Dicas para viajar de carro

Viajar de carro é a prática mais comum aqui no Brasil, principalmente quando o destino não é tão longe da onde a pessoa mora. Mesmo assim não tomamos  cuidados que são de extrema importância para manter a segurança e fazer com que a viagem seja tranquila e o turismo bem feito no qual esquecemos básicas dicas para viajar de carro.

Confira abaixo dicas para viajar de carro

Dicas para viajar de carro antes de viajar:

  • Verifique as condições do carro. O mais comum é verificar os freios, pneus, bateria, nível de água e óleo do motor.
  • Confira se a documentação do carro está em dia (Carteira Nacional de Habilitação, Certificado de Registro, Licenciamento do Veículo), assim como o seguro (carteirinha e telefone).

 

Dicas para viajar de carro
Dicas para viajar de carro

Dicas para viajar de carro na estrada:

  • Faça direção defensiva. “A paciência é uma virtude”.
  • Não tente ultrapassar todo mundo. O tempo não é tão importante quanto a sua vida ou de sua família e como diz o ditado: “Vale a pena perder um minuto na vida, do que a vida num minuto”.
  • Respeite a sinalização. Elas não estão lá para nada. Cuidado com as multas de carro.
  • Evite acidentes de carro.

Caso acontecer algum imprevisto:

  • Verifique as obrigatoriedades do carro como macaco, chave de roda e triângulo.
  • Leve uma chave de reserva. Nunca se sabe se você vai perder a mesma.
  • É sugerido levar lanterna para reparos noturnos e água para caso haja aquecimento do carro.

Em caso de emergência:

Não importa se é carro usado ou carro novo, manter um carro equipado e conferindo todas essas informações você tem grandes chances de fazer uma excelente viagem.

Para conferir outras dicas de viagem, visite nosso post especial Dicas de Viagem e também nos acompanhe nas redes sociais, no qual postamos uma dica de viagem por dia.

Boa viagem!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

6 comentários em “Dicas para viajar de carro

  • 12/10/2011 em 20:05

    Amigo com tanto carros nas estradas e nas ruas todo cuidado é pouco. Tomar esses cuidados básicos podem evitar muita dor de cabeça caso aconteça alguma imprevisto, mas na minha opinião os cuidados mais importantes são exatamente as nossas decisões quando estamos ao volante, uma vez que a maioria dos acidentes são provocados pela imprudência.

    Resposta
    • 11/07/2013 em 14:52

      Concordo plenamente João. Em grande parte dos acidentes nós mesmos somos os culpados por imprudências que fazemos ao volante.

      Resposta
  • 02/11/2014 em 11:42

    bom dia a todos, leio quase tudo que fale sob viajar de carro seja Brasil ou America do sul, pra ser sincero ainda não encontrei nada que retrate uma viagem de verdade de carro. Já fiz duas viagem a primeira entrando por Assis Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, e Brasil via Boa Vista, Manaus que é outro Brasil pra quem está viajando de carro, e na segunda entrei por Foz de Iguaçu, Chile, Peru, Bolívia, e Equador, voltamos por Assis Brasil, é pra falar a verdade nenhum post retrata realmente o que a viagem é de verdade,.
    Primeiro não pode ter pressa, segundo dirigir com todo cuidado sem pressa, estar de bem com a vida, cada viajem uma aventura ou história diferente, nas duas viagens não tivemos problemas nenhum e nem facilidades, onde foi ótimo na primeira foi bom na segunda, não há nada difícil nem muita facilidades, mas nada de medo, há maioria das pessoas postam só o que deu errado, comigo nada deu errado embora tivemos uns dez por cento de desacertos, mas digo a todos vale muito viajar de carro.)

    Resposta
    • 07/04/2016 em 10:52

      Olá José Tarcísio! Muito legal contribuir com a sua experiência aqui no blog. Com certeza não devemos ter medo de viajar de carro. Apenas tomar alguns cuidados e se precaver para que caso aconteça algum problema estejamos preparados, não é verdade? Abraço e volte sempre por aqui!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *