Consultor de intercâmbio – Profissão turismo

Continuando nossa série de posts sobre a profissão turismo, o post de hoje traz informações sobre a profissão de consultor de intercâmbio.

A profissão de consultor de intercâmbio é muito similar ao de um agente de viagens que trabalha em agência de viagens, só que o foco dele é vender os programas de intercâmbio para quem quer estudar ou trabalhar fora do país nas agências de intercâmbio.

Existem muitas agências de intercâmbio no Brasil que precisam de profissionais qualificados para vender seus programas de intercâmbio. Os programas de intercâmbio geralmente são montados de acordo com parcerias com escolas e universidades fora do país ou com empresas de recrutamento de fora do país.

Como muitos programas de intercâmbio são para alunos e estudantes, é comum para o consultor de intercâmbio ter de atender principalmente pais de estudantes para dar as explicações de como funcionam os programas.

É importante para o profissional que atua com a venda de intercâmbio passar credibilidade das instituições de ensino lá fora e demonstrar como a agência de intercâmbio aqui do Brasil presta o apoio e assessoria para o intercambista que está em outro país. Se ele não passar credibilidade, dificilmente conseguirá vender um programa de intercâmbio.

O bacana de trabalhar com essa profissão é que ele está muitas vezes realizando o sonho de várias pessoas que sonham em estudar e morar fora do país, assim como está o tempo todo falando de viagens pelo mundo e da cultura de vários países diferentes.

Consultor de intercâmbio - Profissão turismo
Consultor de intercâmbio – Profissão turismo

Remuneração do consultor de intercâmbio

A remuneração do consultor de intercâmbio funciona com um salário fixo mais remuneração variável de acordo com o número de vendas dos programas de intercâmbio da agência.

Os salários médios iniciam geralmente na faixa de R$ 1.000,00 e vão aumentando de acordo com o nível e experiência do profissional, de acordo com o grau de formação e de acordo com o aumento de responsabilidades na função.

Assim como o agente de viagens, o consultor de intercâmbio também ganha incentivo na venda de programas de intercâmbio de algumas escolas, muitas delas através de viagens para fora do país.

Para trabalhar na função é importante ter bom poder de persuasão para venda de pacotes de intercâmbio, ter bons conhecimentos de geografia, ter boas habilidades de comunicação e suportar pressão por metas. Formação em cursos universitários de turismo também contam pontos a favor por demonstrar o conhecimento de como funciona o mercado de turismo.

Minha experiência com consultor de intercâmbio

Recentemente estive em duas agências de intercâmbio aqui de Blumenau: a CI Intercâmbio e a STB Intercâmbio, ambas as empresas de grande renome nacional do setor de intercâmbio. Fui buscar informações sobre um intercâmbio para a Irlanda ou Austrália que queria fazer, no qual pude conhecer um pouco mais do serviço do profissional consultor de intercâmbios.

Nas duas instituições que fui atendido, um dos profissionais tinha feito 3 intercâmbios para fora do país e o outro não tinha feito nenhum programa. Adivinha qual passou mais credibilidade? Qual que prestou melhores informações? Por isso a experiência conta muito para esse profissional.

E você, já conhecia essa profissão? Ficou com interesse em trabalhar como consultor de intercâmbio? Já fez algum intercâmbio na vida? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *