Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Agente de viagens – Profissão turismo

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Olá pessoal, hoje estamos continuando nossa série de posts sobre a profissão turismo, sendo que vamos falar especialmente sobre a profissão de agente de viagens e tudo o que é relacionado a essa profissão.

Vamos trazer informações sobre a carreira desse profissional, sobre as qualificações necessárias, sobre uma remuneração média, assim como lugares onde é possível encontrar vagas de agente de viagens.

Já tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre o que faz o agente de viagens e quando chamar um agente de viagens nesse post. Agora chegou a hora de explorar um pouco mais as características da profissão agente.

Sobre a profissão agente de viagens

O agente de viagens é o profissional que atende o turista para a montagem de pacotes de viagem personalizados, para a emissão de passagens e para a reserva de hotéis e passeios para seus clientes. Ele utiliza de todo seu conhecimento e parcerias com os fornecedores para propor as melhores opções de passeio para seu cliente.

O agente de viagem pode trabalhar dentro de uma agência de viagens ou de forma independente. Quando trabalha dentro de uma agência de viagens pode também ser chamado de operador de viagem, atendente de viagem ou recepcionista de agência. Todos eles fazem a venda de pacotes para seus clientes.

Quando trabalha de forma autônoma, o agente de viagens tem total autonomia sobre o seu trabalho, montando pacotes de acordo com seu conhecimento e experiência.

Quando trabalha em agência, a autonomia pode ficar limitada a vender os pacotes somente da agência. Pacotes esses formados a partir de acordos com os fornecedores que oferecem comissões diferenciadas para vender aqueles pacotes.

Dentro de agências eles também podem ser intimados a vender passagens aéreas de cias aéreas específicas para atingir as metas de vendas que existem dentro das próprias agências.

Nesse caso, ele poderá vender pacotes de viagem mais caros ou menos interessantes para os turistas e vale o recado para os turistas ficarem atentos a esse movimento. Porém como diz o ditado, são ossos do ofício.

Agente de viagens

Agente de viagens

Carreira do agente de viagens

Existe uma carreira de agente de viagens bem definida a ser trilhada pelo profissional que trabalha em grandes agências de viagem, principalmente quando quer seguir carreira na função e se tornar um dos melhores agentes de viagem do mercado:

  1. Assistente de agência de turismo
  2. Agente de agência de turismo
  3. Analista de agência de turismo
  4. Supervisor de agência de turismo
  5. Gerente de agência de turismo

Para começar na carreira de agente de viagens, o mais indicado é começar fazendo um curso de capacitação profissional que pode ser feito através de cursos técnicos profissionalizantes ou através de uma faculdade de turismo.

Hoje em dia é possível fazer faculdades de turismo à distância em faculdades como Uniasselvi, Unicesumar, Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras e Unip, o que ajuda muito os profissionais que estão trabalhando em outras atividades, mas desejam ingressar no setor. Para pós-graduação, você pode consultar também a Uniasselvi. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Muitos cursos de agente de viagens também são realizados pelas ABAV (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem) dos seus estados, principalmente cursos específicos da sua região, como a venda e apresentação de roteiros turísticos para turistas que visitam suas regiões. Nesse caso é importante acompanhar as agendas nos sites regionais da ABAV.

Além disso, é importante para o agente de viagem ter bons conhecimentos de geografia, facilidade de comunicação, poder de persuasão para as vendas, flexibilidade para a montagem de várias opções de roteiros e boa memorização para guardar códigos de aeroportos para executar comandos em sistemas GDS ou conhecer o alfabeto internacional fonético. Existem sites como da Learncafé que podem ajudar nesse sentido.

Outro conhecimento de suma importância é um segundo idioma, já que é comum ao agente de viagens ter de procurar informações em inglês na internet, interpretar nomes e dados para passar orientações ao cliente, assim como eventualmente ajudar o cliente que está viajando ao exterior e precisa de ajuda. Um bom caminho para aperfeiçoar o inglês são sites como da Babbel.

Remuneração do agente de viagens

O agente de viagens quando trabalha de forma independente tem remuneração salarial de acordo com suas vendas. Ele ganha comissão das cias aéreas através das passagens, comissão dos hotéis e pousadas na reserva de quartos, comissão na venda de passeios e ingressos de parques, assim como ganha outros tipos de comissão na venda de pacotes turísticos.

O agente de viagens independente também pode cobrar uma taxa pela prestação do serviço indiferente a comissão, uma prática que vem se mostrando cada vez mais recorrente dada a diminuição das comissões dos fornecedores, principalmente cias aéreas como LATAM, GOL e AZUL.

Quando o agente de viagens de viagens trabalha dentro de agência, muitas vezes ele recebe salário fixo e tem remuneração variada de acordo com o atingimento de metas, tal qual como se fosse um vendedor de lojas como da Magazine Luiza, por exemplo.

Os salários médios iniciam geralmente na faixa de R$ 1.200,00 e vão aumentando de acordo com o nível e experiência do profissional, de acordo com o grau de formação, de acordo com o aumento de responsabilidades na função, assim como de acordo com o número de parcerias próprias com fornecedores.

Uma parte bacana da profissão agente de viagens é que ele muitas vezes é convidado pelos hotéis e resorts para conhecer seus estabelecimentos e ter mais propriedade na hora da venda.

Então é comum ver agentes de viagem viajando de graça para dentro e fora do país a partir de fun trips, em destinos como Estados Unidos, Alemanha, França, Itália e Argentina, por exemplo.

Muitas dos prêmios por metas atingidas também são viagens para os lugares turísticos, o que aumenta a empolgação e disposição de vendas do agente para quem fornece premiações. O Beto Carrero é campeão nesse sentido aqui em Santa Catarina existindo um prêmio especial para os agentes que mais vendem pacotes para o Beto Carrero dentro de um ano.

Profissão agente de viagens

Profissão agente de viagens

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de agente de viagens podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelas principais agências de viagem do setor.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Minha experiência com agente de viagens

Já tive contato com vários agentes de viagens desde que criei o blog, seja através de amigos que trabalham na área, através da cotação da viagem que fiz para Fortaleza em agências operadoras como a CVC ou de quando desenvolvia sistemas para agências de viagem quando trabalhava na Benner Sistemas.

Pude notar que todos os profissionais trabalhavam muito para atender os clientes e montar os pacotes de viagem de acordo com as necessidades dos clientes.

Dificilmente um cliente tinha uma necessidade de viagem igual ao outro. Há mudança de datas, mudança de acordos, mudança de restrições, mudança na quantidade de pessoas, enfim, é uma verdadeira gama de informações que tem de ser administradas por todos os profissionais.

Esse é um profissional que precisa ter uma tremenda garra e paciência, principalmente para atender turistas durante os fins de semana quando estão viajando e que precisam de auxílio e apoio durante a viagem. Ainda mais agora com o Whatsapp que torna a comunicação constante 24 horas.

Literalmente o telefone não para, principalmente as mensagens. Esse é o preço que o profissional tem de pagar para trabalhar em um setor tão bacana como o setor de turismo e com a possibilidade de ter boas remunerações dependendo do seu desempenho nas vendas de viagem.

Finalizando

O agente de viagens faz parte da cadeia de profissionais do turismo que tem uma importante função na hora de vender o melhor pacote para o turista final.

Apesar da pressão por metas sobre as vendas e do acompanhamento constante sobre as dúvidas dos clientes, podemos dizer que essa é uma oportunidade incrível para estar em contato com o mercado de turismo e de viajar pelo mundo.

Nesse artigo você acompanhou mais informações sobre a profissão, o que é necessário para se tornar um profissional do setor, assim como dicas e orientações para encontrar vagas de emprego.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Você gostaria de trabalhar como agente de viagens? Já comprou pacotes de viagem com um agente de viagens? Como foi a experiência? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Alan disse:

Tenho interesse de ser um agente de viagens acho uma profissão muito interessante nunca precisei de um agente como gosto viro meu próprio agente nas minhas viagens até pq eu gosto de fazer as reservas comprar as passagens entre outras coisas.

Thiago Cesar Busarello disse:

Que bacana Alan! Se você já se vira sozinho, pode ter certeza de que está no caminho certo! Quando você entrar na profissão, a diferença é que você conhecerá detalhes mais técnicos que ficam conhecidos somente por detrás da profissão, como sistemas GDS, códigos IATA, alfabeto da aviação, siglas de aeroportos, entre outros detalhes específicos. É uma profissão apaixonante!

Araci Silva Camelo disse:

Gostaria de saber como faço para trabalhar mesmo em casa como agente de viagens. Obrigada!

Leonice disse:

Olá Boa tarde!
Tenho muita vontade de trabalhar como agente de viagem.

paulo cardoso dos santos disse:

amo a profissao relacionada ao turismo principalmente comissario de voo e agente de turismo

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Paulo! Por sinal, você já está atuando na área? Ou só é um admirador por natureza? Abraço!

Jessica disse:

Oi Thiago,tudo bem?
Sou formada em administração e finanças e tenho emprego fixo. Sempre tive interesse em ser autônoma, ainda mais agora com as facilidades de formalização. Gostaria de iniciar um trabalho no qual eu pudesse dedicar parte do meu tempo sem me desvincular (inicialmente) do atual emprego. Encontrei alguns sites de franquia de agências de viagens que oferecem a opção home office (interessante pra mim pelo baixo investimento, promessa de flexibilidade além da afinidade (sempre gostei de viajar, apesar das poucas oportunidades e planejo tudo sozinha, adoro geografia, cultura, línguas, tenho experiência em vendas e habilidade com procedimentos burocráticos). Pensei numa franquia pelo suporte, treinamento e aprendizagem, mas queria mesmo um home office particular, com as devidas exigências legais e capacitações necessárias. O que você recomendaria?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Jessica, realmente você tem todas as qualificações e aptidões necessárias para entrar em um investimento por conta própria.

Eu mesmo aqui no blog, já pensei algumas vezes em largar o emprego atual para me dedicar exclusivamente a ele. Confesso que bate aquele frio na barriga e por isso até hoje nunca me dediquei de forma exclusiva e continuo tocando o blog de forma paralela ao meu emprego principal.

No seu caso, eu começaria com a franquia, para utilizar da experiência de quem já deu certo, pelo suporte, treinamento, sistemas de venda de passagens, sistema de controle das vendas e o apoio necessário.

Depois, mais para a frente, com o aprendizado e experiência adquirida, eu me aventuraria de forma autônoma e sozinha.

Espero ter ajudado.
Abraço e boa sorte na escolha!

Cristiano Pereira disse:

Boa noite!

Tenho 39 anos, sou Administrador de Empresas, com 2º Grau Técnico em Contabilidade, fiz curso de Guia de Turismo e de Agente de Viagens. Pretendo cursar o Bacharelado em Turismo, para ter o know-how necessário no segmento.

Pesquiso destinos, passagens aéreas, meios de hospedagem e restaurantes, com desenvoltura. Elaboro roteiros forfait e organizo passeios. Porém nunca atuei, oficialmente, na área. Apesar disso, acabo de me tornar MEI, com intuito de ser independente (criando roteiros personalizados). No entanto, tenho dúvidas quanto às parcerias com cias áereas, hotéis, restaurantes etc. Infelizmente, o curso não me atendeu neste sentido.

Qual a sua dica, para alguém com meu perfil?

Obrigado!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Cristiano, ter contato com as cias aéreas e grandes redes hoteleiras é muito complicado mesmo. Nesse caso, a minha sugestão é você fazer parceria com outras agências maiores que compram em grande volume vendendo passagens a um custo inferior para agências menores. Uma sugestão é procurar por agências de viagens consolidadoras (como ITS, FlyTour e Kontik) e também as grandes operadoras (como CVC e Agaxtur). Espero ter ajudado. Abraço!

Cristiano Pereira disse:

Obrigado, Thiago.

Ajudou, sim!

Abraço!

LISETE FRISKE disse:

Pretendo fazer algo e. Relação a viagem .Sempre faço minhas próprias viagens e roteiro. Posso usar uma mei para atender como agência?

Julia Sá disse:

Olá! Tenho 60 anos, já trabalho como Guia de Turismo a 24 anos em Mato Grosso. Devido o avançar da idade e por tombos de cavalo…rsrs, estou um pouco mais devagar, claro. Comecei o Curso de Agente de Turismo em uma escola em Cuiabá. Disseram que o curso irá durar 10 meses e que eu terei certificados com garantias das instituições na área que estou cursando. Você acha que isso me dará Know-how para trabalhar com essa profissão. Ainda estou “engatinhando” nas noções básicas de “Atendimento ao Cliente”… Gratidão se puder me dar alguma informação ou sugestão a mais, para que eu continue e consiga o meu objetivo, que quero muito!

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Julia, um profissional certificado é sempre mais valorizado e respeitado, além de aumentar muito a sua experiência. Parabéns pela iniciativa e continue em frente que com certeza você vai alcançar os seus objetivos. Abraço!

LISETE FRISKE disse:

Pretendo fazer algo e. Relação a viagem .Sempre faço minhas próprias viagens e roteiro. Posso usar uma mei para atender como agência?

Daniela disse:

Olá,
Você indicaria fazer um curso livre de agente de turismo/viagem ou já partir para graduação em Turismo?
Att

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Daniela, tudo bom? Para quem está em dúvida, sugiro começar fazendo um curso livre, de pelo menos 1 ano e então se gostar do curso e da atividade partir para a graduação. Abraço!

LUCIO HENRIQUE MAGALHAES DA CUNHA disse:

Olá! Eu me cadastrando no MEI como Agente de viagens, poderei comprar um automóvel para transporte de passageiros dentro do Estado do Rio de Janeiro, e legalizá-los junto ao Cadastur? Ou qual a profissão dentro do MEI, ligada ao turismo, me dá essa condição? Estou elaborando um plano de negócio e o automóvel é essencial. Fico no aguardo, obrigado.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Lúcio, essa é uma pergunta muito específica que não vou saber responder. Minha sugestão: entrar em contato com o Sebrae da sua cidade pedindo dicas e orientações na elaboração do seu plano de negócios, contratar uma contabilidade para dar o amparo legal e fiscal, ver na prefeitura da cidade quais os requisitos e documentos para exercer essa atividade, assim como contatar um advogado de confiança para avaliar os riscos dessa atividade. Tem um certo custo envolvido e dá trabalho de correr atrás de tudo, mas dessa forma acredito que você terá coberto todos os pontos evitando maiores problemas lá na frente no exercício da profissão. Abraço!

Fladja disse:

Olá Lúcio, você pode comprar o veículo e cadastrá-lo. Porém, poderá cumprir roteiros somente com um Guia de Turismo local devidamente legalizado. Se você quiser guiar seu automóvel sem um guia, fazer seus roteiros e tudo o mais, deverá fazer o curso de Guia de Turismo (Regional, Nacional, Internacional). Espero ter ajudado.

Cynthia Rocha disse:

Thiago, moro em Brasília, tenho interesse em fazer um curso de agente de viagens com todas as certificações necessárias, mas estou tendo dificuldade de encontrar esse tipo de curso na minha cidade. Você tem alguma sugestão de bons cursos na área, se onde eu poderia começar a procurar? Agradeço desde já. Cynthia Rocha

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Cynthia, esse curso livre EAD do SENAC que pode ajudar. Uma outra sugestão é você entrar em contato com a ABAV-DF solicitando indicação dos melhores cursos da região. Além disso, não deixe de contatar as universidades de Brasília. Espero ter ajudado. Abraço!

Camila disse:

Olá, tudo bem? Gostaria de saber qual é a média de comissão oferecida por pousadas e hotéis quando um agente fecha pacotes. Obrigada.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Camila, a comissão depende dos hotéis, acordos firmados, experiência do agente, volume de vendas. No geral, as comissões podem chegar até 30%. Em alguns casos existem as tarifas net que dão um valor fixo para cada venda feita, geralmente utilizada por agências corporativas. Espero ter ajudado. Abraço!

Juliana Camargo Fonseca disse:

Olá, Thiago! Tudo bem?
Estou me formando em administração e sou estagiária num banco, mas meu sonho é trabalhar com turismo! Adoro montar roteiros, pesquisar sobre turismo, geografia, comprar passagens, reservar hotéis e conversar com turistas! Já mandei currículo para redes hoteleiras, companhias aéreas e agências de viagens, mas não estou obtendo retorno. Você tem alguma sugestão/indicação para me dar?
Obrigada!
Abraço!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Juliana, tudo bom? De que forma você enviou seu currículo? Foi somente por e-mail ou chegasse a ir até um dos lugares e entregar o currículo pessoalmente? Você por um acaso tem algum amigo, ou quem sabe amigo do amigo que trabalha em um desses lugares para conversar com ele e pedir indicação? Você tem algum curso focado em turismo para colocar no currículo e agregar valor para a empresa que está recrutando? Você já procurou alguma empresa especialista em recrutamento para oferecer seus serviços quando surgir oportunidades em empresas do turismo? Ter respostas positivas para essas perguntas vai ajudar bastante a conseguir essa tão sonhada vaga. Espero ter ajudado. Abraço e boa sorte!

Carmen Oliveira disse:

Boa Tarde, atuo na área de educação, sou formada em história, geografia e trabalho em gestão escolar. Pretendo me aposentar em cinco anos e posteriormente trabalhar como agente de viagens autônoma. Gostaria de fazer um curso de formação, de preferência presencial. Você poderia me indicar alguma instituição que oferece o curso de formação de agente de viagens?

Obrigada, Carmen

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Carmen, você acabou não indicando a cidade onde você mora, mas como você pretende fazer o curso de forma presencial, eu recomendo você procurar uma instituição mais próxima de você. Outra dica é procurar a ABAV do seu estado, já que na associação eles também oferecem ou indicam cursos de capacitação para os agentes de viagem. Abraço!

Maria Azevedo disse:

Thiago, bom dia!
Sou formada em gestão e produção de eventos e também em direito. Deixei a carreira de eventos de lado por alguns anos e estou pensando em voltar, mas gostaria de focar em vendas de pacotes para festas de grande nome. Não quero apenas vender os ingressos, gostaria de vender todo o pacote, passagens e hospedagem. Ainda tenho meu CNPJ (MEI) aberto, poderia me informar como eu conseguiria fazer parceria com empresas como ITS, FlyTour e Kontik? Teria alguma outra para indicar? Pois para oferecer esse serviço os meus valores precisam ser competitivos com os de mercado e desses sites de pesquisa.

Thiago Cesar Busarello disse:

Oi Maria, enviei um e-mail para você te indicando uma opção de parceria. Torço para que dê certo. Abraço!

Adriano disse:

Boa tarde Thiago, me chamo Adriano, moro em uma cidade pequena em torno de 13.000 habitantes, comecei a trabalhar com turismo em torno de 6 anos para complementar minha renda, hoje em dia se tornou meio de vida, cada dia que passa tento profissionalizar minhas viagens, tenho muitos clientes de cidades vizinhas que gostam do meu trabalho e consegui fidelizar essa clientela, tenho cnpj (MEI), de organização de viagens e turismo, trabalho apenas com grupos de 35 à 56 pessoas nas vezes que consigo formar grupo, ficamos em pousadas e hotéis e sempre viagens terrestre, quero ter um mix de viagens durante todo ano, não somente para grupos fechados que geralmente é no verão, mas familiar, individual etc… Vendas de cruzeiros, aéreos, hotéis etc… Te pergunto, como conseguir fazer devidas parcerias? Como se tornar um agente ou uma agência? Obrigado!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Adriano, vejo que você já está bem avançado na profissão e já pode inclusive se considerar um agente de viagens independente. Minha sugestão agora seria de você se formar na profissão com um curso universitário e depois disso abrir uma agência de viagens com apoio do Sebrae. Entendo que a formação na área será de suma importância mais para a frente se acontecer algum problema durante algum de seus passeios, já que servirá de base para ações judiciais. Como ação imediata, para você fazer as parcerias necessárias, o que você precisa é entrar em contato com uma agência de viagens consolidadora. Elas vão oferecer sistema e pacotes turísticos para você vender, no qual você vai ganhar uma comissão de cada venda. Espero ter ajudado! Abraço e boa sorte na profissão!

Patrícia Lucas disse:

Oi Thiago, gostaria de algumas indicações de instituição que oferece o curso de agente de viagens. Pesquisei no Senac, porem as aulas vão iniciar apenas em março. Gostaria de iniciar ainda este ano.
Obrigada!!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Patrícia,

Se você busca um curso mais completo e reconhecido pelo MEC, a Uninter tem um curso tecnólogo à distância com inscrições até 10/11/2017. Você pode acessar ele por esse link.

Se você busca cursos mais simples, apenas para conhecer mais sobre a profissão, o site Cursos 24 Horas tem um curso com vídeo-aulas. Você pode acessar ele por esse link.

Outra opção de curso mais simples é o do site Cursos de Turismo que também oferece aulas digitais que podem ser iniciadas a qualquer momento. Você pode acessar por esse link.

Um abraço e boas aulas!

Fernando Paulo de Lima Ribeiro disse:

Quero saber, o agente de viagem é profissão homologada pelo governo? Se faz registro e custo, em que orgão especifico? Na conclusão, onde se busca o registro profissional?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Fernando, sim, a lei 12.974 de 2014 regulariza as agências de viagem. O Cadastur também é um local onde o agente de viagem se cadastra para registrar sua atuação no setor. Ainda existem as entidades de classe, como a ABAV, que apoiam os agentes de viagem, principalmente no que tange ao código de ética e orientações para os profissionais da classe. Espero ter ajudado! Abraço!

Vinicius Almeida disse:

Olá gostaria de saber se existe na área de turismo/hotelaria, principalmente nas profissões citadas por ti no post é necessário em alguma ter o curso de Bacharel em turismo. Sou um apaixonado por essa área e possuo cursos em turismo e hotelaria, mas não tenho o bacharelado. Desejo trabalhar na área e só depois quem sabe fazer a faculdade de Turismo. Existe alguma profissão que é privativa do bacharel em turismo ou qualquer pessoa qualificada e que saiba sobre a área mas não tenha o diploma de Bacharel pode desempenha-la, bastando apenas registrar no órgão regulador?

Ficaria muito grato se pudesse esclarecer essas minhas duvidas.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Vinicius, a maioria das profissões acima não exigem o bacharelado em turismo, sendo que é possível você entrar na profissão e somente depois você fazer a formação em Turismo. Porém eu diria que para um mercado de trabalho tão competitivo, ter a graduação ajudará nos processos de seleção. Mesmo que você não tenha terminado o curso (esteja em andamento), isso vai mostrar seu compromisso com a profissão e com certeza será um diferencial perante os recrutadores de trabalho das empresas. Espero ter ajudado! Abraço!

Marcia Barboza Coelho disse:

Olá Thiago, me interesso por essa atividade de forma independente, pq preciso de um trabalho que possa ser feito de casa. Vi alguns cursos, mas acredito que tenho que ter um registro né? Você teria algum curso pra me indicar que me de realmente um credenciamento?
Grata

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Marcia, para buscar o credenciamento o mais indicado é concluir um curso de formação superior e depois se registrar no CADASTUR. Aqui no blog temos um artigo que trás a indicação de 40 faculdades de turismo e hotelaria. Segue o link: https://www.vidadeturista.com/artigos/40-opcoes-faculdade-de-turismo-e-hotelaria.html. Abraço!

Cristina disse:

Boa noite, estou pensando em trabalhar com organização de viagens econômicas (viagens de aventuras) estilo excursões (bate e volta), só não sabemos como começar? Do que temos que ir atrás para tornar isso legal.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Cristina, se a ideia é abrir uma empresa ou então ser registrado como autônomo, o primeiro passo é procurar uma contabilidade e a Prefeitura da sua cidade, pois as regras de registro podem mudar de uma cidade para outra. Outra dica é procurar o SEBRAE mais próximo que é uma instituição que ajuda os empresários iniciantes a estruturar o seu negócio. Abraço!

Kleber Gaboni disse:

Quanto custa pra ter um sistema de operadora instalado para atuar de forma independente?
Se existe uma opção pra orçamento pelo menos, ou pra atuar de forma total. Abraços.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Kleber, um sistema online para quem está começando é o VHSYS que oferece vários módulos para controles e emissão de relatórios, sendo um deles o módulo especializado em agência de viagens. Eles oferecem planos a partir de R$ 71,91 mensais. Abraço!

Letícia disse:

Bom Dia Thiago,

Sou formada em Administração e adoro a área de turismo.
Gostaria de indicação de uma franquia de agência de turismo home office no estado do RJ.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Letícia, existem vários serviços de franquias para trabalhar home Office. Isso indefere o estado onde você mora. Uma das mais famosas é a Clube Turismo que já foi citada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Mas também existem outras como a Tourlines e a Encontre sua Viagem, minha sugestão é entrar em contato com cada uma delas, entender o seu negócio para tomar a decisão em qual delas escolher. Abraço!

Slavia Patricia disse:

Olá, sou formada em administração de empresas, tenho um trabalho fixo e estou a procura de uma segunda fonte de renda e através da minha rede de relacionamentos fui convidada a ser uma revendedora de passagem área em uma agência totalmente online. Estão me oferecendo uma comissão de 5% sobre a venda do bilhete e como não sei nada sobre este ramo queria saber se é essa taxa que se aplica aos agentes de vendas? Qual é a taxa?

Luciana Ferreira disse:

Oi Slavia! Por coincidência hoje entrei em contato com uma empresa apresentando as mesmas condições, dei uma pesquisada rápida no google e descobri se tratar de golpe. Se a empresa for smiles travel, cuidado. Pessoas relataram que tiveram prejuízos altos por ter que ressarcir o cliente indicado. No reclame aqui também tem reclamações de agentes de viagem que caíram no golpe. Espero ter ajudado!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Luciana, obrigado por compartilhar essa informação conosco. Abraço!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Slavia, é tudo muito relativo ao seu volume de vendas e a sua parceria estabelecida. Na época que trabalhei com sistemas de agências de viagem, o padrão era 10%, mas o mercado veio mudando ao longo do tempo. Antes existia um trabalho muito maior de garimpar informações e cativar os clientes para comprar as viagens. Hoje em dia os clientes já conseguem uma série de informações na internet e os sistemas oferecidos são mais práticos e intuitivos, no qual a comissão passou a ser menor. Ao mesmo tempo, a chance de um maior número de vendas aumentou, já que os clientes vêm mais maduros para efetuar a compra. Nesse caso, o que sugiro você fazer é experimentar a parceria proposta e depois ao longo do tempo negociar comissões diferentes de acordo com seu volume de vendas. Abraço!

Marina Galuppo Kosminsky disse:

Bom dia, poderia me informar se posso ser agente de viagens no MEI e alugar casas para temporadas de terceiros?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Marina, entendo que sim, mas o ideal é procurar um profissional em contabilidade que pode orientar melhor nesse sentido. Informando o que realmente compreende essa atividade específica. Por exemplo, eu mesmo já reservei casas de temporada através de imobiliárias que acaba sendo uma atividade bem diferente de agentes de viagens, por isso pode ser que você tenha que acrescentar nas atividades do MEI algo mais específico para corretor imobiliário. Espero ter ajudado. Abraço!

Antônio Acelio Almeida Costa disse:

Caí de para quedas como agente de viagens, me apaixonei pela profissão desde o primeiro dia, esse blog aqui ajudou-me demais e incentivou-me muito sanando todas as minhas duvidas e me passando dicas incríveis… Obrigado amigo, e quando quiser visitar a Latam Travel no Shopping Iguatemi Alphaville, te ajudo também qualquer coisa… Grande abraço.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Antônio, que legal ler um relato que nem esse. Muito bom saber que de alguma forma pudemos ajudar na sua história. Pode deixar que quando estiver pela cidade vou passar ali. Abraço!

Jusçara Lima disse:

Olá,, trabalhei no varejo 27 anos recentemente abri uma agencia de viagem ( encontre sua viagem MCZ ) estou totalmente perdida, não entendo nada de turismo, ta um pouco difícil pra mim.
O que faço ? me der dicas por favor
Grata: Jusçara Lima

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Jusçara, primeiramente quero parabenizar pela abertura da agência de viagens. Nós sabemos o quanto é burocrático e ao mesmo tempo assustador abrir uma empresa no Brasil e você deu um passo corajoso e importante. Porém se você não estava preparada para a abertura, agora é hora de correr atrás. Minha recomendação é você se associar na ABAV do seu estado e participar dos cursos e palestras oferecidos por eles, aproveitando para trocar experiências com outros donos de agência. Outra dica é procurar o SEBRAE mais próximo e fazer os cursos de empreendedorismo e direcionados para abertura de agência de viagem que o SEBRAE tem. Estude sobre companhias aéreas, sobre geografia, sobre o mercado de turismo, sobre elaboração de produtos turísticos e sobre marketing e vendas. Tenho certeza que passando por essas etapas e estudos, você vai atingir seus objetivos. Abraço!

Joabson disse:

Eu sou formado em técnico em guia turístico, sei muito bem como é isso.
e sou agente de viagens também, trabalho em roteiros turísticos montagens de viagens, muitas vezes eu vou a domicilio apresentar o planejamento do roteiro.

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Joabson, obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Com certeza vai ajudar e inspirar outras pessoas. Abraço!

Andrea Soares de Mello disse:

Eu trabalho em uma agencia de viagens sou atendente de turismo vendo passagens aereas e pacotes vendo muito tenho login no meu nome e cpf mas nao recebo apenas o salario seco….Gostaria de saber se isso e legal ou se o certo e eu receber toda a comissao pelas minhas vendas

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Andrea, não entendi bem a sua questão. Você é assalariada ou trabalha por conta própria? Está vinculada a alguma agência?

Beto disse:

ola tudo bem,o curso técnico de agencia de turismo é diferente do técnico de turismo receptivo ? porque aqui no litoral as etecs do centro Paula Souza do estado de são paulo eles tem o curso que vem com complemento de guia, estou em duvida qual prestar o Vestibulinho, porque quero entrar na área e não ficar restrito a um local só, quero ter um leque de opções, sera se eu quiser fazer bacharel ou gestão de turismo posso atuar em varias áreas dentro do turismo? qual é mais amplo gestão ou bacharel?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Beto, os cursos técnicos de agência de turismo e agência receptivo são diferentes. O de agência de turismo trabalha principalmente com a venda de pacotes para fora da cidade da agência, já o de turismo receptivo trabalha principalmente com a venda de pacotes para dentro da cidade da agência. Por exemplo, o município de Bonito tem várias agências de viagens receptivas, no qual eles vendem os pacotes de turismo de Bonito para os turistas que vem de fora.

Já no caso dos cursos de bacharel em turismo e gestão de turismo, acredito que o segundo se trata de um curso tecnólogo, certo? Nesse caso, o bacharelado é uma formação mais generalista, enquanto o tecnólogo tem disciplinas mais práticas e voltadas para as necessidades do mercado de trabalho. Entendo que em ambos os casos, você poderá atuar em várias áreas do turismo, já que os dois cursos abordam uma grade curricular mínima para atuação. Se eu fosse escolher, optaria pelo bacharel, já que são cursos mais reconhecidos pelo mercado. Espero ter ajudado! Abraço!

Ricardo Cesar da Silva Leão disse:

o meu sonho era ser balconista ou agente de viagem de passagens aereas qualque que seja

Carina Gobbi disse:

Boa tarde… atualmente sou bancária mas pretendo em breve trocar de ramo… amo viajar, pesquisar e dar boas dicas a amigos e conhecidos… tenho dúvidas de como iniciar… gostaria de trabalhar em casa e inicialmente como pessoa física, mas não sei se ficaria restrita a acessos a consolidadoras, tendo em vista que uma franquia “amarra” sua liberdade de parceria e os preços são fechados e, geralmente, não competitivos… qual a melhor opção? Grata!

Vitória Tutxnauá disse:

Sim, eu tenho muito interesse nesse ramo. Pois algumas das coisas que eu amo fazer é viajar e pesquisar, gostaria que muitas pessoas pudessem ter o mesmo prazer, muitas vezes seria chato ficar horas no telefone, não sei se é porque sou muito nova, mas eu realmente me vejo planejando pacotes de viagens para meu clientes, vendo e revendo os ideias dos mesmos. Evoluindo em meu futuro trabalho em meio a uma coisa que amo.
Na verdade tenho uma ”linha” traçada, uma meta a ser atingida.
E se eu disser que tenho apenas 12 anos, vocês acreditariam?

Vitória Tutxnauá disse:

Por onde eu, ainda muito nova, poderia começar?
Obrigado pelo post, me ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas.

flavio moreira disse:

Muito bom o artigo Thiago.
Gostaria de uma orientação para um trabalho sobre o potencial / perfil do profissional no mercado… Já tenho absolutamente tudo o que preciso mas não consigo, com fonte segura, o número de agentes de viagem que atuam, no contato direto com o cliente, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Poderia me ajudar?
Muitíssimo obrigado

amanda afonso disse:

Olá! Sou formada e letras/inglês. Gostaria de saber se com essa formação posso trabalhar como agente de viagem …trabalhar em agências de turismo?

ROSEMARY ASSUNCAO DO NASCIMENTO DA COSTA disse:

Considerando que estou aposentando nesse primeiro semestre, e por gostar muito do assunto, tenho muito interesse em ser um agente de viagens. Por isso estou procurando capacitação para tanto.

Karla Simone Cantarini Mesquita disse:

Olá, Thiago. A minha história é bem diferente: estudei turismo como disciplina na escola, no final do Ensino Fundamental, gostei e na última prova do ano, acertei todas as questões que, para minha felicidade a profa. me chamou e perguntou quais eram meus planos para o futuro. Eu expliquei e ela me propôs trabalhar na área. Depois q fiz o Ensino Médio, não a procurei e em 2000 participei de um evento na ABAV “Aspectos Legislativos para Agentes de Viagens”. Preenchi uma ficha e a recepcionista me disse para aguardar. Mais ou menos dois anos após, como não fui chamada, liguei pra ABAV perguntando sobre quanto tempo a ABAV fica com o currículo e o tempo. Fiquei perplexa com a resposta grosseira: ” Olha aqui você espera o tempo que tiver. Quando alguma empresa quiser te chamar, ela chama. Mesmo que você tenha até 90 ano, tá bom?” Desisti.

Vera Rodrigues disse:

Boa noite
Organizo grupo de viagens no qual sempre viajo junto
Mais gostaria de vender pacotes
Ser uma agente de viagens
Conhecer lugares novos par poder indicar pras pessoas.sempre faço essas minhas viagens através de uma agência, mais queria eu mesma fazer toda parte burocrática tbem
Tem como??

Ramilca Alves Ribeiro disse:

Estou a procura de um agente de viagens pra empresa Jalapoeiros do Pé Rachado, atuação no JALAPÃO.

André Mendes disse:

Olá Thiago, tudo certo ? Tenho 20 anos de idade e atualmente eu trabalho no ramo rodoviário, sou Operador de Vendas em uma empresa do setor e gostaria de saber o que acha sobre ele em específico. Ele é interessante para alguém que deseja fazer faculdade de Turismo e Letras ? Estou na empresa há um ano e já tive uma oportunidade para subir de cargo e ser um Agente de Vendas na empresa, mas acabou não acontecendo. Você recomendaria eu continuar no ramo ou seria melhor procurar novos ares ? Seria ótimo ter um feedback sobre. No momento também estou tendo aulas de inglês e pretendo cursar Letras para ter um conhecimento gramatical e de Literatura mais abrangente. Desde já agradeço.
Abraços !!!!

Jacinta de Souza Duarte disse:

Gostaria de trabalhar como agente de turismo ou de viagem

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais