção dos recursos naturais marinhos e terrestres, sendo que o ponto forte é o monitoramento de baleias.

Confesso que até antes do projeto Santa Catarina na Bagagem, meu conhecimento sobre baleias era mínimo. Somente sabia que vinham as baleias para a região de Imbituba no inverno. Agora praticamente virei fã e farei questão de ir num dia que elas estiverem pela região, geralmente no período de junho e novembro.

Palestra do Instituto Baleia Franca

Participamos durante o evento de uma palestra esclarecedora e educativa, no qual levei alguns pontos que mais me chamaram a atenção para casa e compartilho aqui com vocês.

Palestra Instituto Baleia Franca
Palestra Instituto Baleia Franca

Um dos tópicos comentados é que as baleias vêm para Santa Catarina, mas não se alimentam por aqui. Elas somente buscam águas mornas e refúgio contra predadores para se procriarem e realizarem o nascimento de seus filhotes.

Outro ponto que me chamou a atenção é que cada baleia franca tem praticamente uma identidade única formada pela coloração em cima do seu corpo, no qual a partir delas, é que é possível saber que uma baleia voltou de uma temporada para outra para a região.

Os principais predadores das baleias são as orcas e tubarões grandes que atacam em grupos e matam principalmente filhotes e por afogamento.

Uma notícia bacana é que a população de baleias vem aumentando desde que foi proibida a caça de baleias no Brasil, o que é bom para a biosfera e a vida marinha em geral.

A palestra foi ministrada por Henrique Litman e Gabriela Godri que demonstraram um conhecimento e paixão incrível sobre a baleia franca. É muito bom ver pessoas dedicadas para um fim tão nobre.

IBF - Instituto Baleia Franca
IBF – Instituto Baleia Franca

Quem simpatiza com o mar, com as baleias e com o ecoturismo como um todo pode fazer o turismo de observação de baleias promovido pela Vida Sol e Mar Ecoresort. As baleias podem ser observadas da praia ou a partir de embarcações turísticas, onde os biólogos realizam um controle da aproximação e do tempo de observação desses mamíferos.

E você, teria interesse em ver de perto uma baleia? Qual o seu nível de conhecimento sobre o assunto?

A 1ª edição do Santa Catarina na Bagagem ocorreu na Praia do Rosa, em Imbituba, de 23 a 25 de maio de 2014. Idealizado e coordenado pela jornalista e autora do blog Destino Mundo Afora, Tatiana Dornelles, o tour contou com os blogueiros: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Thiago Cesar Busarello e Márcia Nichelatti (Vida de Turista), Cyntia Campos (A Fragrata Surprise), Erick Stengrat (My Destination Anywhere), Roberta Martins (Territórios), Kellen Bittencourt (Trilhamarupiara), Renata Campos (RêVivendo Viagens), Mauro César Noskowski (Meu Limite 191 Países), Raquel Bez (Põe a Mão no Bolso) e Lucas Estevam Ferreira (Estevam pelo Mundo)

O evento teve o apoio da Acim/Núcleo Praia do Rosa e Faro Comunicação e contou com a colaboração das pousadas Village Praia do Rosa e Vida Sol e Mar Eco ResortRefúgio do Pescador RestauranteCasarão Restaurante Bar MarBeleza Pura Resto/Lounge Bar e Instituto Baleia Franca (IBF).

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *