Bartender – Profissão turismo

Continuando nossa série de posts sobre as profissões no mundo do turismo, vamos falar hoje da profissão de bartender.

A profissão de bartender talvez seja uma das mais divertidas de se trabalhar na área do turismo. Ele trabalha servindo bebidas e coquetéis para os turistas em bares, restaurantes, boates, resorts e cruzeiros.

O bartender precisa aprender a servir variados tipos de drinques e muitas vezes fazer show com os drinques para impressionar e animar os turistas que estão acompanhando seus serviços para ganhar mais gorjetas.

Profissão bartender
Profissão bartender

Como ser um bartender

Não há formação superior para bartender, porém se fosse indicar uma formação seria a de cursos de gastronomia para conhecer os alimentos, ter informações sobre nutrientes e também para ganhar habilidades de melhor servir as pessoas.

Para um profissional da área é necessário principalmente habilidades com as coqueteleiras, entendimento sobre o funcionamento dos eletrodomésticos e conhecimento sobre as melhores combinações da variedade de frutas e ingredientes. Todas essas habilidades farão a diferença para ser um profissional de sucesso.

Ouvir os clientes, dar conselhos, entender os gostos dos turistas e saber quando parar de servir um cliente que já está com altas doses de álcool no corpo também são habilidades importantes para o bartender.

Se não existem cursos superiores, pelo menos existem cursos técnicos para bartender, muitos deles grátis, como o European School ou o do Prime Schools. A maioria dos estabelecimentos também promovem treinamentos para os bartenders iniciantes, principalmente no repasse de conhecimento de profissionais com mais tempo de casa.

Remuneração do bartender

O salário do bartender geralmente é mais baixo quando comparado a outras profissões do turismo, porém é uma profissão que ao mesmo tempo que você trabalha e também se diverte, faz amigos e ainda ganha para isso.

Também quanto mais habilidades e experiência um profissional tiver, ele acaba ganhando mais gorjetas, principalmente de turistas estrangeiros que tem a cultura de dar gorjetas.

Na média, a remuneração de um bartender gira em torno de R$ 1.000,00.

Bartender
Bartender

Minha experiência com bartender

Meu principal contato com bartenders foi na minha época de solteiro quando ia para festas e eventos aqui da região de Blumenau, Timbó e Indaial. Os bartenders sempre eram vistos como os caras bacanas das festas e era normal pedir para eles colocarem um pouco a mais de bebida nas doses de bebidas do que uma medida comum da dose para satisfazer aquela vontade de beber a mais.

Quando o profissional fazia isso, automaticamente criava confiança e sempre buscava tirar as doses com ele. Na hora de comprar um litro de bebida com os amigos, automaticamente escolhia aquele profissional para comprar e dar a comissão.

Outra experiência que tive com bartenders foi em festas privadas que contratavam bartenders para fazer drinques e show com as coqueteleiras. Muitas vezes esses profissionais faziam o maior sucesso. Alguns deles inclusive faziam pausa nas festas para apresentar shows com fogos, fumaça, música e as bebidas. É um diferencial fruto da especialização desses profissionais.

Finalização

Entendo que essa profissão deve ser uma profissão para quem está começando na carreira ou para quem quer ganhar uma renda complementar, já que muitas vezes o funcionamento de bares, restaurantes e boates acontece à noite. É uma oportunidade para trabalhar com turismo e se divertir ganhando dinheiro.

E você, já conhecia a profissão bartender? Tem interesse em trabalhar na profissão? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *