10 dicas para aproveitar a festa junina 2016

A festa junina é uma das festas típicas mais famosas do Brasil. São poucas as pessoas que não gostam de curtir uma festa que tem danças animadas, fantasias, comidas típicas e bebidas típicas. Separamos no blog 10 dicas para aproveitar a festa junina 2016.

10 dicas festa junina 2016
10 dicas festa junina 2016

Dicas festa junina 2016

  1. Fantasia: Além do carnaval, a festa junina é uma das que as pessoas mais podem aproveitar as fantasias para se divertir. Inclusive podem ser utilizadas fantasias invertidas, no qual as mulheres se vestem de homem e os homens se vestem de mulher, o que importa é a diversão. A dica para fantasias é escolher uma fantasia leve, mas que mantenha uma boa temperatura corporal, no qual fantasias feitas com roupas de algodão esquentam o corpo no frio e são frescas quando faz calor. Outra dica é mandar fazer a fantasia ao invés de comprar pronta. Pode até sair mais caro, mas tem tudo para ser mais bonita e mais adaptada ao seu corpo. Mais uma dica ainda é trocar a fantasia do ano passado com os amigos e amigas para ter fotos diferentes esse ano.
  2. Comida típica: A comida típica das festas juninas envolve milho, paçoca, pinhão, cocada, maçã-do-amor, entrevero, canjica, arroz doce, pipoca e muito mais. É uma variedade incrível, e se você for como eu, você vai querer provar de tudo um pouco. A dica é começar pelas comidas mais leves e depois partir para as mais pesadas. Assim o corpo já consegue fazer rápida digestão dos primeiros pratos.
  3. Bebidas da estação: Festa junina também é sinônimo de muita bebedeira, seja com o quentão típico da estação, com outras bebidas mais quentes ou até mesmo a tradicional cerveja. Como as bebidas são bem mais caras dentro das festas, a dica é fazer um esquenta antes com os amigos, pode ser na casa de alguém. Então você já chega na festa equilibrado. Outra dica é fazer quentão com suco de uva ao invés de vinho para quem não gosta ou não pode beber bebida alcoólica. Mais uma dica é tomar água entre alguns copos de bebida alcoólica para diminuir o efeito da ressaca no dia posterior.
  4. Músicas: A principal música típica das festas de São João é o forró, mas tem também o baião, xote, reisado, samba de coco e as cantigas. Hoje em dia tem vários estilos de forrós, desde os mais tradicionais, até os mais modernos, como as músicas que vemos do Wesley Safadão. Para não fazer feio na pista a dica é treinar a dança e a cantoria de algumas músicas em casa. Quando a dança é tradicional fica mais fácil. Mas as novas envolvem coreografia e uma letra acelerada que você pode se complicar na hora da diversão principal. As músicas podem ser ouvidas no Youtube.
  5. Diferenças entre as festas: Aqui no Sul as festas são bem diferentes do que no interior paulista, do que no Nordeste e do que o Norte. Lá no Norte e Nordeste é muito comum o boi-bumbá. No Sul é mais comum bailes de festa junina com músicas tradicionalistas ou músicas de bailão. No interior paulista e no Sul não é comum as grandes festas como vemos no Nordeste. Enfim, cada lugar tem seu estilo, sua cultura, sua tradição que influencia diretamente nas festas juninas. A dica é estudar a região da festa que você vai para curtir de forma mais apropriada e porque não estudar as outras também para falar com os amigos e compartilhar experiências diferentes.
  6. Cultura: É impossível falar de festa junina 2016 sem falar da cultura que existe por trás da festa. Falamos do bumba meu boi antes que mostra um pouco da variedade cultural que existe por região. Existem as coreografias de danças como a quadrilha. Existe o casamento caipira. Existe a presença de grupos festeiros que passam cantando e dançando pelas ruas da cidade deixando guloseimas nas portas da cidade. Existe a presença do correio elegante. A dica é participar e pedir para se envolver com cada uma das tradições.
  7. Enfeites: Festa de São João não é festa sem bandeira, sem pau de fita, sem fogueira, sem barracas, sem pipas e sem balão. Quanto mais enfeitada a festa for, mais bonita ficará e chamará a atenção. A dica é aproveitar esse momento de festa para enfeitar lojas, enfeitar escolas e enfeitar as casas para que o clima da festa junina não fique só durante a festa. O custo de fazer os enfeites é baratinho. Papel, cartolina, jornal, revistas, barbante e vareta que podem ser comprados em qualquer papelaria ou utilizados de casa. Com R$ 50,00 já se faz bastante enfeite de São João.
  8. Adornos: Uma das partes que podem ser mais adoradas na festa junina 2016 são os adornos, no qual cada um pode ter a criatividade de fazer adornos diferentes. Por exemplo, se fizer um coração grande escrito vale um abraço e levar junto consigo, você receberá vários abraços na festa. Se você fizer uma barraca de papelão com bebidas você será a diversão dos amigos. Se você levar uma máscara de careta de mão, poderá se divertir com todo mundo. Enfim, quanto mais criativo for o seu adorno, maior as chances de sucesso na festa junina 2016.
  9. Crianças: As crianças literalmente adoram festa junina. A dica é envolvê-las desde o início do mês pedindo para elas ajudarem na preparação dos enfeites, vestindo elas de traje típico e dando a elas quitutes de festa junina. Outra dica é fazer as brincadeiras típicas da festa como colocar o rabo no burro, pescaria, jogo das argolas, boca do palhaço, dança da laranja, corrida do saco, corrida do ovo ou tomba lata. Elas com certeza vão esperar o próximo ano com muita vontade de experimentar tudo de novo.
  10. Religião: Além da festa, sobretudo, as festas juninas vem celebrar a comemoração de Santos da Igreja Católica. São João Batista, São Pedro e Santo Antônio são os santos lembrados. São João Batista é o santo festeiro. São Pedro é o santo da chuva. Santo Antônio é o santo casamenteiro. E isso explica muito das músicas, dancinhas e comemorações que vemos nas festas. Não existe dica aqui, apenas uma sugestão para também fazer uma oração para esses santos.

Para você que não sabe ainda onde curtir as festas juninas, dias atrás publicamos um artigo sobre as 5 maiores festas juninas 2016 do Brasil.

Infográfico com as dicas festa junina

Infográfico 10 dicas festa junina
Infográfico 10 dicas festa junina

E você, também gosta de festas juninas? O que está pensando fazer para aproveitar a festa junina 2016? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *