A rotina da família irlandesa

Olá pessoal, aqui é o Gabriel Buss novamente e dessa vez trouxemos um novo texto da minha experiência de intercâmbio na Irlanda que fala sobre a rotina da família irlandesa.

A visão de irlandeses que muitos têm é de que eles bebem muito, e isso é realmente um fato sobre eles. Eles têm o costume de beber a noite todos os dias, durante a semana, vinho, e no fim de semana, cerveja, muita cerveja. Porém, a vida e rotina deles não se resume isso, e o que mais eles valorizam por aqui é a família. Por incrível que pareça, irlandeses prezam sempre por passar tempo em família.

Para isso acontecer, eles têm uma rotina planejada, para que a janta sempre seja em família. É tudo tão planejado, que diferente de vários lugares pelo mundo, na Irlanda o comércio tem um horário fixo de atendimento: das 9 da manhã as 5 da tarde todos os dias. As lojas nunca ficam abertas de noite, nem perto de datas especiais, como Natal, por exemplo. Entretanto, Dublin é uma exceção, onde existe um dia da semana as lojas ficam até as 8 da noite, para que pessoas possam comprar até um pouco mais tarde.

Como eles prezam muito pelo jantar em família na Irlanda, eles não chegam tarde em casa. O máximo que se chega em casa é as seis da tarde, com exceção de algumas profissões, como médicos, por exemplo. Diferente disso, eles sempre jantam juntos, e de tanto enfatizar o jantar em família, eles diferentemente dos brasileiros, não almoçam. Fazem apenas um lanche, como um sanduíche, omelete ou salada, por exemplo. Porque a janta é a refeição que eles mais valorizam mesmo.

Família irlandesa
Família irlandesa

Como é a família irlandesa

No entanto, quando os filhos são muito novos eles jantam mais cedo, e os pais comem sozinhos. Porque na Irlanda as crianças pequenas, dormem cedo, em torno de oito da noite eles estão indo dormir. São raras as exceções para esse horário. De manhã, os filhos, quando maiores já, acordam com os pais e tomam o café da manhã juntos. Depois os filhos geralmente ficam com uma babá e os pais saem para trabalhar.

Algo importante a se ressaltar é que os pais nunca saem juntos para trabalhar. Sempre um sai antes e o outro depois, e um sai com o carro e outro vai com o transporte público, mesmo que tenham dois carros em casa, um dos carros sempre fica na garagem. Interessante ressaltar aqui que o transporte público na Irlanda é muito usado por eles, seja ônibus ou o trem, eles utilizam muito e isso é perceptível. Outro meio de transporte muito utilizado é a bicicleta, que além de trazer bem-estar, traz economia.

Os pais valorizam muito os filhos. Então quando tem alguma programação na escola eles nunca perdem, nem que precisem sair do trabalho mais cedo ou algo assim. Durante os finais de semana também eles sempre passam o dia com os filhos, em casa mesmo ou se tiver um dia de sol, indo a algum parque.

Nas férias eles têm o costume de sempre sair do país, tendo em vista que para eles não é caro viajar pela Europa. Por isso, nas férias eles geralmente vão relaxar e conhecer algum outro país europeu.

Uma sugestão para reservar passagem de ônibus, aluguel de carros ou passagens de aviões para sua viagem na Irlanda é o site GoEuro. Eles atendem mais de 40 nacionalidades em 12 idiomas e com certeza vão ajudar na montagem do pacote. Já para a compra de passeios na Irlanda, a sugestão é o site Trafalgar, no qual eles tem uma lista muito bacana do que fazer pelo país.

Hoje vou ficando por aqui e em breve quero trazer novos artigos que falam da minha experiência de intercâmbio na Irlanda. Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.