Eleições 2016 e o mundo do turismo

Além das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o ano de 2016 será ano de eleições 2016 onde novamente nós brasileiros vamos às urnas para eleger nossos representantes, dessa vez para eleger os representantes municipais.

Qualquer eleição tem impacto nas nossas vidas e não seria diferente no mundo do turismo. Nesse artigo, trouxemos nossa opinião sobre como as eleições 2016 podem afetar nossa vida e o mundo das viagens.

Nossa opinião sobre as eleições 2016

No atual cenário político do Brasil, de tantas decepções e descrédito com relação à política, é impossível não pensar em eleger melhores governantes que pensem em fazer um país melhor, começando pelos municípios.

É importante eleger políticos que você conhece por ter boa índole. Aquele que tenha feitos e reconhecimentos na sua cidade, através da representação de entidades públicas, de bem-servir as pessoas, de gostar de lidar com pessoas.

O fato das eleições 2016 serem eleições municipais, permite a você conhecer as pessoas que estão se candidatando e isso é um ponto muito positivo. Quem está se candidatando é um vizinho, um parente, um amigo de um amigo, um representante de categorias, etc.

Se você não conhece, peça para os candidatos qual é a sua história, quais foram suas conquistas, quais são seus planos de governo e quais as metas que pretende alcançar em um período de 4 anos.

Aqui em Timbó, sempre que vejo um candidato, pergunto a ele sobre uma série de assuntos e também sobre a questão do turismo da cidade.

Eleições 2016 e o mundo do turismo
Eleições 2016 e o mundo do turismo

O que perguntar para o candidato?

Como eu sei que você gosta de viajar, não deixe de perguntar o que esse representante estará fazendo pelo turismo da sua cidade. Algumas perguntas que você pode fazer:

  • Como pretende incentivar a vinda de turistas para o município?
  • Quais vias serão construídas para facilitar o acesso dos turistas?
  • Quais monumentos, praças e prédios públicos com potencial turístico pretende construir?
  • Quais eventos pretende realizar para chamar mais pessoas?

O que faz um prefeito?

O prefeito tem a missão de representar os moradores de uma cidade, através da elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipios, inclusive afetando o turismo.

Ele tem de executar as obras pela prefeitura, fiscalizar e fazer com que elas aconteçam dentro do que foi estabelecido.

Um prefeito bem atuante, pode ser o diferencial na hora de buscar recursos de fora do município para aquisição de máquinas, construção de obras e manter a máquina pública.

O que faz um vereador?

Os vereadores têm a missão de fiscalizar as ações da prefeitura e legislar para analisar e votar projetos de lei sugeridos pelos parlamentares, pelo prefeito ou pela sociedade.

Eles têm a função de representar muitas vezes regiões específicas de uma cidade, atendendo a reivindicação de bairros e regiões que o prefeito muitas vezes não consegue atender.

Escolher bons vereadores, pode ser a diferença entre ser ouvido e ter as alterações de lei necessárias para melhor atendimento da população.

Eleições 2016 e o turismo

O turismo tem grande importância econômica para uma cidade. Ele pode trazer divisas de fora até então desconhecidas para um município que aumentam o recolhimento de impostos e permitem a construção de novos estabelecimentos turísticos, a criação de empregos e a geração de rendas extras para as famílias.

Um turismo bem feito explorando a cultura local, a gastronomia, a natureza e os atrativos turísticos pode impulsionar uma cidade para outro patamar. Vide as cidades de Gramado, Balneário Camboriú, Bonito e muitas outras cidades do país que vivem absolutamente para o turismo.

Sem o turismo, essas cidades não conseguem manter o padrão de vida de seus moradores no atendimento à saúde, educação e tudo mais.

E se eu estiver viajando durante as eleições 2016?

Ao mesmo tempo que as eleições são importantes, sei que muitos de nós esquecem que as eleições são em outubro e acabam marcando viagens mesmo nos dias de votação.

As eleições 2016 acontecerão no dia 02 de outubro e terão o segundo turno dia 30 de outubro, onde somente acontece o segundo turno para eleições municipais em municípios que tem mais de 200 mil eleitores.

Nessas datas, você tem de comparecer às urnas, já que vale lembrar que o voto é obrigatório no Brasil e é necessário cumprir os deveres eleitorais.

Para ajudar o eleitor viajante, criaremos uma série de artigos especificamente sobre as eleições 2016:

Acompanhe a nossa série de posts que será publicada nos próximos dias para você ter acesso a um conteúdo exclusivo e direcionado para você viajante.

Até o próximo artigo! Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *