>>>Dica: Reserve seu hotel com desconto aqui!

8 cuidados que deve ter antes de viajar

O inverno já chegou, e com ele, as merecidas férias da família. Essa é sempre uma excelente data para uma viagem em família. Mas, você sabe quais são os cuidados que deve ter antes de viajar? Acompanhe e descubra 8 cuidados antes de viajar.

Viajar é sempre uma delícia e quando fazemos isso com pessoas que amamos se torna ainda mais especial. Por isso, esse deve ser um momento único, repleto de diversão e boas lembranças, e não de horas no hospital.

Para evitar possíveis problemas de saúde que venham levar você ou alguma pessoa da sua família a passar mal ou adoecer e ter que permanecer em um hospital durante todas as férias, preparamos com um artigo com 8 cuidados que deve ter antes de viajar. Conheça quais são eles a seguir.

Cuidados que deve ter antes de viajar

Férias: um momento esperado por toda a família para viajar. Elas chegaram, e além de fazer as malas existem outros cuidados que deve ter antes de viajar. Veja os mais importantes a seguir:

  1. Verifique as vacinas

Adultos precisam estar atentos às vacinas de reforço, como a antitetânica e a da febre-amarela. Já crianças e idosos precisam tomar a vacina anual da gripe e controlar com mais atenção as demais necessárias.

  1. Procure um médico

O mais indicado antes de uma viagem é que um check-up completo seja feito, no entanto, algumas vezes, realizar todos esses exames pode ser mais complicado ou demorado do que se imagina. Por isso, é importante que ao menos uma consulta com seu médico de confiança seja feita. Assim, você poderá tirar suas dúvidas e cuidar de detalhes mais urgentes da sua saúde.

  1. Lembre-se dos medicamentos controlados ou de uso contínuo

Se você faz uso de medicamentos controlados, procure seu médico e solicite uma receita, mesmo que você tenha o medicamento para todo o período da viagem. Nunca se sabe o que pode acontecer, e é sempre melhor prevenir do que remediar.

Existem também alguns medicamentos de uso contínuo que não necessitam de receita, mas precisam sempre estar na mala. Se você é mulher e usa, por exemplo, anticoncepcional, seja pílula ou um adesivo anticoncepcional transdérmico, por exemplo, deve levá-los na mala porque, conforme o lugar onde estiver, pode não achar a marca de sua preferência e, se a viagem atrasar, evita que seu ciclo fique desregulado.

O mesmo vale para medicamentos de pressão, colesterol, diabetes ou outros que necessite tomar todos os dias.

  1. Carregue os medicamentos com você

Não importa se a viagem é de avião ou de carro, leve sempre seus medicamentos em uma mala de mão, junto com você. E não esqueça do kit médico de viagem, que também deve estar sempre à mão.

  1. Monte um kit médico prático e completo

É sempre bom ter um kit médico quando se viaja, especialmente se junto estão crianças ou idosos, que são mais propensos a mal-estares, doenças e ferimentos. Por isso, é importante ter um kit completo. Além dos medicamentos controlados (caso existam) é interessante sempre ter no kit:

  • Carteirinha de vacinação;
  • Carteirinha do plano de saúde de todos os viajantes;
  • Analgésicos, antitérmicos e termômetro;
  • Antiácidos e medicamentos para enjoo;
  • Antissépticos e desinfetantes de machucado;
  • Curativos e faixas adesivas;
  • Protetor solar e repelente contra insetos.
  1. Conhecer o destino ajuda muito

Conhecer bem o destino da viagem é fundamental para, além de levar roupas adequadas ao clima, evitar problemas como indigestões alimentares, contaminação de doenças e mais.

  1. Se algo acontecer durante a viagem

Se mesmo com todas essas precauções, você ainda tiver problemas de saúde, você pode procurar um dos Centros de Orientação Para Saúde do Viajante, credenciados pela Anvisa.

  1. Grávidas precisam de atenção extra

Mulheres com mais de 7 meses de gestação precisam estar mais atentas a sua condição de saúde e recomendações médicas. A maior parte dos obstetras não aconselha viagens de avião nesse período da gestação. Portanto, antes de arrumar as malas, converse com o seu médico.

8 cuidados que se deve ter antes de viajar
8 cuidados que se deve ter antes de viajar

São detalhes simples, mas extremamente importantes que valem a pena receberem a devida atenção. Fazendo isso, você terá mais tranquilidade durante sua viagem, e mais diversão também.

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “8 cuidados que deve ter antes de viajar

  • 11/07/2018 em 08:03

    Suas dicas são muito úteis, parabéns!

    Resposta
    • 26/07/2018 em 18:18

      Olá Niccolas, que bom que você gostou. Seguindo essas dicas com certeza todos terão mais tranquilidade durante a viagem, podendo aproveitar melhor todos os momentos. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.