Eleições 2016 – Voto em trânsito

Continuando a série especial de artigos sobre as eleições 2016 e o mundo das viagens, vamos falar hoje sobre o voto em trânsito.

O voto em trânsito foi uma novidade implantada em 2010, no qual o eleitor viajante tinha a oportunidade de votar fora do seu domicílio eleitoral, apenas para escolher o presidente da República.

No ano de 2014, o voto em trânsito também foi liberado e expandido para todas as cidades com mais de 200 mil habitantes.

Em ambos os casos, o voto em trânsito permitia ao eleitor viajar dentro do país, como fazer uma viagem para Florianópolis no dia da eleição sem deixar de honrar seus compromissos eleitorais.

Voto em trânsito nas eleições 2016

Infelizmente em 2016 não haverá o voto em trânsito, já que o controle das votações ficaria muito difícil para os TREs estaduais, afinal o número de candidatos de prefeitos e vereadores é muito maior do que o número de candidatos de deputados, senadores e presidentes.

O mesmo aconteceu nas eleições municipais de 2012 e da mesma forma acontecerá nas eleições 2016.

É uma pena, porque restringe ao eleitor viajante a possibilidade de ir para um destino turístico que oferece descontos durante as eleições, justamente para aproveitar a baixa demanda no período. Sei que muitos hotéis de Fortaleza oferecem descontos nessa época do ano.

O viajante que quiser aproveitar os descontos de qualquer forma e fazer uma viagem no dia da eleição, terá de preencher a justificativa eleitoral.

Eleições 2016 - Voto em trânsito
Eleições 2016 – Voto em trânsito

Voto em trânsito nas eleições 2018

O voto em trânsito em 2018 volta ao normal, no qual será expandido novamente, dessa vez para as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Também será liberada a votação para mais cargos além do cargo de presidente, desde que estejam dentro do seu estado de domicílio eleitoral.

Para estar habilitado para o voto em trânsito, o eleitor deve se cadastrar em qualquer cartório eleitoral em até 45 dias antes da eleição, apresentando um documento de identificação oficial com foto.

Ainda não existe previsão de liberar essa opção para quem for viajar para o exterior.

Sobre as eleições 2016

As eleições 2016 acontecerão no dia 02 de outubro e terão o segundo turno dia 30 de outubro, onde somente acontece o segundo turno para eleições municipais em municípios que tem mais de 200 mil eleitores.

Os eleitores escolherão os representantes para seus municípios, votando em candidatos a prefeito e candidatos a vereadores. Maiores informações no site do TSE.

E você, tem viagem marcada no dia da votação? Queria utilizar o recurso do voto em trânsito? Deixe o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *