Concierge de hotel – Profissão turismo

Em mais um post da série de artigos sobre a profissão turismo, o artigo de hoje é para falar da profissão de concierge de hotel.

O concierge é a pessoa que trabalha em hotéis e resorts, responsável por controlar as entradas e saídas do hotel. Geralmente trabalha em um balcão na entrada do hotel e apoia os hóspedes em qualquer pedido, como no pedido de táxis, na prestação de informações sobre o hotel ou de destinos turísticos, na venda de passeios, na locação de carros, na reserva e indicação de restaurantes e assim por diante. Um verdadeiro prestador de serviço para melhor atender os turistas nas suas necessidades durante a viagem.

Em alguns casos a profissão se confunde com profissão de mensageiro de hotel, já que as atribuições são muito semelhantes. A profissão somente se distingue mesmo em grandes hotéis e resorts, no qual o concierge tem uma profissão mais especializada na orientação e prestação de serviço especializado ao hóspede e a profissão de mensageiro é mais operacional, principalmente de carregar as malas dos hóspedes para os quartos, de pegar as correspondências, de levar mensagens de um funcionário para outro que está trabalhando em outro departamento, de dar orientações sobre o funcionamento da TV, entre outras.

Concierge de hotel - Profissão turismo
Concierge de hotel – Profissão turismo

Como ser concierge de hotel

Não é necessária formação universitária para executar a profissão de concierge de hotel, porém se for para se especializar, a indicação são os cursos superiores de turismo e hotelaria. O funcionário precisa ter como habilidades principais o bom atendimento ao público e a boa comunicação.

O concierge que fizer boas parcerias com taxistas, restaurantes e pontos turísticos fará a diferença no atendimento e dependendo o caso ainda poderá ganhar comissões dos estabelecimentos.

Outro diferencial para o concierge é ter um segundo idioma para melhor atender os turistas estrangeiros, no qual o mais recomendado é o idioma inglês.

Remuneração concierge de hotel

A remuneração do concierge de hotel depende o hotel ou resort em que estará trabalhando. Se for um hotel e resort de renome internacional, seus serviços são bem específicos e requisitados, principalmente por turistas estrangeiros e o salário é maior e menos operacional do que de trabalhar em hotéis e resorts menores. O salário gira em torno de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00.

Minha experiência com concierge de hotel

Tive contato com concierge de hotel apenas duas vezes, na viagem a Cancún e na viagem a Buenos Aires. Utilizei os serviços do concierge para chamar táxis e indicar bons restaurantes, no qual foram bem prestativos. Também já tive contato com mensageiros de hotel, no qual o principal serviço que utilizei foi de levar as malas para os quartos.

Finalizando

Entendo que ambas as profissões de concierge e mensageiro de hotel são bem interessantes no ramo hoteleiro, principalmente pelo contato com os hóspedes, já que ajudam a exercitar um segundo idioma. Indicaria a profissão para quem está começando a carreira no ramo do turismo.

E você, já conhecia a profissão de concierge? Tem interesse de trabalhar com essa profissão? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *