BackOffice – Sistemas de Turismo

Para terminar a série de posts sobre sistemas de turismo, mostrarei agora sobre os sistemas Backoffice. Sistemas backoffice são os principais software de turismo e tem a principal função de armazenar os dados, efetuar cadastros manuais de informações, gerir o que é passado de informações pra eles e realizar operações de rotinas de trabalho que envolvem maior processamento do computador.

Eles lembram muito os sistemas e software comuns que a gente vê em locadoras de vídeo, supermercados, lojas e todas outras áreas, onde na área do turismo eles tem funções como conciliação de serviços, processamento das informações financeiras de pagamento, cálculo de fee (comissão por serviço para as agências de viagem), faturamento das vendas, análise de crédito, controle de eventos, tour codes (códigos promocionais), BSP/COPET (método de conciliação de vendas para uma companhia aérea), dentre outros.

Software para turismo
Software para turismo

Além disso, eles fazem todas as funções básicas de um ERP (Enterprise Resource Planning) que são softwares que controlam a empresa de um modo geral efetuando controles de fluxo de caixa, departamento pessoal, suprimentos, tributos, contabilidade, etc.

Eles conseguem processar as vendas do turismo comumente feitas num Portal de vendas, Selfbooking ou Booking do início ao fim, mas somente de forma off-line, onde é ali que ele perde para esses outros sistemas de turismo.

Sua principal vantagem fica no gerenciamento de informações que acabam sendo pertinentes para quem administra a agência de viagens facilitando a tomada de decisões, além de manter todos dados da empresa guardados.

Outra vantagem fica na emissão de relatórios corporativos para os mais diversos fins.

É difícil ver hoje alguma agência de viagens que não tenha um software agencias turismo na sua empresa, pois o software para turismo facilita muito o trabalho da agência.

BackOffice - Sistemas de Turismo
BackOffice – Sistemas de Turismo

Sistemas backoffice

Dentre os principais sistemas backoffice que conheço estão:

Tem alguma dúvida sobre algum post da série, sobre algum software turismo ou sobre algum software agencia viagens? Deixe sua dúvida que o Vida de Turista faz questão de responder.

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

33 comentários em “BackOffice – Sistemas de Turismo

  • 12/06/2009 em 10:57

    Gostei da explicação sobre sistema de Turismo, isto é util para que o pessoal que chamamos carinhosamente de ""Usuários" possam ter uma melhor visão de uma sistema de ERP ou Backoffice..

    Resposta
  • 12/06/2009 em 11:05

    é isso ai….

    Resposta
  • 15/06/2009 em 08:31

    Olá Anônimo/Fernandes..
    Isso é bom também que quanto mais conhecimento eles tiverem sobre os mesmos, mais eles podem ajudar para melhorar os sistemas com dicas de uso e novas funcionalidades..
    Abraço..

    Resposta
  • 17/10/2009 em 15:24

    Olá Anônimo..
    A escolha de um sistema, independente se é de turismo sim ou não, exige conhecer o que o produto oferece, o que o cliente precisa, além de uma série de informações..
    Vi que existem poucas informações no site.. Era questão de talvez mostrar mais o que o sistema faz..
    Abraço..

    Resposta
  • 22/05/2010 em 02:38

    Olá!
    Estou prestes a abrir uma agência de viagens e ainda tenho dúvidas a respeito de qual seria o sistema tecnologicamente mais vantajoso e com uma interface de fácil ultilização atualmente disponível no mercado.
    Se alguém puder esclarecer as minhas dúvida eu agradeço demais!!!
    Abs

    Resposta
    • 05/06/2010 em 01:27

      Olá Rodrigo..
      Como a empresa está iniciando, sugiro você primeiro montar umas planilhas em Excel mesmo para você ter idéia do que mais vai precisar para seu trabalho..
      Para venda de bilhetes, por enquanto, compre dos sites das cias aéreas mesmo.. Faça parceria com eles para ser agente de viagens e vender pelo site..
      Sugiro também você verificar fazer parte de uma agência de viagens consolidadora, que já podem lhe oferecer todas vantagens de um software robusto para vendas..
      Para conhecer os sistemas, busque contatos e experiências com outras agências do Brasil pela ABAV..
      Tenho certeza que com essas pesquisas você comprará um sistema bom e barato para gerenciar sua agência..
      Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato..
      Abraço..

