Aplicativos para táxi: A revolução taxista!

Na última viagem a Porto Alegre que fiz me admirei com um fenômeno que está acontecendo no mundo dos táxis. Todos os taxistas estavam utilizando aplicativos para táxi. Se fosse para chutar um número, eu diria que em torno de 80%! Uma verdadeira revolução!

Aqui em Timbó e Blumenau, dificilmente eu ando de táxi. Quando preciso ir a lugares mais distantes, eu ando meu próprio carro. Então como fazia tempo que não fazia uma viagem para as grandes capitais, a ponto de não precisar utilizar táxis para me locomover, fiquei admirado em como a tecnologia para os táxis avançou.

Somente tinha escutado do uso de aplicativos para táxi em revistas e sites de tecnologia. Sabia que eles facilitavam a vida de passageiros e taxistas. Mas não imaginava que a tecnologia estava tão presente. Então fiz questão de perguntar para alguns taxistas como era o funcionamento e trouxe aqui para vocês a minha experiência.

Aplicativos para táxi
Aplicativos para táxi

Funcionamento dos aplicativos para táxi

Existem praticamente dois principais aplicativos para táxi: o Easy Taxi e o 99 Taxis. Ambos os aplicativos foram recomendados pelos taxistas oferecendo serviços semelhantes. Veja como funciona:

  • A pessoa tem de ter o aplicativo instalado no celular com acesso à internet.
  • A pessoa pede um táxi pelo aplicativo
  • Informa o local onde está
  • Informa a forma de pagamento
  • E então o pedido vai para circulação dos taxistas
  • Os taxistas tem um aplicativo próprio para eles
  • Nesse aplicativo, eles conseguem ver as corridas pedidas
  • Ele vê aquela que está melhor para ele correr e aceita o pedido
  • Automaticamente aparece para o taxista e para a pessoa a localização de ambos
  • É possível ver o táxi se aproximando até chegar na pessoa
  • Quando o táxi chega, basta se apresentar com o nome e informar o local do destino
  • A corrida segue o taxímetro normal e então o pagamento é feito conforme a forma de pagamento anteriormente informada.

Todos os passos acima de forma muito simples e prática. Em uma cidade do tamanho de Porto Alegre, lotada de táxis e com um volume de pessoas e turistas para andar de táxi, o serviço funcionou muito bem. Fui atendido em várias corridas pelo aplicativo.

Easy Táxi - Aplicativos para táxi
Easy Táxi – Aplicativos para táxi

Alguns taxistas vieram mais rápidos, outros foram mais demorados e também teve outros que cancelaram a reivindicação do meu pedido no meio do caminho, provavelmente porque eu tinha escolhido a opção de pagamento em dinheiro e ele encontrou no meio do caminho uma pessoa chamando táxi que estava melhor localizada. Não tem problema. Logo em seguida, outro pegou minha corrida e me atendeu prontamente.

Fato é que eu não precisava mais ir até pontos de táxi ficar aguardando táxi ou ligar para serviços de rádio táxi para solicitar atendimento. Eu ficava no hotel, no restaurante, no shopping, na escola ou nos eventos que participava, lá dentro de forma segura e sem gastar um tostão com ligação para táxi. Inclusive sem precisar levantar a mão na rua pedindo táxi.

99 Táxis - Aplicativos para táxi
99 Táxis – Aplicativos para táxi

Perguntei a eles o que o aplicativo móvel ganhava com isso e eles me responderam que eles ganham na propaganda mostrada nos aplicativos. Até porque de fato alguma coisa eles teriam que ganhar, senão não seria vantajoso para eles.

Os taxistas também me informaram que os taxistas precisam enviar documentos para registrar seus taxis para aparecer no serviço o que aumenta a segurança também dos passageiros por ter o uso de taxistas credenciados.

Aplicativos de táxi e a crise no Brasil

Os taxistas comentaram que sentiram a crise do Brasil, no qual as corridas diminuíram bastante e viram nos aplicativos de táxi uma alternativa para contornar a crise e manter os lucros.

Enquanto eu estava dentro dos táxis, o serviço emitia alertas sonoros frequentes de corridas solicitadas pelos aplicativos de táxi.

Aqueles taxistas que não estavam utilizando os aplicativos para táxi, foram os que mais reclamaram da crise. Nitidamente foram taxistas mais antiquados e com baixo nível de instrução, que ainda se mantém pelos serviços de rádio táxi ou pela fila de táxi em eventos ou aeroportos.

Conclusão

Para mim a novidade já está incorporada. Aqueles taxistas que não se adaptarem estarão fadados ao fracasso. Quando eu precisar de serviços de táxi agora em diante, somente vou utilizar os aplicativos de táxi. Assim que der, quero fazer experiências em Blumenau, para ver o quanto está aderente esse serviço aqui por Santa Catarina também.

E você, já experimentou o serviço dos aplicativos para táxi? Como foi o atendimento dos taxistas pelo serviço?

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *