Eleições 2014 – Justificativa eleitoral durante uma viagem

Continuando nossa série de posts sobre as eleições 2014 e o mundo das viagens, vamos falar hoje sobre a justificativa eleitoral. O dia da votação das eleições 2014 está chegando e você nem se deu conta de que marcou uma viagem justamente em dia de eleição? Pois é, isso já aconteceu comigo também.

Por sorte, acabou não acontecendo o segundo turno no período em que eu estava viajando e na cidade onde moro, a cidade de Timbó – SC, e portanto não precisei justificar o voto. Agora se isso acontecer com você, saiba o que fazer para apresentar justificativa eleitoral e se manter regularizado, já que o voto é obrigatório no Brasil.

O que é a justificativa eleitoral

A justificativa de voto é o instrumento que possibilita ao eleitor justificar a sua ausência às urnas perante o juiz eleitoral. Ela pode ser feita no dia da eleição ou até no prazo de até 60 dias após a realização de cada turno da eleição, sendo que cada turno requer a sua própria justificativa.

Existe um modelo de documento de justificativa de voto próprio da Justiça Eleitoral para efetuar a justificativa, que pode ser encontrado no site do TSE. Nele deve estar claro o motivo do não comparecimento, anexando documentos que comprovem a impossibilidade do voto. Ex.: bilhete de passagem aérea, atestado de saúde, etc. A entrega pode ser pessoal ou por correios. É proibido o envio deste documento por e-mail.

Não há limites para justificativas, desde que elas sejam sempre apresentadas ao juiz eleitoral.

Se o eleitor não votar e não apresentar justificativa eleitoral, existirá multa imposta pelo juiz eleitoral, cobrada na forma da Lei. Acontecendo em três eleições consecutivas será cancelada automaticamente a inscrição do eleitor.

Justificativa eleitoral
Justificativa eleitoral

Como justificar o voto durante uma viagem no Brasil

Estando em viagem dentro do Brasil, fora do domicílio eleitoral onde se vota, pode-se apresentar justificativa no dia da eleição em qualquer local de votação ou mesa receptora de justificativa no mesmo horário da eleição (das 08 h às 17 h).

Caso não seja possível justificar durante o dia da eleição, o eleitor pode enviar o documento da justificativa eleitoral dentro dos 60 dias mencionados acima.

Como justificar o voto durante uma viagem no exterior

Não é possível justificar o voto durante o dia da eleição para o eleitor em viagem no exterior. A justificativa deve ser feita em até 60 dias após a realização de cada turno ou até 30 dias após o retorno da viagem ao Brasil e apresentada no cartório eleitoral.

Lembrando que é possível também enviar documento de justificativa eleitoral ao juiz de sua zona eleitoral por correio ou parentes que estejam no Brasil, anexando documentos que comprovem a estada no exterior.

Como justificar o voto sendo eleitor inscrito no exterior

Não é possível justificar o voto durante o dia da eleição para o eleitor inscrito no exterior. Deverá ser enviada justificativa eleitoral preenchida ao cartório eleitoral do exterior em Brasília, no prazo de 60 dias após a realização de cada turno. O eleitor deve guardar o comprovante de expedição da correspondência para evitar eventuais problemas de falha de recebimento.

Finalizando

Como podemos ver, a justificativa eleitoral não é difícil, mas é um processo burocrático cheio de regras a serem seguidas. Porém não se prive de viagem com a família e amigos por causa das eleições afinal não são sempre que surgem momentos de descanso ou boas promoções e descontos de viagens.

As eleições de 2014 acontecem nos dias 5 de outubro e 26 de outubro. Os votos serão para presidente da República, governador do Estado, senador, deputado federal e deputado estadual.

Maiores informações sobre os candidatos e as eleições 2014 podem ser encontradas no site do TSE.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Um comentário em “Eleições 2014 – Justificativa eleitoral durante uma viagem

  • 26/10/2014 em 10:20

    Votei a 1 turno
    ,não tenho como votar no 2 .o que devo fazer?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *