Casas de veraneio ou apartamentos temporada

As casas de veraneio são uma ótima opção para quem quer passar o final de semana ou o fim de ano com os amigos ou a família inteira.

São casas alugadas por proprietários que não moram mais na casa ou compraram a casa somente para alugar para essa finalidade ou simplesmente se mudam durante alguns períodos de alta temporada para alugar e ajudar nas despesas durante o ano.

Minha experiência com casas de veraneio

Minha família sempre fica hospedada nesse tipo de locação nos fins de ano, porém não em casas e sim em apartamentos para temporada. Nosso destino principal é Balneário Camboriú – SC.

Podemos dizer que não se arrependemos, tanto é que já fazemos isso há mais de dez anos, sempre em apartamentos diferentes.

Isso despende tempo para pesquisar e alugar um bom local, mas também representa economia nas despesas totais com hospedagem.

Dicas para reservar casas de temporada

Quando se reserva uma casa de veraneio, é importante questionar a manutenção da casa ou apartamento, principalmente em relação aos quartos, chuveiros, utensílios domésticos, roupas de cama e outros, pois isso faz a diferença.

Já teve casos que aconteceu com minha família de ter reservado um apartamento com 3 lâmpadas queimadas, chuveiro queimado, poeira em demasia dentro da casa e falta de utensílios domésticos. Em todos os casos envolvemos a empresa responsável pela locação para resolver os problemas.

Outro ponto importante é ter a preocupação com a segurança onde fica localizado o imóvel, principalmente de casas, que podem ser visadas por bandidos e mal elementos durante as épocas mais agitadas.

Ainda um ponto que merece atenção é firmar um contrato de locação que diga que se acontecer algum problema com a casa ou apartamento, como queimar lâmpadas ou chuveiro, a responsabilidade é do condômino (proprietário do imóvel), como foi o nosso caso.

Apartamento temporada
Apartamento temporada

Se a locação for por uma imobiliária, a solução do problema se torna mais fácil. Porém eles cobram pelo serviço adicional e também é paga uma taxa de limpeza que corresponde ao valor de uma diária para cobrir custos com limpeza e a locação. Ali também, claro, está o lucro da imobiliária na prestação do serviço.

Aproveitando o espaço, me permitam fazer uma crítica, porque tem imobiliárias que exageram na cobrança da taxa de limpeza e muitas vezes você não recebe o local tão limpo ou bem preparado mesmo pagando pela taxa. Consumidor, não se deixe enganar, e reivindique pelo serviço de qualidade.

Locação direto com o proprietário

Tudo fica mais fácil se você conhece o proprietário do imóvel, muitas vezes indicado por amigos e parentes, e aluga o negócio com ele mesmo. Essa talvez seja a melhor opção para aluguel de casas de veraneio.

Casas de veraneio
Casas de veraneio

Sites para locação de casas de veraneio

Vários sites se especializaram na locação de casas de veraneio e são uma verdadeira mão na roda para colocar as casas de temporada à disposição se você é um proprietário, assim como para encontrar casas de veraneio, se você é o locatário.

Nós gostamos bastante do site Temporada Livre, que oferece pesquisa de casa de veraneio por estado, cidade e através de um mapa para escolher a casa melhor localizada.

Alguns sites para locação de casas de veraneio são:

Finalizando

Mesmo com problemas que você possa enfrentar como os relatados acima, considero a locação de casas de veraneio uma ótima opção. Não é à toa que minha família aluga casas para temporada por mais de 10 anos.

É uma opção mais econômica que hotel, permite você ter espaços mais amplos e também te dá a liberdade que só uma casa ou apartamento oferecem.

E você, já ficou hospedado em casas de veraneio ou apartamento de temporada? Como foi a experiência? Em qual cidade foi? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

15 comentários em “Casas de veraneio ou apartamentos temporada

  • 03/08/2011 a 02:05

    Thiago,

    Parabéns pelo trabalho e dedicação no blog, está cada dia melhor.

    Como você confessou que Balneário Camboriú é um de seus destinos favoritos, gostaria de apresentar a você o site de aluguel de temporada chamado Temporada Livre.

    O site foi lançado há pouco tempo, mas já tem mais de 760 imóveis cadastrados no Brasil inteiro.

    Aqui em Santa Catarina temos bastante imóveis em Bombinhas, Florianópolis, Balneário, Meia Praia, etc. Há hotéis e pousadas no site também.

    A proposta do site é oferecer uma interface de pesquisa inovadora, inclusive com uma implementação de Google Maps bem diferente do que se vê por aí, facilitando a pesquisa dos imóveis pra alugar e dos hotéis e pousadas.

    Depois nos diga o que achou, espero que seja útil pra você e para seus leitores.

    Obrigado, Raquel.

    Responder
  • 18/01/2012 a 15:06

    Oi Thiago,
    também já aluguei uma casa por temporada na Bahía, utilizei o site Quick Home. Fui com uns amigos e deu tudo certo. A casa era ótima e a transição foi direta com o proprietário!!

    Responder
  • 19/01/2012 a 20:38

    Olá Raquel, muito bom.

    Já conhecia o serviço de vocês faz tempo. Com certeza é um grande site e referência para os turistas.

    Esses tempos atrás quase fechamos uma parceria, porém não deu certo.

    Abraço,
    Thiago

    Responder
  • 19/01/2012 a 20:40

    Olá Lorena,
    Legal, não conhecia esse site.
    Fica a dica para o pessoal.
    Abraço,
    Thiago

    Responder
  • Pingback: Governador Celso Ramos - SC | Vida de Turista

  • 20/07/2012 a 10:46

    Parabéns pelo seu blog Thiago. As dicas e informações que você compartilha são muito úteis na hora de planejar uma viagem.

    Alugar um imóvel para temporada é, com certeza, a melhor e mais econômica opção de hospedagem. Sai bem mais em conta que ficar num hotel e oferece mais espaço, conforto e privacidade.

    Tem também a vantagem de ser possível compartilhar com a família ou amigos.

    No site Casa Férias existem mais de 1600 imóveis de temporada do Brasil inteiro com opções para todos os gostos e bolsos!

    Os viajantes podem reservar no site mesmo e é garantido o depósito de reserva para curtir a viagem em total confiança.

    Sophie

    Responder
    • 07/06/2016 a 11:20

      Legal Sophie! É sempre bom poder contar com sites que estão agregando as casas para temporada e apartamentos para temporada, para facilitar a busca de quem oferece essa modalidade de hospedagem.

      Acredito que os sites ainda precisam evoluir na relação de confiança com o local que está sendo hospedado, garantindo a qualidade do local, porém posso dizer que no geral as ferramentas e ofertas dos sites evoluíram muito nos últimos anos.

      Responder
  • 16/08/2012 a 21:55

    Parabéns pelo post.

    Acredito com a copa vão aumentar a demanda de imóveis para temporada, em todas as regiões, e acrescentando recursos na nossa economia.

    Abraço

    Responder
    • 07/06/2016 a 11:22

      Olá José, desculpe a demora em responder. Estava passando por comentários antigo e vi o seu aqui sem resposta.

      Com certeza a procura por casas de temporada aumentaram muito com a Copa do Mundo no Brasil.

      Quem teve a chance de oferecer essa opção de reserva conseguiu faturar muito, ainda mais que foi em um momento de baixa temporada para as hospedagens do país.

      Agora é aguardar as Olimpíadas, no qual o Rio de Janeiro vai se favorecer muito com o aluguel de temporada novamente.

      Abraço e obrigado pela visita!

      Responder
  • 23/09/2012 a 10:58

    Bom dia, gostaria saber se você tem interesse na troca de links. Muito obrigado.

    Responder
    • 07/06/2016 a 11:24

      Olá Enzo, não trabalhamos com a troca de links, obrigado pela pergunta. Abraço!

      Responder
  • 08/10/2012 a 13:13

    Thiago,

    Temos convicção de que aluguéis por temporada e hotéis são dois segmentos que se complementam muito mais do que competem.

    Para estadias breves, um hotel é a alternativa indicada, mas para estadias iguais ou maiores do que uma semana, o segmento aluguel por temporada é imbatível.

    Já imaginou ficar hospedado em um hotel por 30 dias no verão com três filhos, cachorro, gato, galinha?

    Tenho o site Temporada Plus e gostaria de convidar você, Thiago, e seus leitores a nos visitar e conhecer as mais de 1000 opções de estadia que temos, espalhadas por 11 estados do Brasil e crescendo a um ritmo superior a 30% ao mês.

    Um grande abraço e continue seu excelente trabalho.

    Henrique Neves
    Temporada Plus

    Responder
    • 07/06/2016 a 11:27

      Olá Henrique, desculpe a demora em responder. Obrigado pelo convite. É sempre bom ter novas opções de sites para reserva de locação de temporada. Fica a dica aqui para o pessoal do blog. Abraço!

      Responder
  • Pingback: Viagem de final de ano - O momento mais aguardado do turista

  • Pingback: São Francisco do Sul - SC - Mais de 500 anos de história!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.