Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Campina Grande – PB

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Nesse post vamos falar sobre o turismo em Campina Grande. Famosa pela sua festa junina, Campina Grande vem provando, cada vez mais, que é uma cidade para se visitar o ano inteiro.

Sua localização é estratégica: fica perto de algumas praias da Paraíba e possui um clima agradável o ano inteiro pela sua localização geográfica. No inverno, inclusive, chega a fazer frio, pelo menos para o que os nordestinos estão acostumados.

Um fator que contribui muito para o sucesso da cidade é o seu povo hospitaleiro. É uma cidade desenvolvida, porém com aquele clima de interior, onde todos se conhecem e ruas calmas onde se pode transitar sem medo.

O que fazer em Campina Grande

Existem basicamente dois tipos de pessoas que fazem turismo em Campina Grande, bem diferentes.

O primeiro é o turista que está a fim de curtir a cidade, explorar as redondezas e fugir um pouco da correria. O segundo é o turista que está à procura de muito agito, festa e diversão, que com certeza vai durante mês de junho.

O bom é que a cidade tem muito a oferecer, não importa qual desses dois tipos de turista você seja. Confira abaixo os principais pontos turísticos e atividades que o turista vai encontrar na cidade.

Parque do Povo

Um dos maiores orgulhos da cidade, é a casa de uma das duas maiores e melhores festas juninas do mundo (não vamos comprar briga com o pessoal de Caruaru).

É um grande espaço a céu aberto, onde tem palcos para os shows, apresentações de quadrilhas juninas, barracas de comidas típicas e de brincadeiras de São João e muito mais.

Durante o restante do ano, o local costuma receber todos os tipos de atrações como circos, parques itinerantes, feiras, apresentações culturais e shows de música.

São João de Campina Grande

Como dissemos, a cidade disputa com Caruaru (Pernambuco) o título de maior São João do mundo.

Elas bem que poderiam dividir o prêmio e todo mundo ficaria feliz, mas a batalha é acirrada todos os anos.

No palco principal do Parque do Povo já se apresentaram grandes nomes da música brasileira, capazes de arrastar uma multidão de todos os lugares do Brasil e do mundo.

Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Marília Mendonça, Léo Santana, Gusttavo Lima, Joelma e Elba Ramalho foram alguns nomes que marcaram presença em 2019.

>> Conheça 5 das melhores festas juninas do Brasil

São João de Campina Grande - PB

São João de Campina Grande – PB

Memorial do Maior São João do Mundo

O Memorial do Maior São João do Mundo foi criado em 2013, em comemoração aos 30 anos da festa junina.

O acervo conta com diversas fotos e material divulgado na impressa ao longo dos anos, além de personagens marcantes da história do São João, como os bonecos de milho Sabugildo e Milharilda.

O acervo do local é particular, mas é possível agendar uma visita das 14 h às 17 h, gratuitamente.

Vila São João

Grande parte do São João de Campina Grande ocorre a céu aberto, com atrações gratuitas. Porém, a Vila São João, ou Sítio São João, é o local onde ocorre alguns dos grandes shows, e o folião precisa pagar para entrar.

Além de vários shows por noite (nos três palcos), no local ainda ocorrem outras apresentações culturais e também tem boas opções de restaurantes.

Durante o dia, é o local ideal para passar o dia com a família, pois o local reproduz um vilarejo rural antigo com engenho, casa de farinha, roçado de milho, quermesse, parquinhos e muito mais.

>> Confira 10 dicas para aproveitar uma festa junina

Museu de Arte Popular da Paraíba

O prédio do museu, por si só, já é uma atração. A arquitetura arrojada de Oscar Niemeyer salta aos olhos do visitante.

Foi uma das últimas obras assinadas pelo arquiteto. E foi justamente essa arquitetura que originou o outro nome pelo qual é conhecido: museu dos três pandeiros.

O acervo do Museu de Arte Popular da Paraíba é muito rico e diversificado, contando com obras de vários tipos assinadas pelos mais variados artistas nordestinos.

É um passeio pela cultura e tradição desse povo. A entrada é gratuita, o visitante deixa apenas uma colaboração, caso queira.

Monumento Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga

Que tal sentar e bater um papo com esses dois reis da música brasileira? Ao fazer turismo em Campina Grande, isso é possível.

O monumento homenageia os dois artistas, cada um com seu instrumento musical característico.

Próximo a esse monumento, ainda é possível encontrar outros dois: um que homenageia o sesquicentenário da cidade (aniversário de 150 anos) e o Monumento dos Pioneiros da Borborema.

Parque da Criança

O Parque da Criança em Campina Grande é o local de lazer, esportes e diversão da cidade, especialmente com a criançada.

Para quem gosta de exercícios, é ótimo para correr e fazer caminhadas, além de ter quadras de espores.

Mas, para quem só quer curtir o visual vale a pena também. Para as famílias, espaço a céu aberto para as crianças brincarem e, para repor as energias, muita gente costuma fazer piqueniques.

>> Confira 20 dicas de passeio para o dia das crianças

Trem do Forró

Uma viagem de trem que você nunca irá esquecer. O trajeto é curto, são aproximadamente 12km, que são percorridos com muita música e animação enquanto, do lado de fora, um cenário bucólico serve de fundo.

Em Galante, várias comidinhas típicas e mais clima de São João. Só não esqueça de pegar o trem de volta.

Parque Açude Velho

É o point da cidade. Ponto de encontro entre turistas e locais, todos em busca do visual maravilhoso perto do Museu de Arte Popular.

Ótimo local para caminhadas e corridas e para andar de bike. Muitas famílias passeando com as crianças e os pets.

Nas proximidades, também ficam alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Parque Açude Novo

Muitas pessoas confundem os parques do açude velho e açude novo. O Açude Novo, na verdade, é o marco zero da cidade, onde tem um obelisco e uma fonte.

O lugar deveria ser um dos mais bonitos da cidade, porém moradores e turistas denunciam o abandono e descaso dos governantes com o local tão histórico.

O obelisco, uma das principais atrações da área, está cheio de pichações e a fonte luminosa, há muito não vê água nem luzes. Uma pena.

Museu de Arte Assis Chateaubriand

O Museu de Arte Assis Charteaubriand é um prédio simples, no estilo Art Decó, localizado no centro da cidade e faz parte da cultura e da história da cidade.

Seu acervo conta com mais de 400 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas e colagens, dentre outros. Vale a visita para quem gosta de artes.

>> Dicas para passar o réveillon em João Pessoa

Museu do Algodão

Como o nome diz, o Museu do Algodão mostra a história do cultivo do algodão no estado da Paraíba.

O prédio é uma antiga estação ferroviária no estilo colonial. Uma das atrações é a locomotiva que está exposta por lá. Foto obrigatória de turista.

Museu Histórico e Geográfico

O prédio quase passa despercebido entre tantos no centro da cidade. O estilo, como a maioria das construções é Art Decó.

Mas quem passa não sabe que lá já foi a Cadeia Pública, a Casa da Câmara e do Senado e a Estação Telegráfica da cidade.

Se você tiver bastante durante o turismo em Campina Grandes, é um lugar que vale a visita.

Se estiver com o tempo contado, há outras coisas mais interessantes para conhecer, a menos, é claro, que você seja um grande apreciador de história.

Museu Digital de Campina Grande

O Museu Digital de Campina Grande fica no Monumento ao sesquicentenário da cidade e sua proposta é levar o visitante por um passeio virtual pela história de Campina Grande.

Com projeções, mapas, jogos interativos é um passeio incrível e imperdível. Parada obrigatória, principalmente para as crianças que vão aprender mais sobre cultura e sobre história, além de se divertir com o acervo.

>> Que tal curtir o carnaval em João Pessoa?

Como chegar até Campina Grande

Você pode chegar até Campina Grande principalmente por vias terrestres, através de viagem de carro, viagem de ônibus ou transfer saindo do aeroporto de João Pessoa, confira abaixo mais informações.

Passagem aérea para Campina Grande

Apesar de existir aeroporto em Campina Grande, não existem muitos voos regulares para a cidade.

E os preços das passagens aéreas para Campina Grande também variam bastante de preço, dependendo do ponto de partida e da época do ano.

Por exemplo, no período junino e no verão é quando os preços tendem a ficar bem mais caros.

Uma boa alternativa é pousar na capital João Pessoa e alugar um carro para chegar em Campina Grande. Dá para aproveitar bastante a viagem e conhecer outros lugares por perto.

>> Pesquisar preços de passagem aérea com desconto

Caminho terrestre

Saindo de João Pessoa, o acesso principal de carro é pela BR-230 e a distância é de aproximadamente 133 km, com duração aproximada de 2 horas de carro.

Saindo de Recife, a distância é maior, de aproximadamente 220 km e o acesso pode ser pela BR-101, BR-408 e BR-230.

Aluguel de carro

O aluguel de carro para quem pousa em João Pessoa ou Recife é, sem dúvida, a melhor opção. Além de ter mais liberdade de locomoção, você ainda vai poder visitar outros destinos.

O carro pode ser alugado no próprio aeroporto, mas é melhor já sair de sua cidade com o isso resolvido.

Os valores variam de acordo com o modelo do carro, mas vale a pena pesquisar em sites como da Rentcars antes de fechar e sempre ficar de olho nas promoções. O ideal é que o veículo seja locado com quilometragem livre.

Onde ficar em Campina Grande

O lugar mais indicado para ficar hospedado em Campina Grande é no centro da cidade, para facilitar a locomoção para os principais pontos turísticos. Porém existem também ótimas opções mais afastado do centro.

Hotéis em Campina Grande

Na baixa estação, a hospedagem em Campina Grande não é cara. Nos hotéis mais procurados da cidade, as diárias ficam em torno de R$ 200,00 para o casal, com algumas variações.

Dentre esses hotéis, destacamos o Hotel Village Confort, o Slaviero Essential e o IBIS Styles, todos com café da manhã incluído.

Para quem quer gastar menos, também existem boas opções como a Pousada Granville (não inclui café da manhã), o Hotel Campina Plus e a Pousada Maanaim, sendo que os dois últimos incluem café da manhã. As diárias saem por aproximadamente R$ 100,00 o casal.

Na época junina e na alta estação, os preços são completamente diferentes. Vale a pena consultar uma agência de turismo com antecedência, se pretende passar o São João em Campina Grande.

>> Confira outras opções de hospedagem

Outras opções de hotéis em Campina Grande

Aluguel de temporada em Campina Grande

Para quem quer gastar pouco com hospedagem, existem opções de apartamentos e lofts a partir de R$ 60,00 a diária para o casal que podem reservados em sites como do Airbnb.

Para quem vai viajar em grupos grandes, existem casas cujas diárias ficam em torno de R$ 350,00 para 10 pessoas. Sai super barato.

A dica é procurar sempre bairros perto do centro da cidade ou considerados “nobres”. Na cidade, Mirante e Catolé são considerados bons bairros.

>> Encontrar opções de aluguel de temporada

Gastronomia de Campina Grande

Você não pode ir para Campina Grande e não comer a típica comida do Nordeste: carne de sol, cuscuz e tapioca são as mais encontradas por lá.

Para experimentar a gastronomia local, duas excelentes opções são o Bar do Cuscuz e o Manoel da Carne de Sol.

Porém, para quem gosta de comer de tudo um pouco, a cidade possui ótimos restaurantes, como o La Cucina 150 (italiana), o Chinatown (japonesa e chinesa) e as churrascarias Tábua de Carne e Campina Grill.

Seguro de viagem para Campina Grande

Não é preciso fazer seguro de viagem para ir para Campina Grande, mas é importante que você esteja com o seu plano de saúde em dia e não esqueça de levar a carteirinha, para alguma emergência.

Se for alugar um carro, é sempre bom fazer o seguro do veículo. Mas pesquise bem, porque algumas empresas cobram preços excessivos.

Caso você não tenha plano de saúde, pode contratar seguros de viagem baratos em sites como do Seguros Promo.

>> Clique para fazer uma cotação de seguro de viagem

Pontos turísticos de Campina Grande

  • Festa do Maior São João do Mundo
  • Micarande
  • Festival de Inverno
  • Encontro para a Nova Consciência
  • FETEC
  • Feira Central
  • Museu de Arte Assis Chateaubriand
  • Museu de História e Tecnologia do Algodão
  • Museu Histórico e Geográfico
  • Centro Cultural
  • Passeio Forroviário
  • Sítio arqueológico do Ingá
  • Itacoatiaras
  • Museu do Índio
  • Casa de Pedro Américo
  • Teatro Minerva
  • Igreja do Rosário dos Pretos
  • Entre outros…
Campina Grande - PB

Campina Grande – PB

Finalizando

Se você quer curtir uma cidade para lá de animada, viu que Campina Grande pode ser o destino certo, principalmente durante as festas juninas. Aproveite essa época especial do ano para viver uma experiência única e voltar para casa cheio de histórias para contar.

Agora queremos ouvir a sua opinião! Quais dos pontos turísticos acima você gostaria de conhecer na cidade? Tem preferência por algum deles? Deixei abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

FAQ – Perguntas e respostas

O que fazer em Campina Grande em 1 dia?

Comece seu dia com uma caminhada pelo Parque Açude Velho e aproveite para ver o prédio do Museu de Arte Popular e visitar os monumentos que tem na mesma região. Mas, a visita obrigatória deve ser ao Museu Digital. No almoço aproveite para comer uma carne de sol deliciosa, em uma das sugestões de restaurantes que listamos acima. Depois do almoço, dê uma volta pela de carro pela cidade, especialmente pelo centro e aprecie a arquitetura. Pode ir parando, descendo, tirando fotos, tipo um city tour. Antes de ir embora, vale a pena uma passadinha pelo Museu do Algodão. A visita não demora muito e você vai poder ver a famosa locomotiva. Depois, pé na estrada que seu dia acabou...

Quanto custa uma viagem para Campina Grande?

Não dá para falar em valores de transporte, porque variam muito de acordo com o seu ponto de saída. Mas, fora do período junino e de alta estação, conhecer Campina Grande definitivamente não é caro. Os preços dos hotéis são bons, a comida lá não é tão cara. Eu diria que, partindo de João Pessoa em um carro alugado, para passar 4 dias, um casal vai gastar com tudo, inclusive o carro, algo entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00 se ficar em um hotel muito bom. Para uma hospedagem mais modesta, a viagem ficará entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00.

Que roupas levar para Campina Grande?

O clima na cidade é super agradável. Não é o calor escaldante e úmido das capitais nordestinas, mas também não é frio o suficiente para ficar desconfortável. É possível usar shorts e bermudas durante o dia, sem problemas. Nos pés, tênis, sempre, especialmente para quem está turistando. Mas, por via das dúvidas, leve uma blusa leve. Se você for uma pessoa que sente mais frio, prefira uma calça mais leve. Mas sempre roupas confortáveis.

Quais passeios para crianças em Campina Grande?

Todas as opções de passeios e lugares que listamos podem ser feitos com crianças, menos o Trem do Forró e os shows noturnos. Mas, se eu lembro como é ser criança tenho certeza que elas vão gostar mais da Vila São João, do Museu do Algodão (por causa da locomotiva), do Museu Digital e, é claro, do Parque que foi feito em homenagem a elas, o Parque da Criança.

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Maria disse:

Eu sou suspeita porque nasci nessa cidade e agora moro em São Paulo. Mas sinto falta por demais de Campina Grande. É uma linda cidade! Tudo de bom!

Thiago disse:

Com certeza que é.. Ainda mais com a grande festa junina que tem..
Volte sempre.. xD

Humberto Hassing disse:

Já morei em Campina Grande e adoro a cidade. Além de linda, ela tem uma população simpática e um clima gostoso. Gostaria que publicassem mais fotos dessa bela cidade.

Thiago disse:

Olá Humberto..
Que bom receber mais comentários de pessoas que conhecem a cidade..
Se você tiver alguma imagem legal para compartilhar com o blog, pode mandar que publico..
Abraço..

Francisco Velozo Andrade disse:

A festa junina em nossa cidade é conhecida como “O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO”

Thiago Cesar Busarello disse:

Verdade Francisco. Um verdadeiro reconhecimento pelo cuidado e capricho com essa festa tão tradicional do país. Abraço!

Elaine disse:

Gostaria de parabenizar todo o trade turístico, pois vem se desenvolvendo na cidade de Campina Grande ótimos eventos. Parabéns a todos os profissionais da área e todos que cooperam para esse sistema e essa rede que é o turismo de Campina.

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Elaine! Realmente, sempre por trás de grandes eventos e grandes festas há muitas pessoas que trabalham e se esforçam para que tudo dê certo. Parabéns para todos os envolvidos!

Paulo Henrique disse:

Boa noite! Pretendo viajar de carro de Recife até Cachoeira dos Índios e penso em dormir em Campina Grande. Vc me indica algum hotel e roteiro? As estradas estão boas? Obrigado.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Paulo Henrique, desculpe a demora em responder. Se ainda precisar, uma sugestão de hotel é o Hotel Garden que está bem localizado e possui uma ótima infraestrutura. Abraço!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais