Eleições 2016 – Como votar fora do país

Em mais um post da nossa série de artigos sobre as eleições 2016 e o mundo das viagens, viemos falar hoje sobre como votar fora do país.

As eleições 2016 são eleições municipais para eleger os representantes a prefeito e vereadores dos municípios brasileiros.

São eles que nos representarão nos próximos 4 anos para atender as reivindicações locais da sociedade, executando obras de bem-feitoria aos municípios brasileiros e regendo as leis municipais para melhor servir a população.

Infelizmente, para quem estiver viajando fora do país no dia da votação não terá como votar em 2016. Isso vale tanto para as eleições municipais, como para as eleições presidenciais.

Para quem está morando no exterior e transferiu o domicílio eleitoral para lá, não tem a obrigação de votar nas eleições municipais, e sim apenas nas eleições presidenciais, já que fazem parte da Zona Eleitoral do Exterior.

Eu quero votar fora do país mesmo assim

Ah, mas eu tenho um parente ou amigo que é candidato a vereador e eu quero votar nele mesmo estando viajando na Itália no dia da votação. Tem como? Não, não tem como.

Inclusive, quem estiver viajando fora do país terá de fazer a justificativa eleitoral por não conseguir votar no dia da votação, já que o voto é obrigatório. Informações sobre como justificar a ausência na votação colocamos nesse artigo sobre a justificativa eleitoral.

Se você tem muito interesse em votar para as eleições municipais, terá de retornar ao Brasil no dia das eleições 2016.

Eleições 2016 - Como votar fora do país
Eleições 2016 – Como votar fora do país

Como funciona para quem transferiu o domicílio eleitoral?

Para quem transferiu o domicílio eleitoral para o exterior, os passos para votar fora do país nas eleições presidenciais são os seguintes:

  1. Solicitar transferência de domicílio eleitoral
  2. Resgatar novo título de eleitor
  3. Aguardar confirmação do local de votação pela embaixada ou consulado
  4. Aguardar o dia da eleição
  5. Se dirigir ao local indicado para votação com os documentos necessários
  6. Realizar a votação

A transferência de domicílio eleitoral deve ser feita nos 150 dias que antecedem a votação do 1º turno das eleições e será aceita somente para quem já tem pelo menos 3 meses morando no exterior.

Sobre as eleições 2016

As eleições 2016 acontecerão no dia 02 de outubro e terão o segundo turno dia 30 de outubro, onde somente acontece o segundo turno para eleições municipais em municípios que tem mais de 200 mil eleitores.

Os eleitores escolherão os representantes para seus municípios, votando em candidatos a prefeito e candidatos a vereadores. Maiores informações no site do TSE.

E você, tem viagem marcada no dia da votação? Queria votar fora do país? Deixe o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *