Gerente de hotel – Profissão turismo

Continuando nossa série de posts sobre as profissões da área de turismo, vamos falar da profissão de gerente de hotel, talvez uma das profissões em que o profissional é mais exigido do setor.

O gerente de hotel é a pessoa que tem de administrar o hotel por completo, como a conquista de hóspedes para o hotel, a elaboração de ofertas promocionais, o cuidado no atendimento dos hóspedes durante a estadia, a qualidade na prestação de serviços, a negociação de fornecedores de alimentos, a negociação de suprimentos, contratação e motivação dos funcionários, o cuidado na escala de trabalho dos funcionários, enfim, é um profissional multitarefas responsável por manter o bom funcionamento do hotel.

Profissão gerente de hotel
Profissão gerente de hotel

Como ser gerente de hotel

O gerente de hotel é um cargo que exige maior qualificação e conhecimento do que outros cargos de funcionários que trabalham em hotéis. É necessária a formação em curso superior de Turismo e Hotelaria, assim como outros cursos de especialização como de gestão de pessoas, marketing, administração de restaurante, administração de lavanderia, entre outros.

É fundamental para o gerente de hotel ter um segundo idioma para atender os turistas estrangeiros, principalmente se acontecer um problema que os funcionários podem ter causado, no qual é solicitada a presença do gerente do hotel para resolver a situação.

Remuneração do gerente de hotel

A remuneração do gerente de hotel depende muito do estabelecimento onde o funcionário está trabalhando. Por exemplo, em resorts all inclusive de renome internacional com vários prédios e quartos para administrar, com certeza tem salários maiores do que de hotéis menores com poucos quartos e que dificilmente atendem turistas estrangeiros.

A região onde o hotel fica também influencia no salário, já que os sindicatos de cada região regulam os pisos salariais da profissão. Em regra, o salário do gerente de hotel começa em R$ 2.500,00 e pode chegar a até R$ 12.000,00.

Minha experiência com gerente de hotel

Já tive contatos com gerentes de hotéis em eventos específicos para os blogueiros, como na viagem para Foz do Iguaçu ou na viagem para Aracaju, no qual os gerentes de hotéis mostravam as categorias de quartos do hotel, qual o público-alvo de turistas daquele hotel, o cuidado com a qualidade no atendimento e também abriam espaço para perguntas em geral.

Com certeza é um cargo de grande confiança para as redes hoteleiras, no qual é exigido um grau de competência acima da média. Vejo que é uma profissão que vale a pena investir, já que existem vários hotéis no Brasil que precisam de bons profissionais especializados na área.

E você, tem interesse em ser gerente de hotel? Conhecia todas as funções e responsabilidades desse profissional? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *