Garçom de restaurante – Profissão turismo

Em mais um post da série sobre as profissões do mundo do turismo, vamos falar hoje sobre a profissão de garçom de restaurante.

O garçom de restaurante é um profissional que tem um grande e vasto mercado de trabalho. Eles podem trabalhar em restaurantes, festas, batizados, casamentos e aniversários, mas nesse post vamos falar exclusivamente sobre os profissionais que trabalham em restaurantes, principalmente aqueles que encontramos durante as viagens, afinal quem não gosta de viajar e conhecer um restaurante novo e de excelente atendimento, não é verdade?

Em um restaurante, o garçom é responsável pela recepção do cliente, por anotar os pedidos, limpar e organizar as mesas, levar as refeições e bebidas, trazer a conta, entre outras atividades, sempre de forma educada e simpática.

Garçom de restaurante
Garçom de restaurante

Como ser garçom de restaurante

Não existe uma formação específica e necessária para um garçom de restaurante, mas os restaurantes que tem maior preocupação com os clientes proporcionam cursos e treinamentos específicos para seus funcionários, pois os garçons são na maioria das vezes a única pessoa que terá contato com o cliente e por isso é de fundamental importância que o cliente seja bem atendido para que ele volte ao restaurante.

Alguns cursos de garçom podem ser feitos on-line e por conta própria e aumentam as chances de contratação no setor. Esses cursos dão noções básicas de atendimento, de cuidado ao levar os pratos para a mesa, de retirar os pratos, de servir as bebidas, entre outros, como o curso gratuito de Garçom de PSG de 250 h do SENAC.

Remuneração do garçom de restaurante

O salário do garçom de restaurante fica na média de R$ 1.200,00 dependendo da região e porte do restaurante. Quando é o caso, o garçom recebe 10% de taxa de serviço da conta do cliente pela prestação de serviços. O cliente não é obrigado a pagar a taxa de serviço caso não tenha sido bem atendido, mas se o garçom atender bem o cliente, na maioria das vezes recebe o adicional. Ainda em alguns casos o garçom pode receber gorjetas dos clientes, principalmente de turistas estrangeiros.

Minha experiência com garçom de restaurante

Na minha vida, eu já tive vários contatos com garçons de restaurantes. A diferença entre o atendimento de garçons bem preparados e de garçons mal preparados é gritante.

Eu me lembro de uma vez durante viagem a Gramado que um garçom derrubou gordura de carne em cima de um cliente ao meu lado e sujou a roupa do cliente. Garçom despreparado? Nesse caso não, foi simplesmente uma fatalidade. O garçom era altamente preparado e prontamente pegou um pano branco e trouxe um produto para a limpeza de onde tinha sujado o cliente. O cliente permitiu ele fazer o procedimento da limpeza e em aproximadamente 5 minutos a roupa ficou praticamente limpa. O garçom ficou conversando com o cliente o tempo inteiro sempre de forma muito segura e educada. Um verdadeiro exemplo de atendimento do garçom e cordialidade.

Outro diferencial que vejo no atendimento dos garçons é quando tenho dúvidas em relação ao cardápio e o garçom sabe como o prato foi preparado. Ou então quando peço sugestões das melhores opções do cardápio e o garçom responde prontamente e com propriedade. Sinto maior confiança em garçons com esse conhecimento e ganham pontos adicionais comigo.

Profissão garçom de restaurante
Profissão garçom de restaurante

Finalizando

Seja em restaurantes simples ou sofisticados, o que queremos sempre é ser bem atendidos e sair satisfeitos. Os garçons de restaurante tem papel fundamental na prestação desse serviço.

E você, tem interesse em trabalhar como garçom? O que você considera importante na profissão de garçom? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *