Chef de cozinha de restaurante – Profissão turismo

Em mais um post sobre as profissões no mundo do turismo, vamos falar de outro papel de suma importância no mundo do turismo que é o chef de cozinha de restaurante.

Quem não gosta de comer pratos exclusivos e deliciosos durante a viagem? Pois é, eles são preparados pelos chefs de cozinha.

O chef de cozinha tem várias responsabilidades, como a de selecionar os alimentos, elaborar cardápios, cozinhar os pratos solicitados pelos clientes nos restaurantes, coordenar os ajudantes de cozinha para a confecção dos pratos e garantir a qualidade do prato como um todo (consistência, sabor e aparência), sendo que aumenta a responsabilidade do chef quando o restaurante está cheio e os pedidos começam a acumular.

Profissão chef de cozinha
Profissão chef de cozinha

Como ser chef de cozinha de restaurante

Para ser chef cozinha não é necessário formação em curso superior de gastronomia, basta conhecer de cozinha, elaborar bons cardápios, preparar pratos com sabor e conduzir o time da cozinha. Cursos de gastronomia ou formação superior em gastronomia, claro, são diferenciais na hora da contratação pelos restaurantes e ajudam muito no dia-a-dia com técnicas na hora de resolver situações complicadas da cozinha, como quando um prato não está cozinhando conforme deveria, quando não tem os alimentos corretos à disposição, e assim por diante.

Remuneração do chef de cozinha

Na média, um chef de cozinha de restaurante ganha em torno de R$ 2.000,00 e esse salário vai aumentando de acordo com a experiência, com o aumento de responsabilidades e com o reconhecimento do chef pelos bons trabalhos, sendo que os salários podem chegar a R$ 10.000,00 se assumir um restaurante de renome internacional.

Chef de cozinha de restaurante
Chef de cozinha de restaurante

Minha experiência com chef de cozinha

Nunca tive o contato com um chef de restaurante propriamente dito. O mais próximo que tive de um chef profissional foi de uma palestra para blogs de viagem da chef Roberta Sudbrack no Rio de Janeiro. Porém sei da importância desse profissional para o mundo do turismo.

Bons chefs de cozinha podem chamar clientes somente pelo seu nome e respeito no mundo gastronômico. Não à toa, é comum que grandes restaurantes contratam chefs renomados e fazem grandes divulgações da contratação para aumentar a vinda de clientes aos restaurantes.

Finalizando

Vejo que ser chef de cozinha é uma oportunidade incrível de entrar no mundo do turismo e de ter um grande reconhecimento no setor, basta a execução de bons trabalhos.

E você, tem interesse de trabalhar como chef de cozinha de restaurante? Para qual grande restaurante gostaria de trabalhar? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *