CEP das cidades do Brasil e do mundo

CEP das cidades do Brasil e do mundo

Uma das coisas mais legais quando vocês está realizando uma longa viagem para um lugar distante do Brasil ou do mundo é mandar um cartão postal com uma bela imagem do local ou algum ponto turístico interessante da cidade. Para isso, é importante você saber o CEP das cidades que você vai mandar o cartão postal.

Porém vale lembrar que muitas das cidades possuem mais de um CEP dificultando o endereçamento. Então o Vida de Turista pesquisou e trouxe uma série de informações sobre os CEPs do Brasil e do mundo.

Conheça mais sobre os CEP das cidades

CEP significa Código de Endereçamento Postal e é um código criado pelas empresas que cuidam das postagens para a entrega das correspondências nas ruas e ceps do país.

A estrutura do CEP no Brasil é formado por 8 dígitos no formato 12345-678.

  • O primeiro dígito representa a região
  • O segundo dígito representa a sub-região
  • O terceiro dígito representa o setor
  • O quarto dígito representa o sub-setor
  • O quinto dígito representa o divisor de sub-setor
  • Os três dígitos restantes representam o sufixo de distribuição
CEP das cidades do Brasil e do mundo
CEP das cidades do Brasil e do mundo

Quando a gente procura CEP e não encontra pela rua, bairro, estado, país ou alguma coisa do gênero, existem sites especializados na busca do CEP, como o dos próprios Correios, onde você também consegue achar seu CEP facil no Brasil.

Já quando você quer buscar um CEP no exterior, ou seja, um CEP internacional, deve lembrar que cada país chama o CEP de uma maneira diferente e cada um tem sua maneira de distribuição.

Para facilitar a busca existe um site muito bom que é o Univeral Postal Union, que possui os sites de cada empresa ou órgão responsável de cada país do mundo para a distribuição da postagem, bastando saber o endereço do local.

Caso a ideia seja somente você se localizar em algum lugar, você pode utilizar serviços de localização como o do Nokia Maps, o Navegador GPS Mio Moov, o Navegador GPS TomTom One Brasil ou o GPS Automotivo Ipiranga, que oferece informações precisas do local onde você está e para onde você quer ir.

Entre tantas rotas e destinos turísticos que pude conhecer, vi vários cartões postais de cidades que visitamos, sempre ficando com aquela vontade de enviar para os amigos e parentes. Porém com a internet, fica mais fácil entrar em contato pelas redes sociais ou por e-mail, sem precisar conhecer o CEP da cidade da pessoa.

E você, já precisou buscar CEP ou procurar CEP e não encontrou na hora de enviar uma carta, correspondência ou cartão postal? Tem amigos que moram em outros cantos do mundo e está buscando o CEP das cidades para enviar um presente para eles? Conte para nós sua história!

Abraço e até o próximo post!

Publicado por

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

27 comentários em “CEP das cidades do Brasil e do mundo”

  1. Olá Thiago..
    Pois é, antes do post também não conhecia..
    Mas esse ainda é um modelo antigo de CEP..
    Acredito que um dia deveria ser criada uma nova estrutura ainda, mais moderna e que não leve em consideração número de habitantes de uma determinada região como foi feita a atual, pois está defasada..
    Abraço..

  2. Achei Bacana pois melhorou Bastante se as pessoas soubessem a mais tempo conserteza elas iriam adorar com eu adorei…
    esse site esta evoluindo a Bastante tempo por que ele e muito Bom mesmo eu amei esse site!!!

  3. Gostaria de saber como escrevo o cep da minha cidade em um site americano, pois no formato aqui do Brasil ele não aceita mesmo sem o traço o Cep da minha cidade é 15980-000. Grata

    1. Muito provavelmente o site americano não permite escrever os CEPs do Brasil. Se ele está te impedindo de fazer algum cadastro importante, recomendo entrar em contato com a administração do próprio site. Esse campo deveria ser opcional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>