      Resposta
  • 09/08/2011 em 03:20

    Thiago,
    Tenho uma pousada há um ano e uso os recursos que V. citou, mas agora estou precisando de um software para gerenciar reservas e administração. Solicito alguma indicação e com custo razoável.

    Resposta
  • 10/11/2011 em 00:01

    Existe algum comparativo destas ferramentas feito por alguma entidade específica e isenta? Um exemplo disso seria o Gartner (http://www.gartner.com/), mas não encontrei este tipo de comparativo lá.

    Resposta
  • 13/11/2011 em 17:12

    Olá Valentim,

    Não tenho nenhuma recomendação de software para gerenciar reservas de hotéis, porém realizando uma pesquisa rápida no Google encontrei no Baixaki alguns gratuitos: http://www.baixaki.com.br/busca/hoteis.htm

    Se você tem uma pousada pequena, sugiro testar esses softwares primeiro antes de realizar maiores investimentos.

    Abraço,
    Thiago

    Resposta
  • 13/11/2011 em 17:17

    Olá Roger,

    Não conheço comparativo entre essas ferramentas, porém você pode entrar em contato com uma associação como a ABES (http://www.abes.org.br/) para ver se eles fornecem pesquisas sobre as empresas e os softwares para você tomar uma decisão.

    Nesse caso, também recomendo entrar em contato com os clientes que utilizam esses sistemas. Nada melhor do que quem usa o sistema para fornecer informações se é um produto bom e se atenderá suas necessidades.

    Abraço,
    Thiago

    Resposta
  • 13/04/2012 em 21:58

    Tenho a agencia a 2 anos, e administro em planilha excel! Preciso urgente usar um sistema para administração das vendas, pagamentos, cadastros, voucher, e tudo o que envolve. Para melhor organização e agilidade.
    Vocês conhecem algum sistema gratuito ou só sistemas pagando manutenção?
    Obrigado.

    Resposta
    • 30/05/2014 em 11:07

      Felipe, me envie este modelo de planilha! Estou precisando e muito para minha agência!

      Resposta
  • 22/04/2012 em 13:57

    Olá Felipe,

    Existem muitos sistemas bons gratuitos, porém os melhores são os pagos, pois você tem suporte, atualizações frequentes, opções para customizar da maneira que você precisa (muito comum para relatórios), entre outros benefícios.

    Também vale uma pergunta simples para reflexão: Você confiaria os dados da sua empresa num sistema gratuito?

    Abraço,
    Thiago

    Resposta
  • 12/09/2012 em 16:16

    Possuo uma agencia de pequeno porte na cidade de Santos e tambem utilizo planilhas no excel para controle de cadastro vendas e etc..
    falando de sistemas pagos, qual o mais simples que voce recomendaria? Procuro algo simples e com um bom custo/beneficio.
    obrigada

    Resposta
    • 13/02/2014 em 13:39

      Maria Flor, você já conseguiu o sistema?

      Resposta
    • 30/05/2014 em 11:06

      Maria, será que você poderia me enviar esse modelo de planilha? Estou precisando muito!
      Agradeço,
      Greicy

      Resposta
    • 26/04/2015 em 15:02

      Olá Maira, só consegui responder o comentário hoje. O sistema STUR é uma boa opção para agências iniciantes.

      Resposta
  • 13/07/2014 em 12:52

    Bom dia,

    Estou iniciando uma agencia de viagens e ainda não tenho nenhum sistema, pretendo trabalhar assim por um tempo, mas minha dúvida é: como emitirei os boletos de cobrança para as empresas que iniciarem as compras comigo?

    Resposta
    • 26/04/2015 em 15:04

      Olá Aline, uma sugestão é utilizar o sistema de emissão de boletos que os próprios bancos oferecem. Entra em contato com o seu gerente de conta que ele consegue passar maiores informações.

      Resposta
  • 25/11/2014 em 13:14

    Olá Thiago, será que me podes tirar uma duvida?
    Conheces algum programa utilizados pelas agencias de viagens que se chama “Gabrial”.
    É que me surgiu uma proposta de trabalho para usar essa aplicação e gostava de aprender e estudar um pouco antes de iniciar a trabalhar, entendes?
    Obrigado pelo teu bom trabalho aqui no Blog, continuação de bom trabalho e felicidades.
    Cumprimentos,
    Filipe Fernandes

    Resposta
  • 25/11/2014 em 13:16

    Desculpa Thiago enganei-me no nome da aplicaçao é “Gabriel”
    Cumprimentos

    Resposta
    • 26/04/2015 em 15:05

      Olá Filipe, nunca ouvi falar dessa aplicação. Procurei na internet algo sobre ela, mas não encontrei nada à respeito.

      Resposta
  • 09/04/2015 em 18:46

    Olá Thiago! Sou um agente de viagens há mais de 2 anos só que estou com dificuldades de fazer algumas coisas. Minha pretensão é emitir um pax sem cobrar do cliente a compra. No caso eu queria que a própria empresa me passasse um valor pelo serviço. Eu sou cadastrado em milhas aéreas e na Gol, mas é só na Tam e Azul que ganho alguma coisa quando vendo em milhas. Se eu comprar no site normal, tenho que cobrar um valor. Aí vem minha pergunta: teria um sistema para que eu possa efetuar a compra e o sistema efetuar remuneração a mim? Obrigado! Obs.: Acho que repeti a pergunta duas vezes! Rsrs..

    Resposta
    • 26/04/2015 em 15:14

      Olá Markson, a remuneração via comissão vem caindo há algum tempo, visto que essa é uma tendência mundial. O agente agora cobra pelo serviço da agência. Não é mais a companhia aérea que dá a comissão para o agente. Existem sim, grandes agências e corporações que ainda tem a comissão como incentivo. Mas minha sugestão é você valorizar o seu serviço e deixar claro e transparente para o cliente os benefícios oferecidos por ele comprar com você. Em termos de sistemas que trabalham com remuneração, a maioria da lista acima trabalha com essa opção já que é uma prática de mercado antiga.

      Resposta
  • 21/09/2015 em 21:28

    Oi Thiago, a Wooba agora possui o Wooffice, feito especialmente para o segmento de turismo e funcionalidades inéditas. Dá uma olhada. Abraço!

    Resposta
    • 23/09/2015 em 20:49

      Bacana Roberto. Não conhecia essa novidade. É mais uma opção disponível no mercado. Abraço!

      Resposta
  • 22/09/2015 em 10:58

    Gostaria de saber sobre os sistemas de back-office indicados,quais estão habilitados a atender agências de viagens on line, com a captura imediata de dados.
    Parabens pela iniciativa do assunto!

    Resposta
    • 23/09/2015 em 21:02

      Olá Denise, não sei dizer por todas e não sei dizer exatamente a situação mais atual das aplicações que trabalhei, mas os sistemas de turismo backoffice dificilmente fazem captura on-line. Eles integram informações de outros sistemas auxiliares como os sistemas front office (no turismo também conhecidos por booking) ou GDS.

      Porém como o mercado de software vem se revolucionando com o passar dos tempos, no qual encontramos soluções em Cloud ou soluções acessadas por aplicativos móveis que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo, as produtoras de software podem ter evoluído seus produtos back-office para suportar tais recursos.

      Minha sugestão é: se você está procurando um software, agende entrevistas com todas elas e contrate/chame pessoas para assessorar nas questões técnicas ou de negócio. Não se atire de primeira. Um software de turismo fará toda a diferença na operação da sua agência e o custo do investimento inicial ou o custo da troca de uma solução por outra pode ser muito caro. Abraço!

      Resposta
  • 28/10/2015 em 10:48

    Bom dia!

    Gostaria de implantar um software em minha empresa, para facilitar o sistema de reservas de receptivo.
    Fazemos todo o serviço de planilhas manualmente e precisamos informatizar esse serviço, para poupar tempo e principalmente erros, que é recorrente.

    Teria como agendarmos uma visita para que se faça um orçamento desse software?

    Fico no aguardo de um contato.

    Grata pela atenção.

    Mírian Aguiar

    Resposta
    • 02/11/2015 em 14:37

      Olá Mírian, como não comercializamos a venda de sistemas de turismo aqui no blog, minha sugestão é você entrar em contato com cada uma das empresas citadas no texto, explicar a sua necessidade e então escolher aquela que se encaixa melhor no seu orçamento. Abraço!

      Resposta
  • 10/05/2016 em 14:34

    Boa tarde a todos,
    alguém conhece um sistema de backoffice que consegue gerar boletos automaticamente?
    Att.
    Joao

    Resposta
    • 11/05/2016 em 10:18

      Olá João, você chegou a dar uma olhada nos sistemas backoffice citados no texto? Praticamente todos eles conseguem fazer a emissão de boletos para as vendas. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *