Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Gerente de hotel – Profissão turismo

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Olá pessoal, continuando nossa série de posts sobre as profissões da área de turismo, vamos falar da profissão de gerente de hotel, talvez uma das profissões em que o profissional é mais exigido do setor.

Vamos falar sobre as competências e responsabilidades da profissão, quais as qualificações necessárias para se tornar gerente de hotel, onde encontrar vagas para a profissão, assim como falar sobre a média de remuneração da profissão.

Sobre a profissão de gerente de hotel

O gerente de hotel é a pessoa que tem de administrar o hotel por completo, como a conquista de hóspedes para o hotel, a elaboração de ofertas promocionais, o cuidado no atendimento dos hóspedes durante a estadia e a qualidade na prestação de serviços.

O profissional também é responsável pela negociação de fornecedores de alimentos, a negociação de suprimentos, a contratação e motivação dos funcionários, o cuidado na escala de trabalho dos funcionários, enfim, é um profissional multitarefas responsável por manter o bom funcionamento do hotel.

É esse o profissional que o turista vai entrar em contato caso queira fazer uma reclamação sobre seus quartos que não foi atendida pelos recepcionistas, aquele que vai aprovar condições especiais de pagamentos e zelar pelo cumprimento de toda a operação.

Foi o que aconteceu quando fizemos viagem a Curitiba e o nosso quarto ficou muito aquém daquele que vimos na compra pela internet. Entramos em contato com o gerente que alterou o nosso quarto de hotel considerando nossas reivindicações.

Profissão gerente de hotel

Profissão gerente de hotel

Como ser gerente de hotel

O gerente de hotel é um cargo que exige maior qualificação e conhecimento do que outros cargos de funcionários que trabalham em hotéis. Também pudera, tamanha a responsabilidade e gabarito exigido para a função.

A recomendação é que esse profissional tenha no mínimo a sua formação em curso superior de Turismo e Hotelaria, assim como outros cursos de especialização que podem ser conquistados com cursos de pós-graduação ou então cursos profissionalizantes como de gestão de pessoas, marketing, administração de restaurante, administração de lavanderia, entre outros.

Nesse sentido, as escolas e universidades ajudam ao oferecer os cursos relacionados à área, como é o caso da Uniasselvi, Unicesumar, Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras e Unip, sendo que muitos dos cursos podem ser feitos de maneira EAD. Para pós-graduação, você pode consultar também a Uniasselvi. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Além disso, é mais do que recomendado para o gerente de hotel ter as habilidades para ler, falar e escrever em um segundo idioma, principalmente o inglês, para atender os turistas estrangeiros. Sites como da Babbel podem ajudar o gerente de hotel a aumentar sua remuneração nesse sentido.

Essa habilidade é útil principalmente se acontecer um problema que os funcionários podem ter causado para um turista de fora do país, no qual é solicitada a presença do gerente do hotel para resolver a situação naquele idioma.

Remuneração do gerente de hotel

A remuneração do gerente de hotel depende muito do hotel ou resort onde o profissional está trabalhando. Por exemplo, em resorts all inclusive de renome internacional com inúmeros prédios, andares e quartos para administrar torna a profissão muito mais complexa do que um hotel que possui somente uma torre, poucos andares e também poucos quartos.

Com certeza o primeiro gerente de hotel tem salários maiores do que o segundo que trabalha em hotéis menores e que dificilmente atendem turistas estrangeiros. Já pensou administrar toda a rede hoteleira do Rio Quente Resorts? Ou então de um hotel que recebe milhares de turistas em Fortaleza?

A região onde o hotel fica localizado também influencia no salário do profissional, já que os sindicatos de cada região regulam os pisos salariais da profissão. Em regra, o salário do gerente de hotel começa em R$ 2.500,00 e pode chegar a até R$ 12.000,00.

A remuneração aumenta também com base na experiência profissional do gerente, na sua qualificação profissional, assim como nos cursos de especialização e idiomas.

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de gerente de hotel podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelos principais hotéis e resorts do Brasil.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Participar de grupos de Whatsapp e comunidades no Facebook também podem ser boas oportunidades para conhecer as vagas antes dos demais candidatos.

Minha experiência com gerente de hotel

Já tive a oportunidade de falar e conversar com pelo menos dois gerentes de hotéis em eventos específicos que os blogueiros de viagem foram convidados, como na viagem para Foz do Iguaçu ou na viagem para Aracaju.

O papo com eles foi muito inspirador, principalmente porque eles puderam contar toda a sua trajetória e como fizeram para chegar até ali, sempre com muito respeito e dedicação à profissão.

Ambos os gerentes também mostraram com orgulho as diversas categorias de quartos dos seus hotéis, falaram com propriedade sobre qual era o público-alvo de turistas do hotel, os cuidados com a qualidade no atendimento e também abriram espaço para perguntas em geral.

Essa é uma profissão de respeito e prestígio que vale a pena investir. O nosso país é muito grande e existem vários hotéis no Brasil que precisam de profissionais especializados e que se dediquem à profissão.

Finalizando

Como falamos ao longo do artigo, a profissão de gerente de hotel é um cargo de grande confiança para as redes hoteleiras, no qual é exigido um grau de competência acima da média, mas que remunera com base na experiência do profissional e qualificação alcançada.

Aqui no artigo você leu sobre como se tornar um gerente de hotel, quais as qualificações necessárias, a remuneração base, assim como formas de encontrar empregos para a profissão.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Você tem interesse em ser gerente de hotel? Conhecia todas as funções e responsabilidades desse profissional? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Toscano disse:

Vou começar no ramo, espero aprender muito e obter sucesso.
Parabéns Thiago me ajudou!!!
Boa noite, muita positividade e sucesso a todos.

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Toscano, obrigado igualmente para você. Muita sorte e sucesso na profissão! Abraço!

Ana Karoline Silva disse:

Trabalhei por dois anos como aprendiz em uma rede de hotéis, mas estava na duvida de seguir essa carreira. Você me ajudou muito, Thiago. Obrigada e muito sucesso!

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Ana! Que bom que pudemos ajudar de alguma forma! Abraço e sucesso na profissão!

Fabricio Fonseca disse:

Estou migrando para o ramo hoteleiro e pretendo aprender e me focar na gerência hoteleira. Gostaria de saber quais seriam todas as responsabilidades e onde posso estudar sobre processos e padrões. Meu ponto fraco é não ter ainda fluência em uma segunda língua.

Obrigado pela atenção.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Fabricio, que bacana, desejo desde já sucesso na profissão. As responsabilidades são muitas que vão desde ter a boa receptividade com os hóspedes até o zelo e cuidado com o hotel e funcionários. Uma dica é se especializar fazendo cursos da área. O Sebrae pode ajudar muito nesse sentido. Você já chegou a procurar eles? Quando conhecemos nossas limitações como o caso do segundo idioma, precisamos fazer um plano de ação e resolver o problema, já com data marcada, senão o assunto somente vai ficando mais para a frente. Que tal marcar uma visita em uma escola de idiomas? Abraço!

dario de oliveira oliveira disse:

Oba que bom seu trabalhoGost5ei.

Me formei em economia pela UERJ, e nao trabalhei na area mas apesar de aposentado (area de projetos em telecom), quero ser util em trabalho com pessoas. Seu artigo foi injeçaõ em mim.

Muito feliz.

Dario

Thiago Cesar Busarello disse:

Que legal Dario, também ficamos felizes em inspirar e colaborar com todos que nos visitam aqui. Obrigado pelo comentário!

Joel Leandro Correa disse:

Meu nome é Joel Leandro. Na função de gerente de hotel trabalhei em vários como minha região e de montanha cachoeira.trabalhei vários formado em tecnologia de administração e com o curso de administração de hotelaria eu consegui desenvolver minha função .hoje eu posso dizer eu amo trabalhar em hotelaria pra mim desafiador. Mais hoje estou estou desempregado. Trabalhei 12 anos na Área de hotelaria foi muito bom

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais