Camareira de hotel e pousada – Profissão turismo

Em mais um post da série de artigos sobre as profissões no mundo do turismo, vamos falar hoje sobre a profissão de camareira de hotel e pousada.

A profissão de camareira é de suma importância para o bom funcionamento do hotel. São elas que fazem: a limpeza dos quartos, a troca das roupas de cama, a conferência do consumo de itens do frigobar e ajudam também na limpeza e organização das áreas comuns de hotéis e pousadas.

Existe uma rotina a ser seguida pela profissional que trabalha como camareira de hotel, no qual todos os dias pela manhã elas conferem os quartos que estão livres para fazer a arrumação. Essa rotina é chamada de rooming list.

Outro ponto importante das camareiras é o zelo pelos objetos pessoais dos hóspedes, assim como o respeito pelos hábitos, preferências e cultura de cada hóspede.

Profissão camareira
Profissão camareira

Como ser camareira de hotel

Existem poucos pré-requisitos para a profissão camareira. Talvez um dos mais importantes seja a força de vontade para trabalhar na limpeza e manutenção de quartos.

O SENAC tem um curso para camareira de hotel de 20 horas para quem quer aprender técnicas de limpeza e arrumação dos quartos para executar melhor os seus serviços e também para aumentar as chances de contratação nos hotéis e pousadas.

Remuneração da camareira de hotel

A remuneração da camareira é compatível ao nível de conhecimento exigido para a função, no qual a média salarial é de R$ 1.000,00. Diferente de outras profissões do mundo do turismo, essa remuneração dificilmente vai aumentar muito, mesmo com anos de experiência ou com cursos de especialização. O segredo para continuar crescendo será migrar de profissão após um tempo.

Minha experiência com camareira de hotel

Nas várias vezes em que fiquei hospedado em hotel ou pousada, pude perceber a diferença do trabalho das camareiras. Algumas camareiras se destacaram, principalmente aquelas que identificaram meus hábitos e costumes e começaram a cuidar do quarto conforme essas informações.

Um exemplo é que deixo meus sapatos sempre à esquerda da cama, porém teve um dia que sai na pressa e deixei o sapato meio que jogado. Quando cheguei o meu sapato estava na esquerda da cama. Mérito para a profissional que assimilou esse meu costume.

Teve outra vez que deixei meus produtos de higiene pessoal em cima da pia do banheiro e eles ficaram molhados embaixo com a água da pia que escorreu. Quando voltei no hotel eles estavam secos e apoiados sobre uma toalha. Um verdadeiro capricho da camareira. Nesse dia fiz questão de deixa gorjeta no bidê da cama pelo atendimento.

Ainda teve outras vezes que peguei camareiras que faziam origamis com as toalhas e as deixavam em cima da cama. Quase que uma verdadeira obra de arte. Isso mostra que aquelas profissionais estavam em outro nível de treinamento da sua profissão.

Camareira de hotel e pousada
Camareira de hotel e pousada

Finalizando

Uma característica interessante dessa profissão é que dificilmente o turista tem contato com a camareira. O máximo que acontece é uma reclamação para a recepção do hotel ou então recados deixados em bilhetes para as camareiras pelo turista sobre suas preferências. É um trabalho que passa literalmente despercebido a não ser que dê algum problema.

O fato é que sem uma boa camareira de hotel, o hotel não consegue manter o nível de atendimento exigido por muitos hóspedes. Então é importante para os hotéis e pousadas ter os profissionais dessa carreira sempre motivados e treinados para prestar o melhor serviço.

E você, conhecia essas informações sobre o trabalho de camareira? Quais foram suas experiências com camareiras nos hotéis e pousadas mundo afora? Deixe um comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *