Agente de viagens – Profissão turismo

Continuando nossa série de posts sobre a profissão turismo, vamos falar hoje sobre a profissão de agente de viagens. Já tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre o que faz o agente de viagens e quando chamar um agente de viagens nesse post. Agora chegou a hora de explorar um pouco mais as características da profissão agente.

O agente de viagens é o profissional que atende o turista para a montagem de pacotes de viagem personalizados, para a emissão de passagens e para a reserva de hotéis e passeios para seus clientes. Ele utiliza de todo seu conhecimento e parcerias com os fornecedores para propor as melhores opções de passeio para seu cliente.

O agente de viagem pode trabalhar dentro de uma agência de viagens ou de forma independente. Quando trabalha dentro de uma agência de viagens pode também ser chamado de operador de viagem, atendente de viagem ou recepcionista de agência. Todos eles fazem a venda de pacotes para seus clientes.

Quando trabalha de forma autônoma, o agente de viagens tem total autonomia sobre o seu trabalho, montando pacotes de acordo com seu conhecimento e experiência. Quando trabalha em agência, a autonomia pode ficar limitada a vender os pacotes somente da agência que tem acordos com os fornecedores para vender aqueles pacotes. Ou então por serem intimados a vender passagens aéreas de cias específicas para atingir metas de vendas que existem dentro das próprias agências. Nesse caso, ele poderá vender pacotes mais caros ou menos interessantes para os turistas e vale o recado para os turistas ficarem atentos a esse movimento.

Agente de viagens
Agente de viagens

Remuneração do agente de viagens

O agente de viagens quando trabalha de forma independente tem remuneração salarial de acordo com suas vendas. Ele ganha comissão das cias aéreas através das passagens, comissão dos hotéis e pousadas na reserva de quartos, comissão na venda de passeios e ingressos de parques, assim como ganha outros tipos de comissão na venda de pacotes turísticos. O agente de viagens independente também pode cobrar uma taxa pela prestação do serviço indiferente a comissão, uma prática que vem se mostrando cada vez mais recorrente dada a diminuição das comissões dos fornecedores.

Quando o agente de viagens de viagens trabalha dentro de agência, muitas vezes ele vem com salário fixo e tem remuneração variada de acordo com o atingimento de metas, tal qual como se fosse um vendedor de lojas.

Os salários médios iniciam geralmente na faixa de R$ 1.000,00 e vão aumentando de acordo com o nível e experiência do profissional, de acordo com o grau de formação, de acordo com o aumento de responsabilidades na função, assim como de acordo com o número de parcerias próprias com fornecedores.

Uma parte bacana da profissão agente de viagens é que ele muitas vezes é convidado pelos hotéis e resorts para conhecer seus estabelecimentos e ter mais propriedade na hora da venda. Então não é incomum ver agentes de viagem viajando de graça para dentro e fora do país. Muitas dos prêmios por metas atingidas também são viagens para os lugares turísticos, o que aumenta a empolgação e disposição de vendas do agente para quem fornece premiações.

Carreira do agente de viagens

Existe uma carreira bem definida a ser trilhada pelo agente de viagens que trabalha em grandes agências de viagem caso queira seguir carreira na função:

  • Assistente de agência de turismo
  • Agente de agência de turismo
  • Analista de agência de turismo
  • Supervisor de agência de turismo
  • Gerente de agência de turismo

Para começar na carreira de agente de viagens, o mais indicado é começar fazendo um curso de capacitação profissional que pode ser feito através de cursos técnicos profissionalizantes ou através de uma faculdade de turismo.

É importante para o agente de viagem ter bons conhecimentos de geografia, facilidade de comunicação, poder de persuasão para as vendas, flexibilidade para a montagem de várias opções de roteiros e boa memorização para guardar códigos de aeroportos para executar comandos em sistemas GDS ou conhecer o alfabeto internacional fonético.

Profissão agente de viagens
Profissão agente de viagens

Minha experiência com agente de viagens

Já tive contato com vários agentes de viagens desde que criei o blog, seja através de amigos, da consulta a viagem que fiz para Fortaleza em agências operadoras ou de quando desenvolvia sistemas para agências de viagem.

Pude notar que todos eles trabalhavam muito para atender os clientes e montar os pacotes de viagem de acordo com as necessidades dos clientes. Dificilmente um cliente tinha uma necessidade de viagem igual ao outro. Mudam as datas, mudam os acordos, mudam as restrições, muda a quantidade de pessoas, enfim, é uma verdadeira gama de informações que tem de ser administradas por eles.

Vejo que é um profissional que precisa ter uma tremenda garra e paciência, principalmente para atender turistas durante os fins de semana quando estão viajando e que precisam de auxílio e apoio durante a viagem. Literalmente o telefone não para. Mas é o deságio para quem quer trabalhar em um setor tão bacana como o setor de turismo e com a possibilidade de ter boas remunerações dependendo do seu desempenho nas vendas de viagem.

Finalizando

O agente de viagens faz parte da cadeia de profissionais do turismo que tem uma importante função na hora de vender o melhor pacote para o turista final. Apesar da pressão por metas e vendas e de certa incomodação com clientes é uma oportunidade incrível para estar em contato com o mercado de turismo e de viajar pelo mundo.

E você, tem vontade de ser agente de viagens? Já comprou pacotes de viagem com um agente? Como foi a experiência? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Agente de viagens – Profissão turismo

  • 19/10/2016 em 21:45

    Tenho interesse de ser um agente de viagens acho uma profissão muito interessante nunca precisei de um agente como gosto viro meu próprio agente nas minhas viagens até pq eu gosto de fazer as reservas comprar as passagens entre outras coisas.

    Resposta
    • 24/10/2016 em 13:33

      Que bacana Alan! Se você já se vira sozinho, pode ter certeza de que está no caminho certo! Quando você entrar na profissão, a diferença é que você conhecerá detalhes mais técnicos que ficam conhecidos somente por detrás da profissão, como sistemas GDS, códigos IATA, alfabeto da aviação, siglas de aeroportos, entre outros detalhes específicos. É uma profissão apaixonante!

      Resposta
  • 30/11/2016 em 13:54

    amo a profissao relacionada ao turismo principalmente comissario de voo e agente de turismo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *