>>>Dica: Reserve seu hotel com desconto aqui!

5 golpes mais comuns de viagem

Atualmente, o mercado de turismo está bem aquecido, mesmo com as crises econômicas enfrentadas nos últimos anos. Muita gente adora juntar um dinheirinho e investir em uma viagem para qualquer lugar do mundo, seja para um mochilão, uma viagem romântica ou por conta própria. É nessas horas, que alguns golpes mais comuns de viagem ocorrem, transformando o passeio inesquecível em uma situação infernal.

São pequenas ciladas de viagem que podem ser evitadas para você aproveitar mais os encantamentos do lugar e curtir a companhia de quem gosta preparado para o que vierem lhe oferecer. Veja agora, os cinco golpes mais comuns de viagem, que tem enganado os turistas com frequência.

Lista de golpes mais comuns de viagem

1) Joias de ouro

Pode ser qualquer joia de ouro: um anel, um brinco, uma correntinha ou até qualquer pedaço de metal, ou objeto bem polido. Do nada, aparece um “estranho”, que, passeando junto a você, encontra o objeto no chão e te surpreende com a perguntinha manjada: “É seu?”. Nesse momento, o viajante desavisado responde que não.

Essa pessoa, então, se apresentará como uma profunda conhecedora dos metais e pedras preciosas, e não vai parar por aí. O golpista vai indagar se o viajante não tem o interesse de ficar com o objeto, mediante um valor. Isso porque o golpista dirá que tem um compromisso inadiável, e não pode perder tempo com tal achado.

O preço pedido pelo golpista, nunca é igual ou maior ao valor real do ouro, mas também não é abaixo do latão, sendo bem mais caro. A vantagem é tanta que o turista cai. Esse é um dos golpes mais comuns de viagem.

2) Ramalhete a peso de ouro

O casal está se conhecendo ou curtindo uma viagem a dois. O romantismo está no ar. Eis que surge um (a) idoso (a), com um ramalhete ou uma rosa nas mãos, oferecendo ao casal, para que geralmente o homem compre para dar à mulher. O valor é surreal. O fato de a pessoa ter mais idade impõe a um dos dois a urgência de comprar a rosa ou o ramalhete, a fim de não estragar o clima da viagem.

Desavisados do golpe, um dos dois acaba comprando o ramalhete, só para não brigar com o idoso e constranger a outra parte.

3) Jogos de rua

Tome cuidado ao parar na rua para ver qualquer apresentação ou jogo de rua. No Brasil, essa sempre foi uma prática muito comum. Enquanto o turista para e assiste a um jogo, uma apresentação de dança, um show de música ou mesmo de mágica à lá David Copperfield, um terceiro e quarto elemento se aproximam, e sem que alguém os perceba, assaltam mochilas, malas, bolsos e o que mais puderem em meio à multidão.

Muitos turistas perdem celulares e carteiras aos montes por causa desse golpe de viagem. Não perca tempo de parar na rua, e se for para apreciar a apresentação, que seja sem nada de grandioso valor nos bolsos.

4) Golpe da superstição

Uma senhora muito sorridente vai te parar para vender alecrim e outras ervas bentas, que te trarão sorte. Pode ser que ainda ofereça ler a sua mão, mas antes que você estique o braço, ela já lhe dirá de pronto que seu futuro é cheio de boas surpresas, com grandes amores à vista e uma magia negra enorme, esperando o momento de lhe tirar das mãos o que de bom te espera mexendo com sua superstição.

O turista, impressionado, cai e paga o preço que ela pedir. E nem precisa dizer que de cigana, vidente ou cartomante, ela não tem nada, não é mesmo?

5) Gentileza inesperada

É um dos mais comuns dos tempos modernos. O golpista se oferece para carregar a bagagem ou tirar a foto do casal que está tentando fazer a selfie perfeita. Era uma vez uma mala, um celular, uma câmera e por aí vai.

Evite receber ajuda de estranhos e tenha sempre um pé atrás, com qualquer gentileza ou contato inesperado. Sabe como é, quando a esmola é demais, o santo deve desconfiar.

Caso venha acontecer qualquer um dos golpes acima e você se sentir lesionado, o correto é procurar a polícia e fazer a denúncia. Pode ser chato e burocrático, mas só assim será possível melhorar o lugar e ajudar a polícia na investigação para evitar que aconteça com outras pessoas.

5 golpes mais comuns de viagem
5 golpes mais comuns de viagem

Dica extra: seguro de viagem

E caso aconteça de perder dinheiro, documentos, malas ou tiver problemas de saúde durante uma viagem por causa de algum dos golpes mais comuns de viagem, uma das dicas mais importantes é ter um seguro de viagem. Um bom seguro de viagem oferece cobertura para várias situações e por um preço bem acessível.

Para encontrar o seguro viagem certo para sua viagem nós recomendamos a Real Seguro Viagem. Inclusive nós aqui do blog fizemos parceria com eles pelo bom serviço prestado. A parceria está explicada nesse post, no qual também demos nossa opinião sobre a empresa e a experiência de utilização do serviço.

Abaixo trouxemos a caixa de pesquisa de seguros da Real para facilitar a pesquisa do melhor seguro viagem.

No mais, quero desejar desde já uma boa viagem, com muita segurança, e que você possa trazer grandes recordações de viagem. Fique à vontade para deixar seu comentário que vamos ajudar no que for preciso.

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.